Bullet journal: tudo o que precisas para começar

Começar do zero pode ser transformador. É essa ideia de um bullet journal: partir de uma folha em branco para organizar objetivos, to-dos, e muitas outras ideias. A grande vantagem? Personalização total. Dos números de página às cores e mesmo as linhas do caderno – tudo é adaptado a cada pessoa, pelo que não há dois Bullet Journals iguais. Descobre o que é exatamente este conceito, quais as vantagens e como começar.

 

O que é um Bullet journal?

Será um diário, uma agenda, um caderno? Não é nenhum destes, embora seja um pouco de tudo. Sem mais enigmas, um Bullet Journal não é mais do que um caderno em branco que cada pessoa pode customizar de acordo com os seus objetivos.

Um Bullet Journal ajuda a registar pensamentos, ideias e listas de tarefas de forma organizada. É uma ótima maneira de ficar em dia com a agenda e colocar o que passa na cabeça no papel.

O caderno pode ainda ser dividido em seções, cada uma com uma finalidade diferente. Por exemplo, há quem dedique uma área à agenda, com os grandes momentos das próximas semanas. Em alternativa, é possível ter uma área reservada ao plano de refeições, to-dos de cada dia, frases inspiradoras, pensamentos da semana, interrogações sem resposta ou ideias de negócio. Em resumo, tudo o que ajude a viver a vida com menos pressão e a não esquecer nada.

É um sistema flexível que se pode personalizar para atender a quaisquer necessidades. A chave para fazer o bullet journal funcionar é mantê-lo simples. Começar com o básico e adicionar mais complexidade à medida que se avança é sempre uma boa opção.

 

Porquê começar um Bullet Journal?

Primeiro e mais importante: porque fazer um Bullet Journal é divertido! Mais: em alguns casos, pode ser terapêutico. Nada como escrever as preocupações e objetivos para ajudar a dar alguma ordem ao dia-a-dia, e ajudar a passar para o papel as tensões da rotina.

E, claro, escrever um Bullet Journal é também uma forma prática e criativa de se estar sempre organizado. Afinal, além de alguns pontos simples, como um índice e um calendário, o conteúdo depende inteiramente de cada um. Como se trata de um formato apelativo e customizado, convida à leitura e, ao escrever ou desenhar, promove a reflexão, a memória e o raciocínio. Não se trata “só” de escrever tarefas, mas de questionar porque é importante, qual a melhor forma de a fazer e o momento certo.

Por fim, um Bullet Journal é também muito flexível: pode ser criado por qualquer pessoa, em qualquer altura. Estudantes, profissionais, reformados – todos beneficiam de mais organização.

 

Como criar um Bullet Journal?

Criar um Bullet Journal exige sempre um investimento de tempo – mas que é um investimento no bem-estar pessoal. Para começar, segue estes passos.

 

1. Prepara o material necessário

Antes de começar, o melhor é reunir todo o material. Primeiro o Bullet Journal em si:  pode ser um caderno simples em branco ou pautado, ou um especial com uma decoração adequada à personalidade de cada um.

Depois, vais precisar de materiais para decorar o caderno à tua maneira – e assinalar objetivos, tarefas, datas e tudo mais. Para isso, são necessários alguns indispensáveis. A nova coleção da Washi Tapes, por exemplo, tem fitas e marcadores em vários tons para ajudar a manter tudo organizado.

Não te esqueças também das canetas e marcadores coloridos, a que podes somar separadores e lápis de cor para um efeito ainda mais especial.

 

2. Define qual o objetivo do Bullet Journal

Agenda ou diário? Lista de tarefas ou plano de refeições? Acompanhar objetivos de vida, ou registar a rotina de exercício físico? Um Bullet Journal pode ser uma destas coisas, ou todas. Antes de começar a escrever, pensa no objetivo de ter um Bullet Journal e de como isso te vai ajudar.

Por exemplo, quem está a estudar pode usar um Bullet Journal para se manter a par dos exames, das entregas dos trabalhos ou dos pontos críticos das disciplinas. Os pais podem usar este mesmo caderno para não se esquecerem de nada. Quem tem um primeiro emprego pode registar o que o preocupa e o que espera para o futuro. E por aí em diante! Esta é a grande vantagem do Bullet Journal: flexibilidade infinita.

 

3. Personaliza o teu Bullet Journal

Está na hora de personalizar o Bullet Journal ao teu gosto. Começa por coisas simples, como os números da página, ou o índice. Depois, avança para os calendários, checkists ou o plano da semana. Decora cada área com ilustrações tuas, com a tua letra e cores.

Personaliza as áreas que definiste para o teu Bullet Journal. Por exemplo, se o objetivo é acompanhar um plano das refeições, cria uma área específica com cores, ícones de comidas, área para registar as calorias ou símbolos para cada dia da semana.

Para tornar todo o processo mais divertido, cria uma linguagem própria para o teu Bullet Journal. Escolhe um símbolo para representar um objetivo atingido, uma pequena vitória ou algo em curso.

 

 

Está tudo pronto para começares a usar o Bullet Journal. Começa por planear o teu primeiro dia ou primeira semana e, a partir daí, vai evoluindo e ajustando a estrutura. Não te preocupes se não funcionar na perfeição à primeira: encontrar o formato certo para o Bullet Journal faz parte do processo!