livros de fantasia que não podem faltar na tua mesa de cabeceira!

Elfos, dragões, grandes aventuras e mundos novos por descobrir. Os melhores livros de fantasia agarram da primeira à última página, e convidam o leitor a descobrir novas realidades onde a imaginação voa sem limites. Dos clássicos de sempre ao que de melhor se está a fazer no género por estes dias, estes são os livros de fantasia que não podem faltar na tua mesa de cabeceira.

 

1. O Hobbit de J. R. R. Tolkien

O Hobbit de J. R. R. Tolkien

Esta é a história de como tudo começou, muito antes da Irmandade do Anel se formar. O Hobbit, de J. R. R. Tolkien é uma obra de culto que conta as aventuras de Bilbo Baggins, um pequeno e tímido Hobbit, que é inesperadamente escolhido para embarcar numa perigosa viagem com um grupo de anões corajosos. Depois de enfrentar perigosos desafios, trolls pérfidos, aranhas gigantes e até um dragão, Bilbo dá por si na posse de um intrigante e poderoso anel.

O Hobbit é uma história clássica de coragem e amizade, e tem cativado leitores de todas as idades desde que foi publicado pela primeira vez, em 1937. Foi adaptado para o cinema e é uma obra imperdível, mesmo para quem está familiarizado com o universo fantástico de Tolkien.

 

2. O Terceiro Desejo de Andrzej Sapkowski - The Witcher - Volume I

O Terceiro Desejo de Andrzej Sapkowski - The Witcher - Volume I

Antes de haver a série ou o videojogo, havia O Terceiro Desejo, de Andrzej Sapkowski. O livro está dividido em sete capítulos, cada um com uma aventura diferente, e um fio condutor: Geralt de Rivia.

Entre as várias peripécias, há génios que oferecem desejos, mansões ancestrais com vida prórpia, maldições que pairam sobre reis, cavaleiros misteriosos e, claro, monstros. Muitos monstros. Será que Geralt os vai conseguir enfrentar a todos e ainda chegar a tempo de salvar Yennefer de uma nova ameça?

 

3. A Guerra dos Tronos de George R. R. Martin As Crónicas de Gelo e Fogo - Vol. 1

A Guerra dos Tronos de George R. R. Martin As Crónicas de Gelo e Fogo

Mais uma obra fantástica que cruzou as fronteiras da sua arte. A Guerra dos Tronos de George R. R. Martin As Crónicas de Gelo e Fogo marca o princípio do que viria a ser uma saga inesquecível. Os Stark, Lannister e Targaryen desfilam garbosamente por estas páginas, numa obra digna de Maquiavel sobre poder, ambição, honra e liberdade.

Com personagens brilhantes, ameaças a cada esquina, sombras que se vão adensando e um enredo repleto de reviravoltas, este é um livro de fantasia imperdível, mesmo para quem seguiu a série. Enquanto se espera pela publicação do último livro, vale sempre a pena recordar como tudo começou.

 

4. O Olho do Mundo de Robert Jordan - Livro 1

O Olho do Mundo de Robert Jordan - Livro 1 de A Roda do Tempo

O Olho do Mundo é o primeiro livro da série Roda do Tempo. Segue a jornada de Rand al'Thor, um jovem da pequena vila de Emond's Field, que é lançado para um mundo de aventura e perigo.

Agora, Rand e os amigos devem aprender a usar os poderes mágicos com os quais nasceram para sobreviver às forças do mal que estão determinados a destruí-los. Pelo caminho, fazem novos aliados e inimigos e descobrem que o mundo é muito mais complicado do que jamais poderiam imaginar.

 

5. Saga Sandman, de Neil Gaiman

Sandman - Mestre dos Sonhos N.º 2 de Neil Gaiman - Casa de Bonecas

O melhor da fantasia encontra o melhor dos comics. Sandman segue a história de Dream (também conhecido por Morpheus), que parte em busca da sua irmã desaparecida. Pelo caminho, Dream usa os seus superpoderes, consegue evadir os captores que o aprisionam durante décadas, visita realidades paralelas, e encontra vários seres de outro mundo.

Amplamente aclamada pela crítica, esta foi uma das primeiras obras de comics a entrar na lista de best-sellers do The New York Times, juntamente com Maus, Watchmen e The Dark Knight Returns.

 

6. Lugar Nenhum, de Neil Gaiman

Lugar Nenhum - Neverwhere de Neil Gaiman

Richard Mayhew é um jovem executivo em Londres, habituado à sua rotina confortável na grande cidade. Mas um dia, tudo muda. Encontra uma jovem ferida e, sem querer, descobre um submundo que poucos conhecem, escondido sob as ruas da cidade.

Este mundo é o lar de uma raça de criaturas chamadas Night People, que se tornaram alvo de um assassino implacável. À medida que Richard é atraído para o Mundo da Noite, deve encontrar uma maneira de parar o assassino antes que seja tarde demais. Lugar Nenhum é mais uma excelente obra de Neil Gaiman, com muita ação, humor e referências sombrias a um mundo fantástico.

 

7. Bons Augúrios de Neil Gaiman e Terry Pratchett

Bons Augúrios de Neil Gaiman e Terry Pratchett

O mundo está prestes a acabar! Mas pode isso ser algo bom? A história de Bons Augúrios decorre nos últimos dias do mundo e segue a improvável aliança entre um demónio e um anjo. Juntos, decidem impedir que o Apocalipse aconteça.

Este livro está cheio de comentários espirituosos e referências de cultura pop, e é uma delícia de ler. Uma história verdadeiramente única, com uma perspetiva desconcertante e garantia de horas de imersão.

 

8. Mago: Aprendiz de Raymond E. Feist - Livro I

Mago - Aprendiz de Raymond E. Feist

De origens humildes, Pug lutou para sair do bairro onde vivia e ascender ao Castelo Crydee, onde trabalha como cozinheiro. Mas quando um assassino mata um dos príncipes, Pug é acusado injustamente e deve fugir para salvar sua vida.

Sem o saber, inicia uma odisseia pelo desconhecido: terá de dominar os poderes inimagináveis de uma nova e estranha forma de magia. Mago: Aprendiz é uma aventura sem igual, uma viagem por reinos distantes, onde Pug terá de lutar para fazer a diferença, limpar o nome e salvar todos os seus amigos.

 

9. Saga Harry Potter, J.K. Rowling

Harry Potter e a Pedra Filosofal de J. K. Rowling

É impossível falar de livros de fantasia sem referir um dos maiores fenómenos de todos os tempos – Harry Potter. A série segue as aventuras do jovem feiticeiro, enquanto deixa para trás a vida de muggle (pessoa não-mágica) e ingressa na Escola de Magia de Hogwarts. É aqui que vai fazer amizades para a vida, aprender tudo o que pode para lutar contra Lord Voldemort e descobrir a verdade sobre a sua família.

A seguir às aventuras descritas na Pedra Filosofal, o primeiro livro, há nada menos do que outras seis obras, com monstros surpreendentes, grandes batalhas, fugitivos perigosos, segredos obscuros, e novas amizades. Uma obra imprescindível para ler e reler, com personagens marcantes e um enredo que nunca falha em surpreender.

 

10. O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien

A Irmandade do Anel de J. R. R. Tolkien O Senhor dos Anéis

Épico, grandioso, inesquecível. Faltam adjetivos para descrever O Senhor dos Anéis, a obra-prima de Tolkien. Esta é a história da irmandade de elfos, anões, humanos e hobbits. Preparados para tudo, embarcam numa jornada para destruir o poderoso anel antes que caia nas mãos erradas.

Pelo caminho, devem enfrenta trolls e orcs, feiticeiros e até seres das profundezas que se julgava desparecidos. Frodo, Gandalf, Aragorn e companhia estão determinados a defraudar os planos de Sauron. Mas será que o vão conseguir? E a que custo?

 

Estes são os 10 melhores livros de fantasia para ler de capa-a-capa e simplesmente viajar para outra realidade. Estão todos disponíveis na note! a excelente preço e dão uma ótima prenda de natal. Aproveita!