4 razões para brincar em família

No Dia Mundial do Brincar apresentamos-te 4 razões para brincares, de forma recorrente, com os mais novos. Descobre quais são:

O Dia Mundial do Brincar, também conhecido como “World Play Day”, é celebrado dia 28 de maio em mais de 40 países, e Portugal é um dos que comemora. Este dia relembra, segundo o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, que o ato de brincar constitui um direito para pessoas de todas as idades.

Brincar é um momento de exploração, diversão, convívio e criatividade, que deve ser experienciado por todos, tanto durante a infância, como ao longo da vida adulta. Assim, no Dia Mundial do Brincar reforçamos a importância de as horas de brincadeira serem vividas como um espaço de conexão entre os pais, ou outro adulto, e a criança.

Descobre 4 benefícios associados a esta prática educativa:

 

  1. Oxitocina: a hormona dos pais

Está comprovado que os adultos, especialmente os pais das crianças, beneficiam em termos físicos e mentais com a sua pré-disponibilidade para brincar. Sabe-se que a hormona oxitocina, associada à ligação entre pais-bebé, é produzida pelo hipotálamo, sempre que o pai e a mãe estão a brincar com os seus filhos.

Assim, brincar com pode servir para descomprimir e produzir sensações de bem-estar nos adultos.

 

  1. Habilidades sociais e de autocontrolo

Os momentos de brincadeira entre adultos e crianças ajudam os mais novos a desenvolver as suas capacidades sociais e de autocontrolo individual. E como isso é possível? Lembra-te que uma criança “absorve” tudo o que tem à sua volta com uma facilidade tremenda.

Assim, por método de imitação, a criança começa a aprender o que é certo e o que é errado, bem como e a distinguir certos comportamentos que se deve ter ambiente social, como por exemplo respeitar e distinguir o espaço do outro.

Outras capacidades que são desenvolvidas pela criança, durante momentos de brincadeira com os adultos:

  • Criatividade
  • Memória de trabalho
  • Regulação emocional
  • Flexibilidade cognitiva
  • Habilidades motoras
  • Habilidades de liderança de grupo de pares

 

  1. Relação mais saudável

Ao ceder parte do seu tempo livre, para brincar com a criança, o adulto está a promover uma relação entre ambos mais saudável, forte e emocional. Incorporar humor e brincadeiras em interações diárias ajuda os mais novos a, mais facilmente, se conectarem e se sentirem compreendidos.

Brincadeiras e risos desempenham um papel fundamental na construção de relacionamentos fortes e saudáveis entre pais e filhos, criando um vínculo positivo e até capaz de resolver pequenos conflitos.

Brincar implica vivenciar momentos de alegria, vitalidade e resiliência em conjunto. Tal ajudará também a criança a se sentir mais segura e também a confiar nos outros.

 

  1. Deixa a criança, simplesmente, feliz!

Não há nada melhor do que ver uma criança feliz, de sorriso resplandecente no rosto. Porque com os mais novos estamos sempre a aprender, permite-te a isso!

Junta-te às crianças da tua família e brinquem em conjunto. A note! tem até 30% de desconto em brinquedos selecionados, ideais para o Dia Mundial do Brincar, bem como para o Dia da Criança (1 de junho).

 

Liberta a criança que há em ti no Dia Mundial do Brincar!