Flocos de neve dignos de um filme da Disney, grinaldas de flores e luz para dar as boas-vindas, e uma árvore com espaço para muitos presentes. Há algo melhor do que a decoração de Natal? Estas são 7 dicas simples que qualquer pessoa pode seguir para fazer com que a casa pareça saída de uma revista de Natal na Lapónia.
1. Escolhe um esquema de cores central para a decoração de Natal
Ter um esquema de cores central nas decorações de Natal é indispensável para garantir um ambiente equilibrado, acolhedor e confortável. Fica-te por 2 a 3 cores da época, de preferência em tons neutros como o cinza ou o dourado, pontuado com alguns destaques verdes ou vermelhos.
Estas cores funcionam bem com qualquer solução decorativa e são intemporais. É menos provável que te canses ao longo dos anos, o que também faz com que possam ser facilmente reaproveitadas. E esse é um dos segredos para poupar na decoração de Natal e ter um pouco mais de orçamento para presentes!
2. Começa pela árvore de Natal
A árvore da Natal é a protagonista desta época. Há quem tenha uma verdadeira e quem prefira artificiais. À partida, uma árvore de Natal de plástico exerce um maior impacto ambiental, mas se tiveres uma árvore verdadeira e trocares todos os anos, deixa de ser sustentável. Dito doutro modo, o mais importante é reutilizá-la de ano para ano.
Por outro lado, também podes criar a tua própria árvore de Natal com alguma criatividade. Tudo o que precisas é de um escadote, livros e de alguns materiais reciclados, como papel e cartolinas. Podes ainda juntar pinhas e pulverizar com neve falsa – basta um pouco para conseguir um arranjo fantástico.
Estes elementos simples permitem construir uma árvore de Natal alternativa, com a colaboração (e diversão!) de toda a família. Vais ver que te surpreendes com os resultados, para não falar da poupança.
3. Na decoração de Natal, menos é mais
Não é preciso exagerar nas decorações para causar um impacto nesta época do ano. Começa pela decoração de Natal nos espaços onde passas mais tempo, como a sala e a cozinha. Em seguida, escolhe algumas peças-chave que farão a diferença, em vez de muitos pequenos elementos que acabam por se perder no espaço.
Os pormenores são fundamentais, principalmente se forem pessoais. Talvez acrescentes fotos de natais passados no móvel da sala, postais de Natal numa parede, meias junto à lareira ou um calendário do advento – ficam bem em qualquer espaço e tornam o ambiente mais natalício.
4. Escolhe elementos de decoração amigos do ambiente
Seguindo a mesma lógica da árvore de Natal, também as decorações devem ser recicladas, recicláveis e escolhidas para durar. As estrelas, presépios, embrulhos, mantas, luzes, bolas, árvores e até o pai natal devem ser feitos de materiais sustentáveis. Mais uma forma simples de decorar com gosto, com materiais que se vão tornando vintage, sem gastar muito. Guarda-os num recipiente adequado, para que se mantenham em bom estado durante mais tempo.
Se gostas de trabalhos manuais, aproveita esses talentos e faz enfeites de Natal 100% personalizados, com materiais amigos do ambiente. É uma forma de ter uma decoração de Natal única, enquanto proteges o planeta. Tem sempre em mente que uma atitude mais pragmática reduz custos, desperdícios e stress.
5. Escolhe a iluminação mais festiva
A iluminação pode criar o clima para dias mais aconchegantes de inverno. É verdade que a inflação não facilita e que os preços da eletricidade não ajudam. Mas com alguns cuidados, é possível ter uma iluminação especial de Natal sem gastar muito. Uma opção é recorrer a fios de luzes LED para iluminar as janelas, os armários ou a porta de entrada, para receber quem chega.
Acender algumas velas é outra forma de elevar o nível da decoração de Natal, sem receber como prenda uma enorme fatura da luz. As velas ficam ótimas como peças centrais em mesas e armários, criam um ambiente mais intimista e podem ainda perfumar e colorir o espaço. Atenção às crianças e evita locais de perigo.
6. Os presentes são a melhor decoração
Destacar os presentes de Natal e colocá-los debaixo da árvore dá mais vida à decoração de Natal. Na note!, há uma enorme variedade de embrulhos, com várias cores e padrões, que vão combinar na perfeição com a árvore de Natal.
Escolhe um que seja bem marcante, utiliza caixas grandes e adiciona fitas e laços oversize. O espaço em volta vai ficar logo mais acolhedor.
7. Faz da decoração de Natal uma atividade em família
Fazer com que as crianças ajudem na decoração de Natal é uma tradição fantástica. Para isso, basta ter alguns materiais, como cartolinas de várias cores, colas e tesouras.
Além disso, ajuda ter pequenos enfeites que todos possam colocar, como bolas de várias cores, fios de luzes, a caixa de correio ao Pai Natal e, claro, a estrela no topo. Quanto todos ajudam, o resultado é um Natal inesquecível. Reservem um dia inteiro, escolham a playlist certa e comecem a decorar.
Com estas dicas de Decoração de Natal, é mais fácil deixar a casa pronta para as festividades sem estragar o orçamento. Junta a família e venham à note para escolher tudo o que precisam e descobrir as surpresas que temos reservadas para este ano.