Manuais escolares gratuitos: como posso beneficiar?

Todas as crianças que frequentam o ensino obrigatório podem beneficiar de manuais escolares gratuitos para o próximo ano letivo com os vales da plataforma MEGA. Vê como aceder.

Quem tem acesso aos manuais escolares gratuitos?

Em Portugal, todos os estudantes do ensino obrigatório nacional, entre o 1.º e o 12.º ano de escolaridade, de escolas públicas e privadas com contratos de associação, têm direito a receber manuais escolares gratuitos. No entanto, há regras e prazos a cumprir para poder beneficiar deste apoio. 

Como aceder aos manuais escolares gratuitos?

O processo de atribuição de manuais escolares gratuitos é muito simples e realiza-se pela plataforma MEGA. Após o registo nesta plataforma ou através da app móvel Edu Rede Escolar, emitem-se os vouchers associados ao NIF do encarregado de educação do aluno.

Cada um destes vouchers inclui um código único e corresponde a um manual. Posteriormente, para o levantamento dos manuais escolares gratuitos, só tens de apresentar os vouchers MEGA numa livraria autorizada – como uma das lojas note! perto de ti. Consulta aqui todos os nossos estabelecimentos. 

Quando são emitidos os vouchers?

A emissão dos vouchers para o levantamento dos manuais escolares gratuitos começa a 31 de julho de 2023. Estas são as datas, consoante o ano escolar:

  • A partir do 31 de julho são emitidos os vouchers MEGA para os alunos do 1.º, 2.º, 3.º, 4.º e 9.º ano.
  • A partir do 7 de agosto são emitidos os vouchers correspondentes aos alunos do 5.º, 6.º, 7.º e 8.º ano.
  • A partir do 11 de agosto são emitidos os vouchers para os alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano e outras ofertas formativas.

 

Depois dos vouchers serem emitidos, os livros ficam disponíveis na área pessoal de cada encarregado de educação, na própria plataforma MEGA. 

Que cuidados ter com os manuais escolares gratuitos?

No final do ano letivo, os manuais escolares gratuitos devem ser devolvidos à escola em bom estado para que possam ser reutilizados no ano seguinte. Por isso, é importante seguir algumas boas práticas para conservar os manuais escolares.

Encapar os manuais escolares é uma boa solução para proteger os manuais, seja com capas em plástico ou papel. É importante ter em conta que as capas devem ser facilmente amovíveis, porque terão de ser retiradas posteriormente. Por isso, não convém colar as capas.

Caso os manuais sejam devolvidos em mau estado, serás obrigado a pagar o valor total do manual ou perderás o direito de usufruir deste apoio no ano seguinte, na disciplina em questão.

Encomenda já os teus manuais escolares gratuitos na note!

Na note! podes reservar já os teus manuais escolares gratuitos em escolanote.pt, com ou sem vouchers. Depois, basta associá-los à tua encomenda facilmente.

Além disso, se reservas agora os teus manuais podes beneficiar de várias vantagens, até 31 de agosto:

  • 5% de desconto imediato em manuais e cadernos de atividades – mediante apresentação do Cartão Continente.
  • Preço especial de encapamento: 1,56€ por livro.
  • Entregas grátis das encomendas.

 

Reserva já os teus manuais e recebe tudo mais cedo. Confia o regresso às aulas aos verdadeiros especialistas.