5 livros de culinária para as tuas receitas de Natal

Este ano estás sem ideias para receitas de Natal? Não te preocupes, temos 5 livros que te vão inspirar.

Este ano queres ter uma mesa farta, com pratos apetitosos, que vão desde entradas, a pratos principais até sobremesas divinais? Sim, surpreende a tua família e os amigos com receitas de Natal (desde as tradicionais até às mais modernas e "fora da caixa"). A comida pode e é a melhor forma de partilhar o amor que sentimos por aqueles que nos são mais chegados.

Não deixes a criatividade de lado e experimenta novas receitas de Natal. Transforma esta quadra natalícia num momento com muito sabor, mas sem deixar de ser saudável. Temos 5 livros de culinária que poderás adaptar e usar como receitas de Natal:

 

1. “As Receitas de Cristina Manso Preto” de Cristina Manso Preto

Neste livro podes encontrar receitas de Natal, as opções são todas deliciosas, práticas e fáceis para os verdadeiros apreciadores de cozinha portuguesa, tal como manda a tradição.

Cristina Manso Preto é presença assídua no programa “Praça da Alegria desde 2009”, e há muito que habituou o seu público a receitas desarmantes e surpreendentes, pela forma como consegue sempre encontrar uma maneira simples de confecionar o prato mais requintado.

Para além de excelente cozinheira, Cristina Manso Preto é também uma fantástica comunicadora, sempre com uma história a contar a propósito de cada uma das receitas que nos propõe. Neste livro podes encontrar receitas de Natal práticas, que recorrem a ingredientes acessíveis e incrivelmente saborosos, apresentadas com o carinho e simpatia que caracterizam a forma como a reconhecida Chef se apresenta sempre, em público e em privado. Porque, como ela nos diz, “uma boa refeição, a par do amor e da amizade, são mesmo o melhor que levamos da vida”.

Comprar aqui!

 

2. “Da Raiz à Rama” de Sofia Magalhães

E se para receitas de Natal escolheres pratos que tenham como ponto de partida minimizar o desperdício e pensar numa alimentação mais consciente? Surpreende a tua família e amigos com pratos que demonstram que podemos também ser sustentáveis na cozinha.

Este livro explica como é fácil aproveitar, de forma integral, todos os alimentos: das ramas às cascas, passando pelos talos e fruta demasiado madura, até às sobras de comida cozinhada, entre outros. Nestas receitas, os alimentos são reinventados e reaproveitados de forma deliciosa e prática.

Desde vinagre caseiro com cascas de fruta, gaspacho com salada velha, bolo de cenoura inteira (com rama), hambúrguer de feijão e talos e até brownie com a água de cozer o grão. Ao todo são 66 receitas organizadas por tipo de desperdício.

Comprar aqui!

 

3. “Comida Rápida e Deliciosa” de Gordon Ramsay

Para quem procura receitas de Natal que fujam da típica comida portuguesa e que sejam rápidas de fazer, este é o livro perfeito. Em “Comida Rápida e Deliciosa”, Gordon Ramsay apresenta 100 receitas que podem ser preparadas em 30 minutos (ou menos)!

Como o próprio Chef diz “Nunca faço concessões quando se trata do sabor, mas são muitos os truques que aprendi ao longo dos anos para poupar tempo enquanto cozinhamos.

Neste livro, partilho esse conhecimento e a minha experiência para te ajudar a confecionar refeições incríveis num instante. Estas são as receitas a que recorro sempre que o tempo é curto. Usando sabores ousados e truques que poupam tempo. Sei que posso confecionar comida de qualidade superior em menos de 30 minutos."

Comprar aqui!

 

4. “Baunilha - Bolos ao Sabor das Estações” de Patrícia Nascimento

São 65 sobremesas irresistíveis e ideais para se transformarem em receitas de Natal este ano. Tens bolos simples, sobremesas requintadas e bolos festivos, incluindo receitas vegan e saudáveis, para que todos possam saborear.

Bolo Tatin de Amêndoa e Framboesa, Panna Cotta de Baunilha com Pêras Bêbedas, Brownies de Castanha, Cheesecake de Curd de Limão e Chocolate Branco, Bolo Mil Folhas com Creme Pasteleiro e Framboesas, New York Cheesecake com Compota de Cereja e Vinho do Porto são apenas algumas das receitas irresistíveis que podes encontrar neste doce livro.

Comprar aqui!

 

5. “Receitas com Segredo” de Marco Costa

Para os mais gulosos, este é um livro onde podes obter ideias para receitas de Natal de “comer e chorar por mais”.

As receitas de doces que integram o “Receitas com Segredo” possuem o toque pessoal de Marco Costa, um dos pasteleiros mais jovens e talentosos do país. Os portugueses conhecem-no desde 2011, quando foi finalista da Casa dos Segredos 2 e conquistou Teresa Guilherme (e não só) com uma torta de laranja que se transformou no seu cartão de visita.

Encontra receitas de Natal caseiras, autênticas e de qualidade, que pretendem fazer recordar os sabores das receitas das nossas avós, feitas com carinho e a transbordar de felicidade. D’«A Famosa» Torta de Laranja, aos Brigadeiros, passando pelo Pão-de-ló Caseiro e a Tarde de Amêndoa, é só escolheres qual queres fazer para regressares aos sabores da tua infância.

Podes experimentar outras receitas de Natal, como mousses, cheesecakes, gelados, tiramisus, versões mais saudáveis do que as tradicionais.

Comprar aqui!

 

Neste Natal não deixes que as tuas receitas de Natal sejam mais do mesmo. Reinventa-te e surpreende todos à mesa!