Menu

Dicas para ler mais e melhor!

Se ler, mais e melhor, é um objetivo que pretendes cumprir este ano. Então este artigo é para ti.

Dicas para ler mais e melhor!

Não existe muita ciência por detrás, o objetivo é claro: se pretendes ler mais e melhor, daqui para a frente, sabe que tal exigirá de ti dedicação, empenho, e claro, mais tempo dedicado à leitura. A grande mais-valia que retiras desta conquista? Todos os dias são dias de inspiração, aprendizagem e estímulo para a mente.

Segue quatro “regras de ouro”, que te vão ajudar a ganhar hábitos de leitura e a dedicar horas de qualidade à literatura.

 

Leituras matinais

Acorda uma hora mais cedo, todas as manhãs, e estabelece este momento como um verdadeiro me time. É possível que em média consigas ler entre 10 a 20 páginas, pois o cérebro está mais descansado e, por conseguinte, mais focado e desperto. Construir uma rotina sólida de leitura de manhã é benéfico a nível pessoal, pois ajuda-te a melhorar em questões como o autoaperfeiçoamento e objetivos individuais; permite-te começar o dia inspirado e motivado; e obter novas ideias que poderás implementar durante o dia-a-dia.

 

Misturas géneros literários

Após a leitura “daquele livro inesquecível” ou, quem sabe, de um livro que se revelou no final tremendamente desapontante, por vezes é difícil escolher o que ler a seguir. De forma a ultrapassar uma boa e ou má experiência literária, o melhor truque é misturar diferentes géneros literários ao longo do tempo. Se terminaste um romance, porque não experimentar agora um policial? Finalizaste um livro de saúde e bem-estar?  Experimenta agora uma leitura de crónicas ou humor.

 

Junta-te a um Clube de Leitura

Sentes-te com pouca motivação para começares a ler? Preferias partilhar o momento com outras pessoas? Gostavas de receber dicas de novos livros para ler? Então, os Clubes de Leitura são uma excelente opção.

Participar em Clubes de Leitura permite que te sintas motivado e empenhado a finalizar a leitura de um livro até à data imposta; ajuda-te a criar maior ligação à tarefa, pois existem momentos sociais, em que os membros do clube podem discutir sobre seus pensamentos, relativamente aos capítulos já lidos; garante que leias, pelo menos, 12 livros por ano (não é um número nada mau!); faz com que explores diferentes tipos de livros, pois cada mês a sugestão de leitura parte de um membro diferente do grupo.

 

Apps para tracking de leitura

Controla o teu fluxo de leitura diário com apps móveis, uma forma que te ajudará a gerir objetivos. Tal garante que consigas cumprir objetivos estabelecidos, ajudando-te a manter o foco na tarefa e, consequentemente, fazendo com que leias mais do que habitualmente fazias. Boas sugestões são plataformas como Goodreads, Serial Reader ou Bookly.

 

 

A note! trata de tudo... até das tuas leituras!