Menu

A importância da arte para o desenvolvimento infantil

Descobre porque é importante estimular a inteligência e a criatividade dos mais pequenos, através da prática artística. Temos sugestões de kits de aprendizagem e pintura ideais para o desenvolvimento infantil dos mais pequenos.

A importância da arte para o desenvolvimento infantil

As artes visuais constituem uma atividade multissensorial que ajuda as crianças a aprenderem, enquanto utilizam vários sentidos, estimulando-lhes diversos neurónios específicos do cérebro. Sabe-se que o desenho e a pintura têm um impacto significativo na cognição dos mais novos, pois ajuda a desenvolver a:

 

  • Psicomotricidade fina – as crianças começam a aprimorar os movimentos que requerem controlo, precisão e destreza, ao utilizarem as suas mãos e os dedos. O desenho de figuras e objetos e a pintura permitem uma maior destreza, ao nível da amplitude e aleatoriedade motora.

 

  • Escrita – ao desenvolver a psicomotricidade fina está-se, automaticamente, a ajudar as crianças no âmbito da escrita. Ou seja, a dominar uma adequada coordenação entre o olho e a mão, a segurar firmemente no lápis ou na caneta. Melhora também a reconhecer as letras do alfabeto, pois estimula a atenção e a memória.

 

  • Leitura – ao se estimular, através do desenho e da pintura, a integração sensorial, que por si só gera grandes conexões cerebrais associadas ao amadurecimento cognitivo, tal vem facilitar a aprendizagem da criança em qualquer campo, como é o caso da leitura. A capacidade de concentração, interpretação e externalização das emoções desenvolve-se mais facilmente.

 

  • Criatividade – as artes plásticas constituem um forte estímulo intelectual, pois é uma forma que as crianças têm para “escapar” ao mundo real. Tal dá-lhes liberdade para construírem novos contextos e mundos imaginários, pensando em situações e personagens só por si visualizadas e criadas no papel.

 

  • Autoconfiança da criança – de forma a aglomerar todos os benefícios, acima citados, temos o desenvolvimento da expressão individual da criança. Ao desenhar e pintar, é lhe dada oportunidade para ser autossuficiente e resolver problemas por si própria, fomentando o seu nível de autoconfiança (e.g. que materiais usar para criar um objeto ou colorir uma forma).

 

Portanto, o desenho e a pintura são atividades pedagógicas que fornecem ferramentas essenciais aos mais novos, de modo que estes se possam tornar em seres confiantes e independentes. Algo imprescindível em todas tarefas e conexões sociais que irão desenvolver no futuro (e.g. família, professores, colegas de escola).

 

Kits de aprendizagem de pintura

De modo a facilitar an escolha de materiais pedagógicos, por parte dos pais, deixamos como sugestão 2 kits de atividades e pinturas adequados a crianças até os 5 anos de idades:

 

Kit 1 – Crianças até aos 5 anos de idade

Kit 2 – Crianças até aos 5 anos de idade

 

Reunimos um conjunto de desenhos para colorir imprimíveis, adequados a momentos de lazer e aprendizagem para as crianças aí de casa. Obtém-nos gratuitamente:

Animais e Natureza

Aventura e Fantasia

Sobremesas

 

 

Bons momentos de aprendizagem em família é na note!