Mãe abraça filha

Dicas de como apoiar e motivar os estudantes para mais um regresso às aulas.

Mãe e filho sorriem

Regresso às Aulas: como prepará-los para um período escolar dentro da “nova normalidade”

O dia do regresso às aulas está quase a chegar! E com o mesmo vem a adaptação a uma nova realidade, repleta de regras que têm de se cumprir e respeitar: distanciamento social, uso de máscara facial e gel desinfetante, cuidados de higienização reforçados diariamente, grupos separados para momentos de recreio e refeições, entre muitas outras situações.

Portanto, os pais têm um papel interventivo fundamental na ambientação das suas crianças, durante o processo de transição das férias de verão para o retorno aos horários fixos, novas regras de segurança e higiene, novos professores e exigências escolares.

É importante que se estabeleçam conversas abertas sobre todos estes tópicos e se apliquem algumas medidas de preparação, de modo a que a criança se comece a ambientar a este novo período do ano.

 

Dicas para um regresso às aulas em pleno

Integre as crianças na compra dos manuais e material escolar

Uma boa forma de consciencializar os mais novos do investimento anual despendido em manuais e material escolar, bem como outros essenciais contra o COVID-19 que são agora requeridos.

Envolva-os tanto na parte divertida de “ir às compras”, como na compreensão dos custos envolvidos. Por exemplo: faça com os seus filhos a reserva online dos manuais escolares em noteonline.pt; vá com eles buscar a encomenda dos manuais em loja (numa das 75 localizadas em todo o país) e adquira todo material escolar mais cool em conjunto, na noteonline.pt.

Isto ajudará a que eles ativem o seu pensamento matemático (disciplina que tantas dores de cabeça dá a muitos estudantes), ganhem consciência das responsabilidades económicas dos pais e dos seus deveres enquanto cidadãos num espaço público (as medidas que devem tomar face ao período pandémico em que se vive). Um ótimo exercício para que se sintam integrados em importantes rotinas anuais familiares.

 

Crie momentos divertidos em torno do regresso às aulas

O regresso às aulas não deve ser visto apenas como um momento “cinzento”, sinónimo de que os momentos divertidos do verão acabaram. O regresso às aulas é muito mais do que isso! Significa novas amizades, novos conhecimentos e responsabilidades (que tão essenciais são para qualquer pessoa).

Estimule-os a começar a folhear os novos manuais escolares e ler um pouco sobre a matéria que vão dar; explique também a importância de os encapar para uma maior conservação e higienização dos mesmos (até dia 30 de setembro de 2020: aproveite 20% de desconto, em Cartão Continente, em encapamentos após reserva dos manuais escolares em noteonline.pt); entretenha-os, dando-lhes as etiquetas identificativas dos manuais e restante material escolar, que pode adquirir na note!

 

Incentive-os a organizar o espaço de estudo

Responsabilize as crianças a organizarem o espaço que lhes vai pertencer para estudarem em casa. Reserve um dia para limpeza das prateleiras, bem como posterior organização dos manuais escolares, cadernos, dossiers, pastas, canetas, lápis, aguarelas, mochila, e muito mais, na secretária. Afinal de contas, esta será a área reservada ao conhecimento, tem de estar o mais arrumada possível.  

 

Estabeleça novos horários

Comece a implementar novas horas para ir para a cama, isto ajudará as crianças na sua adaptação aos horários mais restritos durante as aulas. Comunique que partir daquele dia a sua hora de sono começará, por exemplo às 22h da noite. Criar rotinas é benéfico, pois diminui sensações de incerteza e ansiedade nos mais novos. 

 

Organize um evento de “despedida” das férias

Como nem tudo deve ser organização e disciplina, proporcione um momento especial de despedida das férias de verão. Organize um piquenique num parque (se o tempo ainda o permitir) ou um brunch em casa com a família, ou alguns amigos mais próximos, com os quais possam ter passado alguns dias de férias durante os meses anteriores. Sabe perfeitamente quais são os seus pratos favoritos, bebidas e sobremesas…por isso deixe-os deliciar de uma refeição bem ao seu jeito. Pizzas? Massas? Hambúrguer ou bitoque? Sim, é disto que falamos. Equilibre com a oferta de sumos naturais (laranja, melancia, morango…) e sobremesas mais saudáveis (fruta, gelado caseiro, panquecas de aveia com banana e canela).

 

 

A note! trata de tudo! o que necessita para mais um regresso às aulas!