Dicas para ser produtivo à segunda-feira

Como entrar numa segunda-feira cheio de energia e tempo de qualidade para se ser produtivo? Temos algumas dicas que te irão ajudar, no que toca à produtividade.

As segundas-feiras podem não ser assim tão más, na verdade pode ser o dia da semana em que um trabalhador ou estudante consegue estar mais produtivo. Contudo, nem todos os inícios de uma semana correm bem. Existem certas situações que podem não contribuir, positivamente, para um arranque semanal, seja pelo cansaço, pela marcação de várias reuniões que atrapalham a produção, ou pelo sentimento de “Monday Blues” (sim, todos nós já sentimos isso).

No entanto, será que é possível assegurar que todas as segundas-feiras passam a ser produtivas? Sim, existem dicas que estão ao alcance de qualquer pessoa que podem, de facto, ajudar na concentração e produção deste dia. O que importa é manter a consistência destas práticas:

Planear à sexta-feira

Uma das melhores práticas que ajudará qualquer pessoa a ser mais produtiva à segunda-feira é conseguir dedicar uns minutos, ao final do dia de sexta-feira, para planear a semana seguinte.

Se existem reuniões que precisam de ser calendarizadas, então envia o convite no final do dia de sexta-feira; se existem dúvidas que precisam de ser retiradas, aponta-as na tua agenda para as cumprir logo à segunda-feira de manhã; se existem diferentes tarefas que precisam de ser coordenadas, coloca-as no teu planner semanal.

Assim, terás uma visão global de como o início da semana irá correr, evitando esquecer tópicos que já deveriam estar planeados.

 

Limita as reuniões

Se efetivamente necessitas de te reunir à segunda-feira, e já apontaste estas necessidades na tua agenda ou planner, então pelo menos tenta as limitar e colocá-las mais para o final do dia.

É importante que a segunda-feira comece cedo, com foco e a iniciar a produção do trabalho. Ter reuniões de manhã, por norma, limitam e diminuem drasticamente a ideia de produtividade que pretendes iniciar nessa semana.

 

Cria um ambiente propício a ser produtivo

Se necessitas de terminar aquele report muito importante, ou escrever um artigo com uma extensão de palavras considerável, pensa que o ambiente que te envolve pode potenciar a tua inspiração e, consequente, produtividade.

Adiciona elementos que te estimulem: trabalha ao nível do olfato, da visão e da audição. Porque não acender uma vela perfumada, de modo a transformar o escritório num espaço mais cozy e com um aroma agradável? Precisas que alguém te motive com palavras positivas e inspiradoras? Porque não tratares disso tu mesmo? Com a ajuda de um painel podes criar uma frase que te ajude a manter o espírito energético e positivo. Se o estímulo que funciona melhor contigo é a música, então prepara uma playlist animada e ouve-a enquanto trabalhas. Auscultadores ou headphones, tu escolhes.  

 

Desativar as notificações

Por último, para te poderes concentrar é importante que não estejas, permanentemente, a ser distraído por estímulos externos. O smartphone é um grande exemplo de desconcentração. Se notificações, chamadas e mensagens (fora do contexto de trabalho) estiverem sempre a surgir, é difícil manter o foco, pois fazem com que estejas sempre a interromper uma tarefa.

A solução para isto? Simples, coloca o smartphone em mute, de modo a reduzires o stress, e aumentares a tua eficiência e criatividade.

 

A note! deseja-te uma ótima (e produtiva) segunda-feira!