Objetivos pessoais para 2022: como os organizar em agendas e planners

Por vezes, para cumprires os teus objetivos pessoais, apenas tens de saber como os organizar e planear no teu dia-a-dia. Descobre como o fazer:

Estudos revelam que 42% das pessoas sentem que alcançam, mais facilmente, os seus objetivos pessoais se os escreverem à mão.

Descobre como podes organizar os teus objetivos pessoais, com recurso a uma gama personalizável e moderna de papelaria, disponível em noteonline.pt ou numa loja note! perto de ti.

1. Compra um planner e restantes acessórios

Por muito que tenhas ideias concretas sobre os sonhos que queres materializar, é importante que os comeces a planear com a ajuda de alguns acessórios de organização. Assim, escolhe um conjunto de escritório que seja o teu estilo, de modo a poderes começar a escrever os teus objetivos pessoais e a traçar métodos para os alcançar, ao longo de 2022.

Começa por escolher um planner à tua medida, pastas e dossiers para documentos importantes, cadernos ou blocos para apontamentos extra. Não deixes de fora todo o material de escrita que vais necessitar para escrever e sublinhar!

Estás sem ideias? Na noteonline.pt, temos desde materiais ‘cuties’ para escrita à mão, gamas personalizáveis e cheias de ‘pinta’ da Oxford Generation, até coleções que estão a dar que falar de marcas como a Noteworthy, com bolsas, cadernos, canetas, washi tapes, molas, e muito mais.

 

2. Limpa a tua mente

Ano novo, objetivos pessoais novos. Para começares do zero tens de, literalmente, “limpar a mente”. Para de pensar em problemas passados, em limitações que a ti a próprio te impuseste, ou em sonhos que não conseguiste cumprir.

Recomeça, sai à rua, dá uma volta na natureza, sente-te inspirado pela tua própria força e motivação internas (elas estão lá). Ao pensares positivo irás atrair coisas, consequentemente, boas. Em cada dia existe uma nova oportunidade, e a tua começa hoje.

 

3. Cria um perfil pessoal

Antes de começares a trabalhar nos teus objetivos pessoais é importante que, nas primeiras páginas do teu notebook, caderno ou planner, respondas a 5 questões essenciais sobre a tua existência. Testa-te e ganha (um novo) conhecimento sobre ti próprio.

Escreve as seguintes perguntas e responde-as de seguida:

  • Quem é a pessoa mais importante para mim?
  • Quais são as coisas que mais adoro fazer?
  • Em que coisas gostaria de despender mais tempo do meu dia-a-dia?
  • O que gostaria de começar a fazer?
  • Que coisas tenho de fazer?

 

4. Cria o teu ‘livro de objetivos pessoais’

Agora que já refletiste sobre ti próprio, é altura de priorizar os teus objetivos pessoais e traças metas realísticas de como os alcançar.

Começa por criar no teu planner uma secção intitulada de “Livros dos Objetivos Pessoais”. Cria um título com letterings diferentes, de forma a distinguires esta área das restantes (é aqui que tudo começa! É para esta página que deves olhar todos os dias, se precisares de motivação extra para o trabalho diário a que te propões fazer).

Nesta lista, se possível, menciona objetivos pessoais que tenham a ver com a tua mente, mas também com o teu corpo (e.g. começar a meditar; aprender um desporto novo; caminhar mais).

 

5. Refina as tuas metas

Depois de teres feito a tua ‘bucket list’ de objetivos pessoais agora tens de passar ao planeamento diário das mesmas.

Tem em conta que os objetivos podem (e devem) ser alcançados de diferentes formas. Por vezes trabalha-se todos os dias para o alcançar um dia, ou simplesmente, manifestamos pequenas mudanças diárias que nos tornam pessoas mais próximas daquilo que ambicionamos.

Como refinar assim os teus objetivos pessoais?

  • Define um grande desejo que queres alcançar de 3 em 3 meses (ou de mês a mês, depende);
  • Começa a semana com um objetivo claro;
  • Organiza os dias da semana com tarefas exatas para os conseguires;
  • Define o teu nível de motivação diária (0 a 100%) e escreve o que vais fazer para o melhorar, se estiver abaixo de 60%;
  • Mantém um registo de datas e períodos horários;
  • Partilha com amigos (manifestar as nossas intenções ajuda-nos a manter uma motivação contínua);
  • Pede a alguém para se manter a par das tuas conquistas (um membro da família, o/a parceiro/a, o melhor amigo…) e para te chamar a atenção se não os estiveres a cumprir.

 

Começa a organizar 2022! Escolhe a tua agenda e planner em noteonline.pt