Menu

Faz de 2021 um bom ano: como traçares metas e objetivos pessoais

Descobre como podes tornar 2021 num ano mais positivo e produtivo. Temos dicas de organização e criação de memorandos para ti.
Material de escritório note!

Para nunca esqueceres aquilo que é verdadeiramente importante

2020, um ano repleto de desafios para o mundo, está finalmente a acabar, e com esta mudança surge a esperança de que 2021 nos traga 12 meses repletos de possibilidades, para construirmos um futuro risonho, com base nos nossos objetivos e metas pessoais.

Se tudo isto te soa lindamente, mas não sabes por onde começar… não te preocupes, damos-te algumas dicas de como deves traçar os teus planos para o próximo ano.

Escolhe onde queres apontar os teus sonhos

Para cumprires grandes objetivos é essencial que estes estejam à tua vista, de modo a que os recordes diariamente. É caso para dizer que a máxima “longe da vista, longe do coração” faz bastante sentido neste tópico.

Assim, para que não tenhas as tuas metas pessoais “longe” do teu coração, começa por definir que materiais necessitas para criares memorandos inspiradores sobre aquilo que pretendes atingir, quando e como.

Temos duas opções para ti: agendas e calendários!

  • Agendas - utiliza-as se és daqueles que prefere levar contigo (na mala ou na mochila) tudo aquilo que tens de fazer. Com as agendas mais “cool” na note!, escreve as tarefas que deves cumprir, a curto e médio prazo, em cada um dos dias marcados nas páginas. Para as maiores metas de 2021, desenha ou cola post-its na folha de rosto ou na guarda da agenda.

  • Calendários – se preferes ter o que pretendes fazer e alcançar, num memorando que possas rever facilmente a qualquer altura do dia, então os calendários são a melhor opção. Constrói um mapa de “Metas para 2021” com post-its ou desenhos à volta da data limite para cumprir algo que queiras para este novo ano. E tens várias opções: de mesa, de parede ou formato mais pequeno para andar sempre contigo

Não te esqueças de complementar a tua organização e criatividade com:

 

Aproveita para renovares todo o teu material de escritório, de modo a que tenhas acessórios novos e úteis para começares bem e mais motivado o próximo ano! Leva 3 e paga 2!

Reflete sobre 2 ou 3 grandes objetivos

Já tens os teus materiais de escritório, bem como agenda e/ou calendário. Agora, senta-te e coloca estas questões a ti próprio:

  • O que é que no final de 2021 te vai fazer sentir mais feliz e realizado?

  • O que é que no final de 2021 te vai deixar mais orgulhoso sobre ti mesmo?

Já tens as respostas? Ok, agora responde:

  • Sobre aquilo que pensaste, estás apenas a seguir a definição criada pela sociedade do que representa “sucesso” e “felicidade”, ou estás a seguir o teu verdadeiro instinto?

Se estás a seguir o teu instinto, sobre o que te deixa mais feliz e realizado, então aponta esses 2 ou 3 grandes objetivos, sobre os quais pensaste, na tua agenda e/ou calendário.

Se necessitares criar planos de ação em detalhe, sobre a tua situação financeira e aquilo que tens de poupar, adquire então um caderno inteligente com um design muito moderno e “cool”, ou outras opções de cadernos ou dossiers, onde possas escrever tudo.

Pensa nas pessoas que te ajudaram a cumprir metas no passado

Por fim, e não menos importante, depois de traçares aquilo que pretendes atingir em 2021, pensa nas pessoas que mais te apoiam. Aquelas que ao longo dos anos sempre estiveram aqui para ti.

Estas são as pessoas que deves conservar no teu coração, mas que também podem ajudar-te a alcançar objetivos pessoais, da forma mais harmoniosa e calma possível. Faz uma lista dos “irmãos para a vida” e pensa neles, ao longo do ano, como possíveis suportes emocionais e (por vezes) financeiros. Afinal, são as pessoas com as quais podes sempre desabafar e, muitas vezes, encontrar soluções para os teus obstáculos. Lembra-te, na vida nunca devemos caminhar sozinhos.

 

Define as tuas metas para 2021, e faz deste ano, um ano memorável! A note! está cá para ajudar!