Menu

Decoração de Natal DIY em 6 simples dicas

Este ano dedica-te à decoração de Natal DIY. Zero desperdício, máxima criatividade! Consulta as nossas sugestões:

Decoração de Natal DIY em 6 simples dicas

Decoração de Natal DIY é uma excelente forma de reutilizar materiais que já tens em casa, transformando algo simples em acessórios únicos e muito especiais. Nesta quadra diverte-te em família a criar decorações de Natal DIY para enfeitar o teu lar… se não tiveres mesmo tempo, então não te preocupes, temos pendurantes, clips/molas, velas, luzes LED e muito mais em noteonline.pt.

1. Fruta desidratada

Usar fruta desidratada para criar decoração de Natal DIY deixará a casa de qualquer família com um toque orgânico, nórdico e bastante natural. A fruta cítrica, sejam limões, limas ou laranjas, são ótimas opções, tanto pela tonalidade quente e colorida da sua casca, seja por se manterem resistentes após a desidratação (tal evita que facilmente se partam e sejam fáceis de manusear).

Como fazer?

  • Corta as frutas (com a casca incluída) em rodelas com 2mm de grossura;
  • Dispõe as rodelas em tabuleiros para o forno;
  • Cozinha as rodelas durante cerca de 2 horas (forno a 110ºC);
  • Após 1 hora verifica as rodelas, de modo a compreender se vão queimar antes do tempo ou se necessitam de ser viradas no tabuleiro. Coordenar o tempo restante de cozedura é importante!;
  • Retira as rodelas de fruta desidratadas, estas devem estar firmes e secas.

Para complementar a decoração de Natal DIY com as frutas desidratadas, porque não decorar a árvore, criar centros de mesa ou grinaldas com outros produtos naturais? Paus de canela, folhas de louro, vagens de cardamomo ou ramos de alecrim, são combinações possíveis.

 

2. Mural de postais

Talvez seja a ideia que mais exigirá a participação de todos aí em casa. Chama o pai, a mãe, o irmão e a irmã e até, quem sabe, os primos e os tios! Todos podem contribuir com um postal natalício criado por si. Seja desenho, pintura, colagem, técnicas mistas, o que interessa é fazer algo que gostariam de ver exposto como decoração de Natal DIY.

Basta reunirem materiais de papelaria para a magia acontecer:

E agora é só deixar a vossa criatividade fluir!

Depois de reunidos os desenhos prepara-te para os montar no teu mural de decoração de Natal DIY. Dispõe os desenhos na vertical, horizontal, em forma de árvore de Natal ou de modo aleatório. Esta é uma ideia que ficará muito bem na sala de estar, num escritório, hall de entrada ou no quarto das crianças.

 

3. Origami

O origami é uma arte tradicional e secular do Japão que se define pela sua técnica artística de dobrar geometricamente peças de papel, ou mesmo cortá-las ou colá-las, de modo a criar diferentes representações de seres vivos ou objetos.

Porque não usar esta quadra como a desculpa perfeita para aprender origami e usá-lo como decoração de Natal DIY? Aprende diferentes formas que podem ser realizadas. É só escolheres se queres fazer o famoso cisne, se estrelas, corações, flores, animais, entre outras opções.

Para realizares esta técnica vais precisar de papel para trabalhos manuais e, eventualmente, tesoura e cola. Por exemplo, para pendurar as peças de origami na árvore de Natal basta usares molas, linha de algodão ou fio de ráfia.

 

4. Bolas de Natal

Se já estás farto daquelas bolas natalícias que usas todos os anos para enfeitar a árvore de Natal ou para os centros de mesa na noite da consoada, porque não este ano dar um twist aquilo que os teus olhos veem? A decoração de Natal DIY deve ser o ponto de partida, tanto porque poupas, tens um pensamento sustentável sobre os objetos que já adquires e tornas o teu lar num sítio com muita pinta e criatividade.

Pinta ou realiza colagens divertidas nas bolas de Natal que já tens por aí. Podes usar tinta acrílica, tinta a óleo ou guaches (para pinturas mais suaves e discretas), nunca esquecendo de materiais essenciais como os pincéis, os godes com tampa e paletas de cor e o spray para finalizar pinturas a óleo ou acrílico.

Se a tua ideia passa mais por colagens neste tipo de decoração de Natal DIY sabe que podes reutilizar jornais, revistas ou usar stickers ou cartolinas. Realiza os teus recortes e cola-os bem. Árvores ou centros de Natal originais garantidos!

 

5. Decoração para a porta

Um bonito projeto de decoração de Natal DIY passar por construir uma peça para enfeitar a porta de entrada (e.g. uma coroa natalícia) com recurso a produtos naturais. Durante um passeio por um parque natural ou floresta, porque não recolheres galhos, ramos de folhas, pinhas, bolotas, entre outras espécies e levares para cara e transformá-los numa decoração de Natal DIY digna de fazer inveja aos vizinhos?

Podes sempre pintar parte da peça decorativa com tintas e depois finalizares com spray fixador.

 

6. Não tens tempo para decoração de Natal DIY?

Vamos acreditar que estás repleto de trabalho e que este Natal não vais mesmo conseguir ter tempo livre para estes projetos DIY. Não desesperes! A noteonline.pt tem as melhores alternativas de decoração de Natal a preços excelentes.

 

Este Natal não deixes a tua veia artística ficar de lado! Experimenta uma decoração de Natal DIY, asseguramos-te que vais ficar muito feliz com o resultado final.