O Plano Nacional de Leitura é uma excelente forma de facilitar e aumentar os hábitos de leitura dos jovens estudantes em Portugal. Destacamos algumas sugestões literárias, descobre quais são.
O tempo livre dos jovens estudantes, depois das aulas e durante os fins de semana, passou, novamente, a ser vivido em casa com a família. Assim, durante estas próximas semanas, porque não criar uma lista de leitura que estes podem usar para ocupar o seu tempo livre, enquanto aprendem e cimentam conhecimentos referentes ao programa de ensino escolar?
O Plano Nacional de Leitura 2027 possui um quadro estratégico bastante relevante para o Ensino Nacional. Quais são as ações pretendidas?
- Facilitar o acesso à leitura e ao conhecimento;
- Aumentar os hábitos e os índices de leitura da população;
- Melhorar as competências e os níveis de literacia dos portugueses;
- Promover o prazer e o gosto pela leitura;
- Desenvolver a formação leitora;
- Consciencializar a sociedade do valor e da importância da leitura;
- Estimular uma cultura e um ambiente económico-social favoráveis à multiplicação das práticas e dos contextos sociais de leitura;
- Potenciar a presença e a projeção mediática da leitura nos meios escritos, impressos e digitais, em presença e na Internet;
- Associar a leitura às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais, de acordo com uma nova ecologia que se faz de múltiplas literacias;
- Usar a leitura para combater a desinformação, o preconceito e a ignorância.
Dicas de leitura note! baseadas no Plano Nacional de Leitura
Aproveita os descontos associados (até 30%)
“História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar”, de Luis Sepúlveda – um livro clássico, com uma mensagem de esperança de altíssimo valor literário e poético, sobre Zorbas, um gato grande, preto e gordo. Um tipo de leitura recomendada no 7º ano de escolaridade.
“O Cavaleiro da Dinamarca”, de Sophia de Mello Breyner Andresen – a história de um cavaleiro que regressa de uma longa peregrinação à Palestina, com apenas um desejo na mente: voltar a casa a tempo de celebrar o Natal com a sua família. Excelente sugestão para o 7º ano de escolaridade.
“A Fada Oriana”, de Sophia de Mello Breyner Andresen – um conto infantil tradicional sobre a solidariedade, o sentido da responsabilidade, o egoísmo e a vaidade. Uma leitura orientada para o 5º ano de escolaridade.
“O Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos - a história comovente de Zezé, um menino de seis anos nascido no seio de uma família muito pobre. Considerado um dos mais importantes livros juvenis em língua portuguesa, recomendado para o 3º ciclo.
“Os Maias”, de Eça de Queirós - uma obra-prima da literatura portuguesa, que se tornou um clássico consagrado a nível mundial.
“O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de José Saramago – leitura recomendada para o 12º ano de escolaridade. Um livro que fala de um tempo múltiplo, labiríntico e sobre histórias das sociedades humanas.
“Ismael e Chopin”, de Miguel Sousa Tavares – a história de Ismael, um coelho bravo que vive no bosque. Uma leitura recomendada no Ensino Básico e Ensino Secundário.
“Leandro, Rei da Helíria”, de Alice Vieira - uma peça de teatro para crianças e jovens, com um enredo em muitos aspetos semelhante ao de "Rei Lear", de Shakespeare.
“O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry – um dos livros mais traduzidos e lidos em todo o mundo que nos ensina que “só se vê bem com o coração” e que “o essencial é invisível aos olhos”.
“A Viúva e o Papagaio”, de Virginia Woolf – um conto divertido e inteligente que acompanha as aventuras da velha viúva, Sra. Gage, e de um papagaio invulgar. Um livro recomendado para o 5º ano de escolaridade.
“Aquela Nuvem e Outras”, de Eugénio de Andrade – palavras, sons e ensinamentos que encantam os mais novos, bem como os graúdos, em versos intemporais. Uma leitura especial para o Ensino Básico e Secundário.
Boas leituras com a note!