Menu

Truques de preparação para testes e exames

O novo ano letivo já começou. Dicas de como se preparar para testes de consolidação de aprendizagens e exames, ao longo dos próximos meses.

Rapariga a estudar para teste da escola

O regresso às aulas em noteonline.pt, ou numa das 75 lojas note! Manuais e restante material escolar mais cool é na note!

 

O novo ano letivo trouxe consigo o regresso às aulas em regime presencial nos estabelecimentos de ensino em Portugal, bem como novas responsabilidades e conhecimentos. Sim, num piscar de olhos os testes e exames voltam de novo a ser uma constante no dia-a-dia dos estudantes. Fornecemos algumas dicas que podem ajudar os jovens a estudar melhor, consolidando a matéria de forma mais eficaz.

 

Truques de preparação para testes e exames

  • Planificar as horas de estudo, fazendo uma listagem da matéria que é necessária aprender, quantas horas diárias/semanais são precisas e até quando a matéria tem de estar consolidada.
  • Quando o estudo começar: realizar pausas de 2 em 2 horas, eliminar distrações (ex. telemóveis e, consequentemente, redes sociais), criar uma playlist com música calma para melhorar o foco e fazer desporto diariamente para reduzir a ansiedade.
  • Fazer exercícios e/ou exames dos anos anteriores, de modo a ligar matéria recente com conhecimento anteriormente aprendido.
  • Ter pensamentos positivos e encorajadores. É importante que o estudante acredite em si mesmo. Se for necessário, todos os dias ao acordar olhar para o espelho e dizer em voz alta: “Eu consigo”, “Vai correr tudo bem, porque eu vou estudar”.
  • Não fazer diretas para estudar (especialmente na véspera da prova), o cérebro necessita de repouso de forma a conseguir assimilar a informação apreendida durante o dia de estudo.

 

Note! Um regresso às aulas cheio de motivação e foco!