melhores livros infanto-juvenis para incentivar a leitura

Ler um bom livro é entrar num mundo de histórias, embarcar em novas aventuras surpreendentes e fazer amigos para a vida entre personagens interessantes. E quanto mais cedo se adquirir este “vício” tão saudável e recomendado, melhor. Para além de transportar o leitor para outras realidades, estimula a imaginação, a concentração, e ajuda a despertar (e gerir) novas emoções. Por isso, apresentamos alguns dos melhores livros infanto-juvenis.

 

1. Carta aos Líderes do Mundo, Maria Inês Almeida e Flávia Lins e Silva

Carta aos Líderes do Mundo de Maria Inês Almeida e Flávia Lins e Silva

O nosso planeta está “nos cuidados intensivos” e posto isto é preciso fazer alguma coisa para o salvar! É isso que Sofia, com apenas 12 anos, tem em mente quando decide, em nome de todas as crianças, escrever uma carta aos líderes do mundo. Nessa carta, Sofia dirige-se às grades figuras mundiais, de forma poética, sonhadora e bem-humorada, para apelar a que cuidem da “nossa casa”.

Este livro resulta de um trabalho conjunto entre as autoras Maria Inês Almeida e Flávia Lins e Silva. Alerta de forma divertida para o problema da degradação ambiental. Assim, este livro não só incentiva a leitura como sensibiliza os jovens para esta temática fundamental.

 

2. Contos com Emoções, Porto Editora

Contos com Emoções

Como lidar com as emoções? Esta não é uma questão fácil nem mesmo para a maioria dos adultos. Do amor à raiva, passando pela curiosidade, pela admiração, pelos ciúmes, medo ou admiração. A moral de Contos com Emoções não podia ser mais simples: não existem emoções boas nem más! Existem sim formas diferentes de lidar e de as abraçar. São parte de nós e precisamos de saber o que fazer quando surgem de forma a não sermos controlados por elas.

Este livro infantil consiste num conjunto de histórias simples com personagens que se debatem com uma emoção em particular. Ao longo das páginas, vão sendo transmitidas dicas para promover a inteligência emocional dos mais novos.  Além disso, inclui ainda recomendações para professores e pais.

 

3. O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry

O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry

Um verdadeiro clássico! Escrito e ilustrado em 1943, O Principezinho é um livro que faz parte da coleção de obras mais marcantes da literatura mundial, com milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. De forma muito simples, conta a história de um aviador perdido no deserto do Saara que encontra inesperadamente um menino a quem relata o que foi aprendendo ao longo das suas viagens a diferentes planetas.

Um livro que encerra muitas lições para a vida, como a noção de que “o essencial é invisível aos olhos” ou de que “a verdade só se vê bem com o coração”. Por isso, apesar de simples, não é só um livro infantil, mas sim para ser lido e relido várias vezes.

 

4. O Estranhão, Álvaro Magalhães

O Estranhão - o Bom, o Mau e o Nem por Isso de Álvaro Magalhães - Livro 16

O Estranhão é uma coleção que já conta com vários livros publicados, que relatam as peripécias de um rapaz com um Q.I acima da média para a sua idade. Estes livros infanto-juvenis exploram a estranha vida do Fred e as suas relações com família, amigos e amores. O seu maior desafio é tentar ter uma vida normal!

A imaginação e humor do autor dão vida a esta personagem tão original e às várias outras que se cruzam no seu caminho. Uma coleção para explorar com calma e aproveitar cada página.

 

5. O Bando das Cavernas, Nuno Caravela Contos

O Bando das Cavernas Nº 37 de Nuno Caravela - No Topo do Mundo!

O Bando das Cavernas é composto exatamente por 6 amigos: o Kromeleque, o Menir, o Sabre, o Tocha e o Tzick. São todos diferentes, com personalidades, defeitos e qualidades distintos, mas com a lealdade e amizade em comum. Personagens que transportam o leitor para um mundo de aventuras onde não há limites para imaginação.

Há muitos livros nesta coleção à espera de serem descobertos! Uma da melhor série de livros infanto-juvenis dos últimos anos, são ideais iniciar a leitura de forma divertida.  É só juntar-se ao bando!

 

6. O Diário de um Banana de Jeff Kinney

O Diário de um Banana - Frauda Xeia de Jeff Kinney - Livro 17

Uma das coleções de livros infanto-juvenis mais vendida no nosso país, O Diário de Um Banana segue os dias de Greg também conhecido como “o banana”. Relata o seu dia-a-dia, a sua relação com o melhor amigo Rowley, a busca pela popularidade na escola, o gosto por videojogos e BD, e outras aventuras que vai vivendo.

Desde 2007 na lista de bestsellers do New York Times, é uma coleção original e divertida, em que cada obra é lida de uma assentada. Dá-lhe uma oportunidade e quem sabe não devoras rapidamente a coleção inteira.

 

7. O Mundo da Inês, Sara de Almeida Leite

O Mundo da Inês - A Entrada no Colégio de Sara de Almeida Leite

A Inês é uma adolescente e os desafios, nesta fase, parecem inevitáveis. Entre variações de humor, mudanças hormonais e uma mudança para um colégio interno de raparigas, há pano para mangas para muitos livros.

Mas comecemos pelo primeiro! O Mundo da Inês - A Entrada no Colégio é o primeiro da coleção. Tudo começa com o processo de adaptação ao novo colégio, novas amizades e também a algumas colegas de turma que lhe dificultam a vida. Cabe à Inês lidar com todos estes desafios e desfrutar do melhor que a adolescência tem para dar.

 

8. A Viúva e o Papagaio, Virginia Woolf

A Viúva e o Papagaio de Virginia Woolf

A Viúva e o Papagaio é um livro inteligente e divertido que esconde muitas lições! A Sra. Cage é uma viúva que a certa altura descobre que herdou nada menos do que…um papagaio. Este animal falante parece só saber dizer uma frase (“Não está ninguém em casa”) - e esconde muitos segredos.

Este livro faz parte do Plano Nacional de Leitura e é obrigatório no 5º ano. A autora Virginia Woolf é uma das escritoras mais reconhecidas em Inglaterra e terá escrito este conto especialmente para os seus sobrinhos. Imperdível.

 

9. A Ilha do Tesouro, Robert Louis Stevenson

A Ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson

Quase um sinónimo de infância, A Ilha do Tesouro conta a história de uma senhora que trabalha num farol e que um certo dia encontra, dentro de um baú que deu à costa, um livro intrigante. As letras douradas já estão esbatidas e as páginas degradadas e cheias de bolor, mas as ilustrações ainda se mantêm quase intactas. De repente, as imagens dos heróis, ganham vida e saltam papel fora para contar à faroleira as suas histórias.

Segue-se uma aventura épica em busca de um tesouro perdido, à qual é impossível resistir. Mais um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, desta vez para o 7º ano de escolaridade.

 

10. Quinta dos Animais, George Orwell

Quinta dos Animais de George Orwell

E por fim, a Quinta dos Animais, uma obra essencial em qualquer idade. A simplicidade torna este livro fácil de ler inclusive pelos mais novos, mas a mensagem a reter é tão complexa quanto atual. Neste livro de George Orwell, também conhecido como O Triunfo dos Porcos, dois animais da espécie, Snowball e Napoleon, iniciam uma revolta contra o regime em vigor na quinta.

Contudo nem tudo corre como esperado! Com muitas peripécias à mistura, o que começou como uma luta pela liberdade e justiça vai-se transformando para criar algo totalmente inesperado. Uma leitura obrigatória!

 

Ler dá-nos mundo. Permite-nos sair da nossa realidade sem sair de casa. É divertido e é saudável. Fomenta a imaginação, a criatividade, melhora a escrita e a aprendizagem. E por vezes, tudo o que é preciso é “aquele” livro que mostra como ler pode ser uma experiência incomparável. Esta lista de 10 livros infanto-juvenis é um guia indispensável e qualquer um é uma excelente opção. Se procuras outros livros ou obras de um autor específico, visita a nossa secção.

Boa leitura!