checklist para estudar no estrangeiro

Antes de partir na grande aventura que é estudar no estrangeiro, seja em Erasmus, Erasmus+, ou simplesmente fazer o ensino universitário fora de Portugal, há uma infinidade de coisas a tratar. Quanto mais cedo começares, mais depressa podes começar a desfrutar da experiência. Segue estas dicas!

 

1. Faz uma lista de tudo o que precisas para estudar no estrangeiro

Em primeiro lugar, é importante fazer uma lista de todos os “to-dos”: desde fazer a mudança, obter a documentação necessária, fazer as malas, encontrar casa, conseguir transporte ou tratar das matrículas na instituição de destino.

Como as tarefas são muitas, com diferentes timings e requisitos, é fácil que algo fique esquecido se não for bem gerido. Para isso, são precisos os aliados certos: agendas e planners, para anotar tudo o que é preciso tratar. E se precisares de ir mais longe, podes encontrar um organizador para planear toda a semana de forma visual. Depois, à medida que fores tratando de cada assunto, vai riscando da lista.

 

2. Trata dos documentos necessários

Cartão de cidadão, passaporte, carta de condução, cartão de saúde europeu, certificados de línguas, contrato de aluguer, seguro de viagem, vistos, plano de estudos na origem e no destino. Ufa! São muitos os documentos a levar quando se vai estudar para o estrangeiro. Devem estar todos dentro da validade e de preferência por vários meses para que não expirem durante a estadia fora.

Manter toda esta informação organizada pode ser um desafio, até para os estudantes mais dedicados. Para isso, é importante recorrer a capas, pastas, separadores e apontadores, para que seja fácil encontrar tudo o que se precisa.

3. Estuda a cultura e idioma

Hei, Hallo, Witam, Hola – que é como quem diz: é importante estudar a cultura no destino para que a integração seja mais fácil. Do clima à história, à política ou hábitos sociais, quanto mais informação melhor. Sim, há povos mais frios outros mais calorosos, alguns que cumprimentam com beijos e outros com as mãos, e em alguns o desporto rei é o futebol enquanto noutros é o hóquei no gelo. Para além de divertidos, estes factos são importantes para conhecer mais a fundo o que move cada povo e, quem sabe, começar algumas conversas interessantes.

Para mergulhar na cultura, nada como um bom livro, de preferência de um autor local. Vais para França? Começa com A Sombra Infinita de César de Lawrence Durrell, uma homenagem à Provença. O destino são terras germânicas? Evita os clichés sobre a segunda Guerra Mundial e lê O Mundo em que Vivi de Ilse Losa, que aborda a extraordinária capacidade de resiliência deste povo.

 

4. Encontra a casa certa e prepara a mudança

Residência universitária ou casa por conta própria? Sozinho ou a dividir com outros? Quarto ou apartamento? Encontrar a casa certa para vários meses ou anos nunca é tarefa fácil – e é apenas o primeiro passo.

A seguir, é preciso tratar da mudança, e empacotar os essenciais para estudar fora requer alguns cuidados. Na note!, encontras fita-cola, x-atos, etiquetas, fitas, tesouras e muitos outros essenciais para deixar tudo pronto e seguro. Além disso, há uma grande variedade de acessórios de decoração, para que te sintas como em casa.

 

 

5. Escolhe as mochilas e bolsas

Com tanta atenção dedicada a como chegar ao destino, nem sempre se perde muito tempo a pensar em como vão ser as deslocações estando lá. Mas ter o equipamento certo, como mochilas, bolsas e pastas e tote bags, é essencial para as idas e vindas da universidade e muitos outros planos.

Não esperes até aterrar para começar a pensar nisto. Faz uma escolha calma e ponderada antes de sair de casa, para poderes comprar com qualidade e a bom preço. Aproveita a gama de Universitários da note! com marcas de referência como Eastpack, Jansport, e muitas outras.

6. Prepara o material de escritório

Talvez não seja a primeira coisa em que se pensa ao fazer a mala, mas o material de escritório é indispensável para o rendimento escolar. Cadernos, blocos de notas, agendas, canetas, máquinas de calcular, sublinhadores e réguas podem ser difíceis de encontrar noutras paragens – ou, pelo menos, das mesmas marcas e a bom preço.

Por outro lado, é o tipo de compra que deve ser feito com calma e tempo. Se forem escolhidos antes da viagem começar, é menos uma preocupação. Por isso, antes de partir, faz uma visita à note! e trata de tudo.

 

Com estas dicas, estás um pouco mais perto de partir à aventura. Prepara tudo o que for possível antes de partir para poderes fazer as melhores escolhas, em locais de confiança. Visita a note! e encontra o que precisas para esta nova aventura.