Preparativos para o Natal: família reunida e noite organizada

O mês de dezembro chegou, bem como os preparativos para o Natal. Sabe como podes garantir que a noite estará completamente organizada, mesmo antes da data.

Se está responsável pelos preparativos para o Natal, seja porque a ceia será na tua casa ou porque já prometeste à tua família que irias ajuda, fica a saber aquilo que precisas de antever para que a noite de Natal esteja em ordem e seja, completamente, perfeita. Deixamos algumas dicas que te vão, certamente, ser úteis.

1. Prepara o menu

Um dos preparativos para o Natal mais importantes é, sem sombra de dúvidas, aquilo que nos une a todos à mesa: a comida. Começa por preparar o menu da grande noite. Desde entradas leves, sopas cremosas, pratos principais tradicionais e resplandecentes, sobremesas “de comer e chorar por mais” e bebidas que combinem na perfeição com os pratos apresentados. Precisas de ideias? Temos as melhores sugestões em livraria de vida prática (culinária) em noteonline.pt.

2. Identificações na mesa

Nesta ceia de Natal continuam os cuidados redobrados, associados à saúde de cada um. Para não trocarmos copos, pratos e outros utensílios de cozinha, nada melhor do que criar pequenos métodos de identificação que ajudem a decorar a mesa e, ao mesmo tempo, a prevenir que situações como esta aconteçam. Este é um dos preparativos para o Natal essenciais!

Para isso usa pratos com cores ou motivos diferentes, ou mesmo personalizados com o nome do convidado escrito na parte inferior ou na borda do prato. Relativamente à identificação dos copos podes usar molas natalícias ou formas de madeira com o nome de cada convidado escrito. Prende estes identificadores com fio craft ou outro material semelhante.

3. Começa a contagem decrescente

Para que os preparativos para o Natal corram bem e estejam prontos a tempo e horas, nada melhor do que ter uma perceção diária de quantos dias faltam até à grande noite. Assim, usa um calendário do advento onde possas fazer a contagem decrescente para o Natal ou, simplesmente, um calendário de Natal onde possas personalizar o dia, o mês e o ano em que estamos. Neste caso basta ires modificando o dia da semana.

4. Faz uma playlist de Natal

Nada melhor de que garantir que durante a ceia e o dia de Natal se está por casa com canções de fundo, bem ao jeito desta época. A música deve ser um dos preparativos para o Natal que deves começar já a planear.

Usa plataformas de streaming que te disponibilizem ferramentas gratuitas para criares uma playlist sem limite de horas. Agora deixa a tua inspiração fluir e começa a selecionar as tuas músicas favoritas, usa os auscultadores wireless ou auriculares sem fios para sentires, literalmente, o ritmo desta quadra. Durante a noite de 24 de dezembro e o dia de 25 usa uma coluna Bluetooth para dares música à família!

5. Atividades didáticas

Reúne os miúdos e graúdos à volta de atividades didáticas que sejam, igualmente, divertidas para as duas gerações. Aposta em puzzles ou blocos e construções, como é o caso dos LEGO. Uma sugestão essencial, dentro dos preparativos para o Natal, que vai garantir que toda a família interaja, se divirta e passe horas a fio na brincadeira.

 

Descobre ainda 11 dicas para planear a festa de natal com que sempre sonhaste. A note! deseja-te um excelente e feliz Natal!