Menu

Como estudar em casa: 3 técnicas de preparação para o ano escolar 2020/21

Como estudar em casa, começando a preparar o ano escolar 2020/21, em leves e animadas sessões de estudo, de modo a rever os conhecimentos do ano passado.

Como estudar em casa: 3 técnicas de preparação para o ano escolar 2020/21

  • Sugerimos 3 técnicas de estudo que podem (e devem) ser aplicadas antes do início das aulas. Excelentes para reavivar conhecimentos adquiridos o ano passado em telescola.
  • Finalize os preparativos para o regresso às aulas, adquirindo os restantes manuais necessários ou material escolar em falta com a note!
  • Ao reservar manuais escolares na note! aproveite 20% de desconto, em Cartão Continente, em todos os encapamentos. Oferta válida até 30 de setembro de 2020.
  • Aproveite 5% de desconto, em Cartão Continente, em manuais escolares sem voucher e cadernos de atividades. Oferta válida até 15 de setembro de 2020.
  • Prolongamos as entregas grátis de manuais escolares. Usufrua desta vantagem até 30 de setembro de 2020.

 

Aprender a estudar de forma eficiente, antes do ano letivo começar

# Releituras

Reler aquilo que foi aprendido o ano passado, especialmente em telescola, é importante de forma a treinar a memória e a prepará-la para interligar novos conhecimentos com os já adquiridos.

Incentive as crianças a dedicarem um dia a cada disciplina, dando prioridade às que consideram mais difíceis. Sugestão: leitura de apontamentos e trechos de textos que tenham sido sublinhados.

 

# Mapas mentais

Após a releitura de matérias aprendidas o ano passado, é altura de construir um mapa mental. Criação de resumos práticos, com o auxílio de palavras-chave, ícones, flechas, torna o entendimento mais lógico, visual e, posteriormente, mais fácil de memorizar.

 

# Autoexplicação

Depois da parte mais construtiva do pensamento, aliado à leitura e escrita, chega o momento com maior eficácia de retenção da matéria: a verbalização. Ao falarem, os estudantes vão poder começar a desenvolver uma estrutura de pensamento sua, o que facilita o entendimento daquilo que foi interpretado e melhorando as probabilidades de memorização.

Porque não um pequeno jogo entre irmãos, ou mesmo em conjunto com os pais? Depois de uma sessão de estudo de 30 minutos, é altura de prepararem uma pequena apresentação informal e divertida. Isto ajuda os pais e/ou irmãos a estarem integrados na tarefa, podendo também retirar algum tipo de dúvida que tenha ficado por esclarecer.

 

Recomendamos que estes 3 passos sejam feitos na mesma sessão de estudo, que pode durar entre 45 minutos a uma hora, e que cada sessão seja apenas dedicada a uma disciplina em específico.

 

O regresso às aulas pode ser divertido, mesmo antes de começar! A note! trata de tudo!