Menu

Os benefícios ecológicos do homeoffice

O homeoffice traz vários benefícios para a vida pessoal do trabalhador. Contudo, muitos profissionais independentes e empresas não pensam também nas vantagens ecológicas associadas. Sabe quais são:

Os benefícios ecológicos do homeoffice

Se antes o homeoffice era uma apenas opção para certas organizações, desde o início da pandemia que o teletrabalho se tornou mais numa forma viável de muitas empresas continuarem a produzir, respondendo às necessidades do mercado.

Segundo um estudo da Workforce Survey 2020, cerca de 38% admite querer vir a trabalhar remotamente no futuro, de forma mais frequente do que costumava a fazer antes da pandemia. 19% ainda admite que deseja fazê-lo em full-time, após o panorama de saúde mundial melhorar. Se o trabalhador criar uma rotina de trabalho em casa, tal como faz no escritório, e garantir que a comunicação com os seus colegas e superiores é feita com qualidade e de forma constante, esta modalidade profissional pode ser muito benéfica.

Homeoffice pode significar mais tempo para a família, menos distrações e redução do stress, geralmente associado ao tempo despendido no trânsito ou em transportes públicos.

A precisares de renovar os teus acessórios de escritório? Espreita a nossa gama.

 

E quais são os benefícios ecológicos associados ao teletrabalho?

O homeoffice pode ser, de facto, um green job. A longo prazo, o impacto a nível ambiental dos trabalhos virtuais pode ser bastante significativo.

  1. Redução no consumo de energia

Num estudo liderado pela Energy Efficiency in SMEs, aponta-se que pequenas a médias empresas, se optassem por ações a favor da eficiência energética, poupariam 26% nos seus gastos anuais. Como? O teletrabalho seria uma boa opção, visto que os equipamentos de empresas apresentam uma taxa de consumo superior aos equipamentos utilizados em homeoffice.

  1. Menor emissão de gases de efeito estufa

A EPA (United States Environmental Protection Agency) afirma que desde 1990 que as emissões de gases de efeito de estufa aumentaram cerca de 3.7%. Sendo que em 2018, foi reportado que 28.2% dessas emissões provém do setor de transportes.

Se os trabalhadores tivessem em casa, pelo menos metade do tempo, tal ajudaria a diminuir o número diário de carros nas estradas. Imaginemos que 3.9 milhões de pessoas trabalhassem em casa, tal equivaleria à remoção de 600.000 carros na estrada durante um ano inteiro.

  1. Menos papel e mais armazenamento digital

Os trabalhadores em homeoffice utilizam menos papel, privilegiando opções de armazenamento de informação em formato digital, como PDF’s ou drives partilhadas. Se a maioria das empresas adotasse por um regime de teletrabalho integral, ou a tempo parcial, faria com que estas entidades começassem a adotar um estilo organização e comunicação 100% tecnológico, evitando desperdício de papel de forma diária.

Estás em homeoffice? Aproveita as nossas dicas de organização e decoração do teu escritório.

 

A note! trata de tudo!