11 dicas para planear a festa de natal com que sempre sonhaste

O momento pelo qual todos esperávamos está quase a chegar. Descobre como planear a festa de natal e reunir a família e amigos sem stress e com muito espírito natalício.

O natal está outra vez aí. Multiplicam-se os amigos secretos, jantares de amigos e trocas de presentes. E aproxima-se aquele momento tão especial com a família reunida. Se estás à procura de sugestões para planear a festa de natal de forma divertida, e com muito espírito natalício, segue estas dicas.

1. Decora a casa a rigor

Uma árvore bem iluminada, grinaldas nas portas e azevinhos por toda a casa são apenas o princípio. Para planear uma festa de natal épica, leva a decoração ao próximo nível. Troca as almofadas de sempre por estas com caras de pinguim, rena ou Pai Natal. Cria a tua árvore de natal com cartão colorido num projeto DIY inesquecível. Constrói abajures com motivos natalícios. Troca os centros de mesa por uma criação tua. E aposta em mantas acolhedoras para aquecer a alma.

 

2. Organiza um Pai Natal secreto

E se as trocas de presentes este ano fossem por amigo secreto? Começa por realizar um sorteio em que a cada convidado é atribuída uma pessoa a presentear. Se preferires, define também um limite de preço para as prendas e uma lista de desejos para que o Pai Natal saiba sempre o que cada pessoa quer. No dia da festa, os convidados recebem os presentes e tentam adivinhar de quem vieram.

 

3. Prepara jogos para todos os gostos

Dos legos aos puzzles, sem esquecer os clássicos de tabuleiro como Cluedo ou Monopólio, planear uma festa de natal implica pensar nos gostos de miúdos e graúdos e preparar jogos a condizer. Escolhe jogos de equipa que exijam colaboração e imaginação, e que garantem muitas gargalhadas. E se procuras um jogo diferente, já experimentaste o Sushi Go, o jogo da série Stranger Things ou os Flashcards de Emoções e Ações?

 

4. Entrem na personagem

Duendes, renas, e, claro, o Pai Natal. Esta é uma altura repleta de figuras vivas e coloridas. E se este ano, cada convidado assumisse uma personagem diferente? Planeia esta festa de natal ao detalhe, com máscaras personalizadas, e encarna a personagem. E se não encontrares o que procuras, cria a tua máscara. Na note! encontras tudo o que precisas para este projeto.

 

5. Descubram quem é o melhor DJ de natal

Escolher a banda sonora faz parte do planeamento de uma festa de natal. Mas quando a seleção musical se transforma num jogo, em que cada equipa tem de competir para adivinhar o nome das músicas escolhidas, a festa é ainda mais divertida. A equipa que adivinhar mais músicas ganha. O quê? Depende de ti e para te ajudar deixamos aqui várias sugestões de presentes.

 

6. Criem cartões de natal

Para outra atividade festiva, divide os convidados em pequenos grupos em que cada um cria o seu próprio cartão de Natal. No final do desafio de design, pede a cada grupo para mostrar os cartões de Natal e pede a todos que votem no melhor. Na note! encontras tudo o que precisas para este jogo – de cartões de todas as cores e feitios, a canetas e marcadores.

 

7. Cria memórias eternas com um quadro partilhado

Sim, é difícil bater a Última Ceia, mas o objetivo não é criar uma obra-prima. Em vez disso, tornem esta festa de natal diferente com um quadro em que todos participam. Vais precisar de tintas, telas, pinceis e de um cavalete. Comecem por tirar uma fotografia todos juntos, na pose que querem replicar no quadro. Imprime a foto e coloca-a perto do cavalete. Depois, pede a cada pessoa para desenhar uma parte do quadro. No final, o quadro será uma mistura de cores e estilos, único e irrepetível, a memória de uma festa de natal diferente e muito divertida.

 

8. Visitem um mercado natal

Em Portugal, são cada vez mais os mercados de natal que aparecem por esta altura. É um passeio divertido para fazer em família. A oportunidade perfeita para provar um chocolate quente reconfortante para as crianças e um eggnog ou vinho quente para os adultos.

Entre os melhores mercados de natal, destaque para o Cascais Christmas Village, que conta com a presença de renas verdadeiras, uma espantosa árvore de Natal com oito metros, um mercado com produtos variados e ainda uma pista de patinagem no gelo. No Porto, no mercado de natal da Batalha, é possível encontrar muita música e workshops.

 

9. Criem chapéus de Pai Natal únicos

A festa tem mais encanto com chapéus de Pai Natal customizados. Vais precisar de tinta, cola e glitter. Reserva um tempo na festa de Natal para decorar os chapéus ao teu estilo. No fim, é a hora de cada um desfilar com a sua criação.

 

10. Organiza uma noite de Trivia

Qual é a capital do Uzbequistão? Qual o livro mais vendido em Portugal este ano? Estas e outras perguntas são o ponto de partida para uma noite de diversão garantida. De arte a história, passando por ciência ou desporto, escolham a categoria e somem os pontos por cada resposta certa. Torna o jogo mais divertido com um presente especial e surpresa para a equipa com mais pontos! Compra o jogo Trivial clássico na note!

 

11. Planeia a tua festa de natal

Está na altura de voltar a fazer planos. Na note! encontras agendas e planners que te ajudam a ficar a par de todos os detalhes da festa. Marca todos os jantares e almoços com amigos e família e faz listas com tudo o que precisas. Assim é mais fácil fazer planos.

 

Planeia a festa de natal com que sempre sonhaste com estas dicas e desfruta ao máximo desta altura do ano.