2º período: arranca em grande com essenciais para a escola

Uma das principais dicas de organização escolar é fazer listas. E há uma que nunca falha: a lista com o material escolar necessário. Estes são os essenciais que não podem falar em qualquer mochila, seja qual for o ano escolar.

 

1. Agenda 2023 para que nada fique esquecido

Agenda Office 2023 Semanal - Tudo O Que De Bom Me Vai Trazer

Uma das melhores formas de organizar e gerir o tempo ao longo do ano é com uma agenda. Aqui podes anotar as tarefas diários e agendamentos futuros, estabelecer prazos (de entrega de trabalhos, por exemplo), marcar as datas dos testes, registar ideias e objetivos, e por aí em diante.

Na note!, há agendas para todos os gostos, em várias cores e formatos, dimensões e com tipos de páginas para qualquer necessidade.

 

2. Cadernos para escrever todos os teus apontamentos

Caderno Gift A5 Whitebook 96 folhas Liso Pastel

Ter um caderno para cada disciplina é um requisito obrigatório. Sabias que escrever à mão ajuda a promover a memória, mais do que apenas ouvir ou mesmo escrever num tablet ou computador? Assim, lembras-te mais facilmente do que dizem os professores e poupas tempo de estudo em casa.

Mais: um caderno bem organizado facilita (e muito) quando estiveres a rever as tuas notas. Podes optar por ter um de cada cor para cada uma das disciplinas ou mantê-los iguais e etiquetá-los para não te baralhares. Há diversas opções no note!

 

3. Cadernos de disco para apontamentos sem fim

Caderno Smart Espiral A4 Pautado

Se os cadernos das disciplinas servem para ires apontando os ensinamentos dos professores, um caderno de discos é a opção ideal para os passares as notas mais importantes a limpo ou para as resumires.

Facilmente reorganizável, podes retirar páginas, mudá-las de sítio ou substituí-las conforme as matérias vão mudando. É um caderno versátil e duradouro.

 

4. Pastas e dossiers para ter tudo organizado

Pasta de Arquivo A4 Lombada Estreita com Recarga e Autocolantes

Fichas, trabalhos, testes, textos para ler… Os papeis multiplicam-se e às tantas é difícil não perder o fio à meada. A solução? Utilizar pastas e dossiers para guardar a papelada.

Sugerimos que tenhas uma pasta para uso diário, com algumas micas para colocares os documentos que vais recebendo, que precisas de consultar ou entregar. Entretanto, em casa, na tua secretária, podes ter mais capas para ir fazendo o arquivo daquilo que já não precisas de carregar contigo.

 

5. Canetas e esferográficas para tomar nota do mais importante

Esferográfica Cristal Fine de Várias Tintas

Para poder escrever é bastante óbvio que precisas de, pelo menos, uma esferográfica. As de cor azul e preta são as mais clássicas, mas porquê ficar só por aqui?

Para além destas duas cores há outras que podes utilizar no dia a dia e diferenciar títulos, destacar partes importantes ou fazer distinção entre conteúdos. Não é apenas uma questão estética - as cores ajudam a melhorar a organização e facilitam a memória. As canetas vermelhas e verdes são as mais comuns, e devem fazer parte de qualquer estojo.

 

6. Brush pens e marcadores para criar letterings e sublinhar os tópicos importantes

Sublinhador de Tinta Fluorescente

Há quem utilize canetas de diferentes cores, mas também quem recorra aos marcadores coloridos para sublinhar e destacar as partes mais importantes nos apontamentos. A vantagem é a mesma: a utilização das cores facilita na hora de memorizar informação. Por isso, aconselhamos-te a ter marcadores de diferentes cores no estojo.

E se tens um artista dentro de ti, podes também acrescentar a esta lista umas brush pens para ousar nos letterings dos títulos.

 

7. Lápis e borrachas, para escrever e desenhar

 Lápis Grafite HB, Borracha e Afia

Para escrever, desenhar e, se necessário, corrigir algum erro, precisas da velha dupla: lápis e borracha. Ao contrário da caneta que não apaga, o lápis (ou lapiseira) é o instrumento ideal quando o que estamos a escrever ou desenhar ainda é um esboço.

Nesse sentido, juntamente com a borracha e com a afia/aguça, este é um item essencial em qualquer ciclo de ensino.

 

8. Réguas e acessórios para um traço sempre acertado

Régua, Esquadro e Transferidor 

Quer tenhas jeito quer não, as disciplinas que implicam artes manuais acompanham-te durante quase toda a vida escolar. E, portanto, a régua, o compasso, o esquadro e outros acessórios de medição e precisão vão ser-te familiares durante vários anos. Adiciona-os ao carrinho de compras para não teres falta de material!

 

9. Livros de apoio escolar para preparar os testes e exames finais

Gramática de Português - Ensino Secundário de Maria Regina Rocha

A partir de um certo nível escolar, as disciplinas e matérias para estudar aumentam e nem sempre é fácil acompanhar. Muitas vezes é necessário um apoio extra, seja em conteúdos em que sentes mais dificuldade, seja para te preparares para os testes e exames.

Dos cadernos de atividades e exercícios, aos manuais de preparação para exame, passando pelos guias de estudo ou resumos das obras de leitura obrigatória, existem livros de apoio escolar para todos os ciclos, disciplinas e objetivos.

 

10. Organizador de secretária, para simplificar o teu dia-a-dia

Organizador Secretária Combo Branco/Azul Litem

Começamos por falar em organização de tempo e terminamos com uma dica para organização de espaço! Estudar é um processo que exige concentração, foco e disciplina e uma das formas de o facilitares é mantendo um ambiente de estudo arrumado. Para isto, nada melhor do que um organizador de secretária!

Com este acessório, manténs tudo no seu devido lugar: canetas e lápis agrupados; livros, cadernos e pastas ordenados; borrachas, afias, réguas e outros objetos separados. Espreita este organizador de secretária Litem, perfeito para organizares e teres sempre à mão todos os teus materiais escolares.

 

No nosso site encontras todo o material de papelaria que precisas e à distância de um clique. Organizamo-lo por secções para que não percas tempo à procura e te possas focar no que realmente importa: arrasar no segundo período!

É certo que o sucesso não depende só desta lista de materiais, mas tê-los é essencial, até porque alguns são obrigatórios, e porque outros vão facilitar-te e muito o estudo.