provas de aferiçao

No calendário escolar para o ano letivo 2023-2024 já estão previstas as datas das provas de aferição, para o 2.º, 5.º e 8.º anos, e as provas de final de ciclo para alunos do 9.º ano de escolaridade.

As provas de aferição realizam-se a meio de cada ciclo do ensino básico e têm como objetivo analisar os conhecimentos obtidos adquiridos pelos alunos. Ao contrário das provas de final de ciclo e dos exames nacionais, as provas de aferição não têm impacto nas classificações dos alunos.

Apesar das provas de aferição não terem influência na nota final, cada prova origina um relatório individual do aluno, fornecendo informações às escolas, professores e famílias, sobre o desempenho, o nível de aprendizagem e as principais dificuldades de cada estudante. Isto permite ter uma intervenção pedagógica atempada e introduzir melhorias. Conhece todas as datas das provas de aferição e de final de ciclo no ano letivo 2023-2024.

Provas de aferição do 2.º ano

Os alunos do 2.º ano devem realizar as provas de aferição de Educação Artística, Educação Física, Português e Estudo do Meio e Matemática e Estudo do Meio.

Disciplina

Data

Educação Artística (27)

Entre 2 e 13 de maio

Educação Física (28)

Entre 2 e 13 de maio

Português e Estudo do Meio (25)

11 de junho

Matemática e Estudo do Meio (26)

18 de junho

 

Provas de aferição do 5.º ano

As provas de aferição do 5.º ano incluem as disciplinas de Educação Musical e Matemática e Ciências Naturais.

Disciplina

Data

Educação Musical (54)

Entre 16 e 27 de maio

Matemática e Ciências Naturais (58)

3 de junho

 

Provas de aferição do 8.º ano

Já os alunos de 8.º ano deverão realizar as provas de aferição de Português e de Inglês.

Disciplina

Data

Português (85)

3 de junho

Português Língua Segunda (82)

3 de junho

Inglês (81)

6 de junho

 

Provas de final de ciclo do 9.º ano

Ao contrário das provas de aferição, as provas de final de ciclo do 9.º ano têm impacto na classificação final das disciplinas avaliadas: contam 30% da nota final. Servem para avaliar os conhecimentos e competências obtidos pelos alunos na conclusão do ensino básico e estão divididas em duas fases.

Disciplina

1.ª fase

2.ª fase

Matemática (92)

12 de junho

17 de julho

Português Língua Não Materna (93) (94)

14 de junho

19 de julho

Português (91)

17 de junho

19 de julho

Português Língua Segunda (95)

17 de junho

19 de julho

 

A afixação das pautas e dos resultados da reapreciação estão definidos, para a 1.ª fase, para os dias 8 e 31 de julho, respetivamente. Já a afixação das pautas e os resultados da reapreciação para a 2.ª fase é nos dias 2 e 26 de agosto, respetivamente.

O período de aplicação da componente de produção e interação orais de PLNM decorrerá entre 14 de junho a 3 de julho na 1.ª fase, e de 18 a 29 de julho na 2.ª fase.

 

Prepara-te para as provas e exames do ano letivo com a note! Complementa as tuas sessões de estudo com o melhor apoio escolar e encontra todo o material escolar que precisas.