livros que inspiraram oscares

O mês que assinala a cerimónia de premiação mais importante do cinema, os Óscares, pode não ser apenas para ver todos os filmes nomeados em maratona durante o fim-de-semana. Porque não ler livros que inspiraram grandes filmes, tenham estes ganhos a famosa estatueta, ou ficado pelo caminho. Temos sugestões fascinantes de livres que inspiraram Óscares. Escolhe aquele que queres ler:   

“1984” de George Orwell

Era uma vez a opressão e a resistência...Londres, 1984. O Grande Irmão controla a Oceânia, a Polícia do Pensamento controla as ideias, a nova fala controla a liberdade. É neste mundo opressivo que Winston Smith, um mero peão ao serviço do Partido, inicia um diário, numa tentativa de individualidade Este ato de rebelião vai mudar a sua vida, levando-o, por fim, até à misteriosa Sala 101.Clássicos

Hoje é uma coleção inspirada por toda a luz antiga e moderna: nela cabem as maiores obras da literatura de todos os tempos, ilustradas por grandes nomes da arte contemporânea.

Descobre este livre com 10% de desconto aqui.

 

“Os Jogos da Fome – Livro I”, de Suzanne Collins

Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte, Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Uma anterior revolta fracassada dos Distritos contra Capitol resultou num acordo de rendição em que todos os Distritos se comprometeram a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos de Fome - um espetáculo sangrento de combates mortais.

No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, o que a obrigará a escolher entre a sobrevivência e a solidariedade.

Conseguirá Katniss, face às circunstâncias, conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica. A versão cinematográfica, com realização de Gary Ross, conta com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth e Lenny Kravitz nos principais papéis.

Compra este livro e poupa 30%.

 

“A Casa dos Espíritos” de Isabel Allende

Nesta sua surpreendente obra de estreia, Isabel Allende constrói um universo repleto de espíritos, de personagens multifacetadas e humanas, entre elas Esteban Trueba, o patriarca, que vive obcecado pela terra e pela paixão absoluta pela esposa, que ele sente sempre para lá do seu alcance.

Clara é a matriarca esquiva e misteriosa, dotada de poderes sobrenaturais, que prediz as tragédias da família e estabelece o destino da casa e dos Trueba. Blanca, a sua filha suave e rebelde, nutre um amor pelo filho do capataz do seu pai, o que provoca o desprezo de Esteban, mesmo quando deste amor nasce a neta que ele adora: Alba, uma beleza luminosa e uma mulher ardente e voluntariosa.

As paixões da família Trueba, as suas lutas e segredos desenvolvem-se ao longo de três gerações e de um século de violentas mudanças. Num contexto de revolução e contrarrevolução, a autora dá vida a uma família unida por laços de amor e ódio mais complexos e duradouros que as lealdades políticas que a poderiam separar.

Adquire esta grande obra, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura.

 

“Ensaio Sobre a Cegueira” de José Saramago

Um homem fica cego, inexplicavelmente, quando se encontra no seu carro no meio do trânsito. A cegueira alastra como «um rastilho de pólvora». Uma cegueira coletiva. Romance contundente. Saramago a ver mais longe. Personagens sem nome. Um mundo com as contradições da espécie humana. Não se situa em nenhum tempo específico.

É um tempo que pode ser ontem, hoje ou amanhã. As ideias a virem ao de cima, sempre na escrita de Saramago. A alegoria. O poder da palavra a abrir os olhos, face ao risco de uma situação terminal generalizada.

Descobre este grande livro, aqui.

 

“Era uma Vez em Hollywood” de Quentin Tarantino

Rick Dalton, ator de Hollywood, não está na melhor fase da sua carreira. Após vários anos em que protagonizou grandes êxitos cinematográficos, surgiu uma nova estrela: Steve McQueen. Agora, Dalton recebe apenas papéis em séries de televisão e produções europeias.

Sempre a seu lado, Cliff Booth, o seu duplo e fiel assistente. Juntos, protagonizam uma história em que descobrimos a Hollywood de finais dos anos 60 e em que aparecerão personagens tão díspares como Charles Manson, Roman Polansky ou Sharon Tate.

Reconhecido em todo o mundo como um realizador de culto, Quentin Tarantino marca a sua estreia na literatura de forma igualmente brilhante, com uma reinvenção magistral do filme que recebeu 10 nomeações para os Óscares.

Compra este livro e poupa 10%.

 

“O Poder do Cão” de Thomas Savage

A obra-prima de Thomas Savage, uma das mais notáveis e poderosas vozes da literatura americana do século XX. Phil e George Burbank vivem num rancho isolado no Oeste americano. Entregam-se de corpo e alma à propriedade vasta e exigente, ainda que o façam de formas diferentes. Pois enquanto o esguio e eloquente Phil se destaca pela inteligência, o corpulento e tímido George fá-lo pela tenacidade. Phil é um exímio jogador de xadrez, um leitor voraz, um contador de histórias; George dedica-se exclusivamente ao campo e aos animais. Phil despreza qualquer tipo de fraqueza, George é amável e meigo. Os irmãos partilham o mesmo quarto desde crianças. É assim há quarenta anos.

É, pois, com enorme surpresa que Phil recebe a notícia de que o irmão se casou com a jovem viúva Rose Gordon, e planeia acolhê-la no rancho, juntamente com o filho. Rose e Peter personificam tudo aquilo que Phil abomina. Perturbado o equilíbrio entre os irmãos, Phil vai levar a cabo uma campanha para atormentar e destruir a cunhada. Mas os seus planos não preveem a existência de um adversário feroz.

Escrito originalmente em 1967 e votado ao esquecimento durante décadas, “O Poder do Cão” tem ultimamente merecido o interesse entusiástico de novas gerações de leitores. Obra-prima da literatura americana, foi adaptado ao cinema num filme realizado por Jane Campion (galardoada com um Óscar por O Piano) e protagonizado por Benedict Cumberbatch e Kirsten Dunst.

Descobre este livro e adquiro-o a 10% de desconto.

 

“Nomadland - Sobreviver na América no Século XXI” de Jessica Bruder

Numa América que parece distópica, mas é real e atual, a jornalista Jessica Bruder, na melhor tradição de um jornalismo imersivo, viveu três anos e vinte e cinco mil quilómetros em acampamentos nómadas, acompanhando empregados low-cost que, sem outra forma de subsistência, desistiram das casas tradicionais para habitar rulotes e furgonetas que transportam, de costa a costa e do México à fronteira com o Canadá, na obsessiva busca de um pagamento quase mendigado.

Bruder, num estilo que oscila subtilmente entre o rigor jornalístico e a emoção literária, contorce de forma dolorosa os tradicionais conceitos de comunidade e família e eterniza uma viagem pela alma dos Estados Unidos do século XXI.

São as histórias comoventes, e destemidas, de antigos professores, gerentes, empregados de mesa e de quem mais possa imaginar-se, todos à procura de um sonho americano que tiveram e perderam sem perceber onde nem como. Nomadland foi a inspiração para o filme de Chloe Zhao que venceu os Óscares de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz (Frances McDormand).

Compra este livro aqui!

 

Comemora a grande noite dos Óscares com os teus amigos cinéfilos. Prepara um grande balde de pipocas e decora as estantes de casa com estas grandes obras literárias que inspiraram o cinema.