Menu

Como ajudar os filhos nos TPC's

Está provado que pais que apoiam os seus filhos, no momento de fazerem o TPC, estão a contribuir para a melhoria da performance escolar destes alunos. Sabe quais são as formas mais fáceis de os poder ajudar em casa:

Como ajudar os filhos nos TPC

Através de uma análise de mais de 400 estudos de investigação independentes, concluiu-se que o envolvimento dos pais, tanto na escola como em casa, em tarefas como os TPC's, ajuda a melhorar o desempenho escolar, o envolvimento e a motivação dos filhos.

O envolvimento dos pais na educação de uma criança está relacionado com o seu desempenho diário. Assim, independentemente da idade e do status socioeconómico, esta é uma ação a ser desempenhada por todos os pais, sempre tendo em consideração que é uma tarefa que exige responsabilidade, compromisso e motivação.

Mesmo que o segmento educativo tenha mudado, ou a criança esteja a estudar uma disciplina que alguns pais nunca estudaram, é preciso ter em conta que o mais importante é sempre tentar ajudar… mesmo que tal pareça difícil no início! O poder interpretativo dos pais, bem como o seu conhecimento, acumulado ao longo dos anos, são elementos-chave que ajudarão os estudantes a se concentrarem e a compreenderem certas tarefas, de uma forma mais rápida e concreta.

Assim, como tornar o TPC dos filhos num momento mais tolerável e fácil para eles? Apoia-os com algumas estratégias a aplicar na sua rotina de estudo.

 

Ambiente de estudo ideal

Proporciona um ambiente de estudo, para a realização do TPC, num local da casa que seja sossegado, bem arejado e com boa iluminação. Atenção também para a ergonomia da cadeira e da mesa.

A secretária da criança deve ter espaço suficiente para colocar o material escolar, os livros de apoio escolar e os objetos de papelaria organizados.

 

Incentivar, incentivar

Uma atitude positiva, por parte dos pais, é meio caminho andado para o momento de estudo correr bem. Para desenvolver na criança um sentimento de poder e afirmação individual, os pais devem focar-se nos pontos fortes da criança e não nos seus pontos mais fracos.

Se durante os TPC's a criança estiver com dúvidas ou desmotivada, reforça esta avaliação positiva. Como? Relembra-lhe quais são os seus pontos mais fortes, em termos de cognição e personalidade: a criança pode ter o um “raciocínio matemático” ou uma “imaginação inata”. Depois tenta que eles encontrem a solução para as tarefas que têm em frente, com base num pensamento mais próximo do seu.

Lembra-te, para se ser um bom aluno a disciplinas como matemática, não é necessário que o estudante seja a pessoa mais objetiva e racional do mundo. Existem ferramentas, como a criatividade, que podem (e devem) fazer parte da resolução de problemas, e vice-versa!

 

Plano diário de estudo

Um dos grandes problemas das crianças, no momento do TPC, é o seu poder de organização. Assim, uma das formas que os pais podem ajudar é criar um plano diário de trabalhos de casa.

Calendariza uma hora ou duas do teu dia para o ajudar no estudo, transmite esta ideia à criança, de modo que ela se possa organizar também.

Em termos de planeamento da realização dos TPC's, segmenta cada tarefa com base nos seguintes passos:

  • Leiam e compreendam o TPC juntos
  • Divide a tarefa, com base nos seus pontos principais
  • Trabalhem com base nos prazos, criando uma linha do tempo registada num calendário de estudo
  • Coloquem o calendário num sítio visível, onde a criança possa ver todos os dias (ex: frigorífico, junto à secretária…)
  • Incentiva a criança a marcar os blocos concluídos, de forma a que possa compreender o progresso feito em cada tarefa.

 

 

A note! trata de tudo…até da rotina dos TPC's dos alunos!