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Ensino Pré-Escolar: organização e segurança escolar 2020/21

Orientações sobre a organização e segurança no Ensino Pré-Escolar, publicadas pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

Ensino Pré-Escolar: organização e segurança escolar 2020/21

  • De 14 a 17 de setembro de 2020 inicia-se a reabertura dos estabelecimentos educacionais em Portugal, com as medidas de organização e segurança já informadas pela DGEstE.
  • Consulte aqui as orientações principais a ter em conta no Ensino Pré-Escolar, referentes à organização do espaço, dos horários, refeições e atividades pedagógicas.
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Ensino Pré-Escolar: ano letivo 2020/21

Organização do espaço

  • As escolas devem aproveitar áreas que não estão a ser utilizadas para a expansão do estabelecimento pré-escolar.
  • Crianças, docentes e não docentes devem ser organizados em salas e/ou outros espaços específicos, de modo a evitar o contacto com grupos distintos.
  • Preferência por atividades que decorram em espaços exteriores, como pátios e jardins, em regime de grupos rotativo.
  • Preferência por salas ou espaços mais arejados e amplos.
  • Organização de perímetros de circulação interna, permitindo uma adequada orientação das crianças e adultos, bem como uma higienização constante da área e dos equipamentos.
  • As crianças devem trazer calçado para usarem, exclusivamente, no Jardim de Infância. Este par de sapatos deve-se manter nas imediações do estabelecimento, sendo higienizado todos os dias ao final do dia.
  • Assegurar material individual para cada atividade pedagógica.
  • Assegurar que as crianças não levam para casa nenhum brinquedo, ou outro objeto, do estabelecimento.
  • Evitar aglomerações nas casas de banho.

 

Horários

  • A criança não deve permanecer no estabelecimento por tempo superior ao necessário.
  • Criação de horários para diferentes grupos de crianças acederem ao recreio, higienizando os equipamentos em cada utilização.

 

Refeições

  • Deslocações desfasadas pelo refeitório, evitando o cruzamento de crianças de diferentes grupos.
  • Considerar, sempre que justificado, refeições nas salas de atividades.
  • As crianças devem higienizar as mãos antes e depois das refeições, sempre acompanhados por profissionais do estabelecimento.
  • Os lugares devem estar marcados, garantindo o distanciamento social definido.
  • Limpeza e desinfeção adequadas da área entre trocas de turnos.

 

Atividades pedagógicas

  • Dar a conhecer às crianças as novas medidas de segurança e higiene, esclarecendo-lhes porque são importantes para si e para os outros.
  • Afixar cartazes com novas regras de segurança, visíveis no Jardim de Infância.
  • Preferência por atividades pedagógicas em espaços abertos (pátios e jardins, por exemplo) e em pequenos grupos.
  • Preferência por práticas como círculos de leitura, organizadas em amplos espaços com distanciamento social.
  • Usar tecnologia para a criação de atividades pedagógicas, por exemplo: projeção de visitas virtuais a museus, parques, palácios, filmes e concertos de música.
  • Cancelar qualquer festa e/ou reuniões presenciais com encarregados de educação.
  • Desinfetar todos os objetos usados pelas crianças, após cada atividade.

 

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