atividades com crianças

Este verão aposta em atividades com crianças, de modo a proporcionares momentos de convívio social entre todos os membros da família, ao mesmo tempo que estimulas a criatividade, capacidade cognitiva e motora dos mais novos. Durante as férias experimenta estas cinco atividades com crianças.

Atividades com crianças: 5 dicas para toda a família

Quer as férias estejam planeadas para serem passadas longe de casa, ou no conforto do lar, deve sempre existir tempo para programas de qualidade e de pura diversão entre toda a família. Atividades com crianças são uma ótima opção para os pais e os outros membros conectarem-se com os mais novos. Desacelera o tempo e aproveita o verão para aprender e brincar em conjunto.

1. Sessão de pintura em aguarela

Usar métodos de expressão artística, como um dos objetivos principais nas atividades com crianças, é benéfico para as ajudar a desenvolver sentimentos de confiança e independência de pensamento. Organiza uma sessão semanal, ou uma espécie de “curso intensivo”, de sessões de pintura em aguarela.

A ideia que é toda a família possa participar nestas atividades com crianças, por isso é importante que estipulem um dia da semana e um horário para este momento.

Usem o quintal/varanda de casa, ou do alojamento local, para instalarem cadeiras e cavaletes à volta do espaço. Em frente de todos introduzam o objeto que todos são desafiados a desenhar e pintar com aguarela (um tipo de tinta que exige traços mais delicados, o que pode ser desafiante e divertido para os mais novos).

Se preferirem não estar em casa, durante as atividades com crianças, então partam à descoberta das melhores paisagens. Levem o material de pintura, alguns snacks e uma toalha de piquenique e realizem uma sessão de pintura livre, onde a Natureza será a vossa verdadeira fonte de inspiração.

2. Jogos educativos e científicos

Um dos tipos de atividades com crianças que facilmente agradará a qualquer adulto são os jogos didáticos, dedicados a temáticas como ciência. Junta todos os membros da família, desde os mais competitivos até aos mais relaxados, e garante algumas horas de pura diversão, onde todos vão poder também aprender algo de novo!

Aposta em jogos educativos sobre o corpo humano, mini kits científicos com todos os elementos necessários para fazer crescer plantas maravilhosasdesafios quiz com questões sobre geografia e natureza, até partidas de UNO especialmente desenhadas para crianças com idade superior a 3 anos.

Na note! tens jogos didáticos para todas as famílias, idades e gostos.

3. Jogos de estratégia em família

Atividades com crianças que envolvam estratégia? Porque não? Façam equipas equilibradas, de acordo com a faixa etária de cada membro da família, e joguem a partidas onde necessites de pensamento rápido e criatividades para ganhares cada ronda.

Depois do jantar, ou ao final da tarde, juntem-se à volta da mesa ou sentem-se confortavelmente no chão, com um tapete onde possam montar o jogo e algumas almofadas para relaxar o corpo, e comecem o desafio!

Desde jogos onde as respostas mais rápidas são as que ganham (ex. Jogo Stop Portátil), à montagem de reinos com peças de dominó (ex. Kingdomino), até jogos com testes em categorias divertidas (ex. Party & Co Júnior). Expande o conhecimento e a rapidez de pensamento em atividades com crianças, com opções direcionadas para a formação de equipas e para estímulo do espírito competitivo de cada um.

4. Todos em palco

Mais divertido do que apenas ofereceres livros infantojuvenis às crianças da família, para que mantenham hábitos regulares de leitura nas férias, é poderem criar cenários e representações baseadas nas obras lidas.

Organiza atividades com crianças onde poderão relacionar a literatura com o teatro. Escolham as personagens favoritas das crianças da família, selecionem um livro e escolham um capítulo ou cena em particular para a representar.

Criem um palco improvisado em casa, criem acessórios DIY com material de desenho e pintura, e escolham uma roupa que melhor represente a personagem que cada um vai atuar.

Apresentem uma minipeça de teatro para a restante família ou criem equipas para que todos possam participar numa das atividades com crianças mais divertidas para este verão.

Escolham o melhor livro e comecem os ensaios!

5. Exercitar na Natureza

Mantenham o corpo ativo durante o verão! Aposta também em atividades com crianças que exijam a prática de exercício físico, ao mesmo tempo que se divertem em conjunto. Esta é uma excelente forma de passarem tempo juntos e aproveitarem o tempo ao ar livre, do modo mais saudável possível.

Saiam ao início da manhã, ou ao final da tarde (para assistirem a um belo pôr-do-sol), e façam caminhadas em trilhos ou corridas junto à praia. Também podem dinamizar as atividades com crianças, perguntando-lhes que tipo de desporto querem fazer em grupo? Um jogo de futebol? Basquetebol? Voleibol de praia? As opções são infinitas!

Não se esqueçam de levar colunas de som para ouvirem música, enquanto praticam desporto, e outros acessórios, como dispositivos para carregamento ou luzes para uma sessão de fotografias.

 

Neste verão, tens diversão garantida durante atividades com crianças! Passem tempo de qualidade, quer em casa como ao ar livre. Descobre os melhores produtos na note!