Menu

PORTES GRÁTIS para compras superiores a 10€ (PT Continental)

Dicas de aprendizagem de leitura em tempos de pandemia

O período de telescola, durante o ano passado, atrasou muitas crianças no processo de aprendizagem de leitura. Sabe como podes ajudar os mais novos a ganhar hábitos de leitura mais regulares, de modo a acelerar o seu conhecimento.

Dicas de aprendizagem de leitura em tempos de pandemia

O secretário do Estado da Educação afirmou que, devido ao regime de telescola do ano passado, muitas crianças do 2º ano de escolaridade não atingiram as competências de leitura desejadas no final do seu 1º ano. Atualmente, já no 2º período do ano letivo de 2020/2021, muitos pais devem prestar atenção a este facto e arranjar formas de reforçar os hábitos de leitura dos mais novos. Tal é imprescindível, de modo a que as crianças melhorem algumas ferramentas e capacidades de interpretação que podem estar mal assimiladas.

Deixamos-te 3 simples dicas que serão uma significativa ajuda para as crianças que começaram a aprender a ler agora. Aplica-as depois das suas aulas, durante os seus tempos livres, ou sempre que seja possível.

 

  1. Antes de dormir, leiam um livro em voz alta

Cria o hábito de ler em conjunto, antes das crianças irem dormir. Pode ser um livro escolhido por elas, ou até mesmo aquele livro que está na estante há algum tempo. As sessões de leitura podem ter cerca de 15 minutos a 30 minutos. O importante é manter a consistência e regularidade destes momentos. 

 

  1. Faz perguntas de interpretação

Antes, ou durante, cada sessão de leitura, realiza perguntas sobre aquilo que está a ser lido em voz alta, por ti ou pelas crianças, de modo a garantires que estas compreendem a ação da narrativa. Tal estimula o pensamento crítico e a curiosidade dos mesmos, fazendo com que se sintam mais empenhados a ler, do princípio até ao fim, o livro em questão.

 

  1. Sessões de compras literárias

Aumenta os hábitos de leitura das crianças, e faz com que sintam que tal pode ser tão, ou mais divertido, do que estar com os olhos “colados” ao televisor ou a um gadget. Quantos mais livros possam ter acesso, mais rapidamente as capacidades de leitura serão asseguradas.

Reserva uma ida mensal em família às lojas note!, ou uma tarde de pesquisa online em noteonline.pt de novos livros de leitura. Verás que as crianças irão ficar, gradualmente, mais interessadas neste “mundo” e levarão consigo excelentes hábitos de aprendizagem que irão manter no futuro.

 

Deixamos algumas sugestões de leitura, com descontos de até 50% em produtos assinalados: