Quais são os benefícios associados à leitura? Apenas nos fornece momentos de prazer, enquanto estamos envoltos num livro? Ou existem outras vantagens? À luz da ciência a resposta é: sim, existem!
O ato de lermos livros tem, de facto, benefícios ao nível da mente e do físico. É um hábito saudável que afeta, positivamente, a nossa vida, e que deve começar na infância e prolongar-se até à idade adulta.
Fortalecimento do cérebro
Ler muda, literalmente, a mente humana. Estudos comprovam que durante o período de leitura de um livro (i.g. um romance), bem como durante os dias seguintes, a conectividade do cérebro na área sensorial, conhecida como córtex somatossensorial, aumenta.
Aumento da empatia
Investigações comprovam que pessoas que tenham o hábito de ler obras ficcionais, ou seja, indivíduos apreciadores de livros de ficção literária, demonstram uma crescente empatia durante o seu dia-a-dia. O interesse por leituras que exploram as vidas de personagens literárias, leva a que a compreensão face aos sentimentos, crenças e ideais dos outros, na vida real, seja melhor.
3 dicas para ler mais livros por ano
Redução do stress diário
O stress diário que alunos, bem como trabalhadores, enfrentam todos os dias pode ser controlado (e diminuído) com as seguintes práticas: yoga, humor e leitura. Sim, leste bem! A leitura, de facto, ajuda a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial. Sessões de leitura diárias, de cerca de 30 minutos, são recomendadas a todos.
Melhoria do vocabulário
Desde cedo, os estudantes devem começar a ganhar rotinas de leitura, pois tal é benéfico para o alargamento gradual do seu léxico. Sabe-se que o aumento do vocabulário tem influência direta em várias vertentes da vida de um indivíduo: melhores notas em provas e exames escolares; admissões em institutos académicos; bem como oportunidades de emprego.
Estudos desenvolvidos provam que mais de 60% dos empregadores, quando procuram contratar funcionários com “soft skills”, dão primazia a pessoas que sejam bastante eficientes na sua comunicação. Ora, ler é a melhor maneira para aumentar a exposição diária a novas palavras e expressões, o que contribui para a expressão verbal e escrita diária dos leitores.