Como desenvolver a escrita e a criatividade em crianças em idade pré-escolar

Aprende a pintar, a escrever e a contar com os melhores livros de apoio pré-escolar que temos para ti em www.noteonline.pt. Porque crescer pode ser muito divertido!

 As crianças em idade pré-escolar (entre os 3 e os 5 anos de idade) aprendem como estimular o seu lado mais criativo, bem como a desenvolver as suas capacidades de leitura e pensamento matemático, mais ou menos da mesma forma. Contudo, temos de estar atentos à possibilidade de algumas apresentarem dificuldades extra em o concretizar, ao longo do período pretendido. Para isso, é fundamental se estabelecer estratégias no lar, entre pais e filhos, focadas em rotinas de interação comunicativa e de espírito artístico, de forma a garantir que estes atrasos na aprendizagem sejam evitados.

Pensamento criativo

Os pais devem promover um ambiente lúdico e estimulante para as suas crianças explorarem a sua criatividade interior, sem julgamentos e objeções.

Começa por dar acesso a jogos, folhas de desenho e lápis de colorir, brinquedos e livros didáticos direcionados para o desenvolvimento da pintura e do desenho. Reserva uma hora, ou mais se for possível, para este tipo de atividade em casa.

Não te esqueças de realizar questões e responder a todas as perguntas que te possam colocar, como: “Quem...”, “Onde...; “Quando...”; “O quê…”.

Cria desafios de pintura/desenho com diretrizes para que os mais novos se possam direcionar e, a partir daí, desenvolver uma capacidade crítica sobre a tarefa artística que têm em mãos.

Como desenvolver a escrita e a criatividade em crianças em idade pré-escolar

 

Argumentação, escrita e cálculo

Desenvolver o hábito de falar muito com os filhos é imperativo, para que os pais os possam ajudar na evolução do seu discurso, escrita e pensamento matemático.

Assim, é importante os educandos falarem muito com os mais novos, descrevendo e apontando para objetos, de modo a que estes aprendam diariamente novas palavras e o seu significado, em diferentes contextos.

Lê uma história todos os dias, aponta para as imagens, faz perguntas sobre a narrativa lida e questiona-lhes se têm algo que tenham curiosidade em perguntar.

Descreve emoções, mostrando recordações familiares (ex. fotografias do álbum de família), e explica sentimentos concretos (ex. amor, surpresa, tristeza) aos mais novos.

Brinca com rimas e músicas, de modo a que desenvolvam a sua consciência fonológica.

Aposta em livros de apoio pré-escolar com atividades lúdicas de escrita, leitura e cálculo, de forma a reforçar a sua aprendizagem.

Como desenvolver a escrita e a criatividade em crianças em idade pré-escolar