Os letterings ideais para os teus apontamentos

Temos sugestões de tipos de lettering que podes aprender a fazer, de modo a personalizares e deixares os teus apontamentos com a maior 'pinta' de sempre!

O lettering advém da cultura pop, tendo como objetivo representar ideias através de um trabalho centrado na ilustração. Cada letra é desenhada, e não simplesmente escrita, obedecendo a determinadas técnicas, ou improviso artístico, por parte de quem executa esta tarefa.

Desde revistas, placas de restauração, posters de cinema, até campanhas publicitárias, vários são os exemplos de letterings que temos visto ao longo dos anos…, mas agora está, mais do que nunca, em voga no segmento de studies. Ou seja, o lettering tem vindo a ser muito utilizado para decoração de apontamentos de estudo, agendas, calendários, e outros materiais de escrita que se usa no dia-a-dia, tanto na escola, como no trabalho.

E porquê? É diferente, destaca-se esteticamente e torna a organização de ideias escritas mais percetível. Se fazes parte daquelas pessoas que querem experimentar fazer bonitos letterings, então este artigo é para ti.

 

Como começar?

Em primeiro lugar, escolhe o material que vais precisar para fazeres os letterings. Damos algumas sugestões abaixo:

Cadernos inteligentes – estes cadernos são uma excelente opção por serem adaptáveis e 100% personalizáveis: podes tirar folhas, sem danificares o caderno; adicionar folhas e separadores novos; introduzir stickers para sinalizar as páginas mais importantes; e personalizar também as argolas do caderno, as vezes que quiseres

Material de escrita – é importante possuir canetas de ponta fina, ideais para ilustração e marcadores de cores variadas e com efeitos (ex. aguarela ou brilho) para letterings em papel. Exemplos:

 

Exercícios de preparação?

Se necessitares de treinar antes de começares a escrever no teu material de estudo ou trabalho, então aconselhamos a usares um bloco de folhas, onde poderá demarcar com lápis e uma régua a altura e a largura das letras que queres desenhar. Depois é apenas praticar, repetindo cada letra numa linha, várias vezes até ficar perfeita.

 

Começar!

Após alguns minutos, ou horas, de prática, terás certamente a mão e o pulso suficientemente aquecidos e treinados. Dá asas à tua criatividade e cria letterings cheios de pinta para introduzires como títulos de matéria, identificadores de separadores, cabeçalhos de lista de tarefas ou como decoração do teu horário escolar.

 Os letterings ideais para os teus apontamentos

Tipos de letterings para iniciantes

Hand Lettering

Tipo de lettering aplicado em ilustrações, cadernos, bullet journals, calendários, resumos, sobre fotografias, entre outros.

Para este tipo de lettering, geralmente, é necessário canetas, marcadores permanentes e pincéis de ponta média a fina.

 

Brush Lettering

É uma técnica referente, somente, à utilização de pincel com aguarela ou outro produto de escrita (ex. nanquim), ou canetas e marcadores de bico maleável, que simulam o efeito de pincel. Por ser um tipo de lettering mais “aguado”, convém adquirir um caderno com uma gramagem adequada para não rasgar.

Uma caligrafia com uma variação maior da espessura das linhas, bem com a introdução de elementos decorativos nos loops.

 

 

Consulta toda a nossa coleção de escrita, e de pintura e desenho.

Faz o teu melhor lettering com a note!