Menu

Apoio Escolar e Gramáticas, os essenciais de estudo

Na altura do arranque escolar é importante compreender porque estes complementos de estudo são importantes para a aprendizagem dos alunos. Temos 2 simples explicações para si:

Apoio Escolar e Gramáticas, os essenciais de estudo

Porquê comprar livros de apoio escolar e gramáticas quando os alunos já adquiriram os manuais para cada disciplina, indicados pelo seu estabelecimento de ensino? Se o português já é a sua língua materna, porque necessitam de ainda estudar a gramática?

Apresentamos simples, mas plausíveis razões, que o vão fazer compreender a verdadeira importância de adquirir estes livros como complementos para um estudo mais completo e reforçado.

Na noteonline.pt e numa loja note! perto de si existem livros de Apoio Escolar para todos os ciclos (1º Ciclo; 2º Ciclo; 3º Ciclo e Secundário), Dicionários e Gramáticas, ou mesmo livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura (PNL).

Compreenda agora porque o Apoio Escolar e as Gramáticas são verdadeiros essenciais de estudo para o arranque deste ano letivo 2021/2022.

  1. Apoio Escolar? Aprofunde os conteúdos

A importância do apoio escolar existente, categorizado para cada ciclo e ano escolar, reside no facto de ser uma oferta de complemento de estudo que ajuda a aprofundar a matéria dada em sala de aula, muitas vezes de forma rápida e algo superficial.

O apoio escolar vem dar uma maior autonomia ao aluno para conseguir desenvolver um mapa de estudo necessário para cada disciplina que terá, ao longo dos três períodos letivos.

Portanto, estes complementos ajudam os estudantes que já aprenderam a matéria nas aulas, mas que não se sentem totalmente confiantes para conseguir estruturar os seus apontamentos. Para além disto, o apoio escolar também a definir quais são os tópicos mais relevantes para o estudo, ou seja, quais os capítulos e definições a que os estudantes devem dedicar mais tempo.

Assim, estes livros constituem estratégias didáticas que facilitam na construção de esquema de estudos, listas, resumos e mapas mentais.

Descubra toda a coleção de Apoio Escolar 2021/2022: aqui.

 

  1. Gramáticas? Conhecimento consciente

De forma progressiva e natural deseja-se sempre que qualquer criança passe a dominar mecanismos linguísticos complexos ao nível da oralidade e, mais tarde, passe a adquirir as competências de leitura e escrita pretendidos.

Contudo, entender a “base” de uma linguagem, compreendendo aquilo que se ouve e lê de uma forma clarividente, é outra coisa. E é aqui que o papel da gramática entra: oferecer um conhecimento consciente da língua utilizada diariamente.

A gramática pode ser estudada de modo normativo e descritivo, ou seja, são apresentadas regras estipuladas na linguagem, com uma explicação adjacente do seu uso e a contemplação de possíveis variações e exceções que podem ser usadas.

Recorrer a gramáticas durante o estudo apresenta-se como fundamental para qualquer aluno. O objetivo não é só respeitar princípios, mas poder compreendê-los, questioná-los e aprimorá-los numa conversação, em métodos de escrita e competências ao nível da leitura.

Descubra toda a coleção de Gramáticas e Dicionários 2021/2022: aqui.

 

 

A note! trata e tem tudo neste Regresso às Aulas 2021/2022!