6 ideias para decorar a casa e organizar uma festa de Halloween

Está a chegar a noite mais assustadora do ano. Os mortos saem à rua, os vivos encolhem-se de medo e todos se divertem à grande. Descobre como decorar a casa para uma festa de Halloween inesquecível, sem te assustares com o orçamento.

 

1. Escolhe um tema central

Vampiros ou lobisomens? “Texas Chainsaw Massacre” ou “Ainda Sei o que Fizeste no Verão Passado”? Paranormal ou sangue por todo o lado? Qualquer que seja o tema que mais te inspira nesta noite de medo, é importante ser coerente.

Claro que há as cores obrigatórias que já ajudam a orientar: o laranja-abóbora e o preto profundo são clássicos. Combinam na perfeição com o vermelho-sangue, ornamentos dourados e prateados. Tudo para criar uma atmosfera de putrefação, mas com um certo requinte. E, claro, para manter os convidados na expectativa do que está para vir. Na note! encontras sortidos de decoração de Halloween que te ajudam a dar o mood certo à decoração, qualquer que seja o tema escolhido.

 

2. Convoca os fantasmas

Não é preciso um tabuleiro Ouija para despertar seres de outro mundo. Podes facilmente criar fantasmas a partir de lençóis ou roupa velha. Basta fazer o recorte nos olhos e colocá-los perto da porta de entrada, para receber os convidados. Experimenta também pendurar no teto ou nas janelas, para criar um efeito de assombração apavorante.

 

3. Não te esqueças das abóboras

As abóboras são um clássico das festas de Halloween. Sendo um dos elementos principais desta festividade, podem e devem ser incluídas na decoração. Para quem não tem muito tempo (ou jeito) para trabalhos deste gabarito, pode optar por comprar uma abóbora já pronta.

Se, por outro lado, o objetivo é fazer a abóbora, o processo é muito simples. Com uma boa faca, começa por cortar a parte superior.  Escava o interior e separa o recheio para uma receita deliciosa. Depois, basta desenhar os olhos e a boca com o marcador e cortar. Por fim, coloca uma vela no seu interior. Podes ainda decorar o exterior com tinta preta para dar uma expressão sinistra ao “rosto” da abóbora.

 

4. Pendura teias de aranha em sítios inesperados

As teias de aranha são uma excelente opção para decoração de Halloween, pois vão dar um toque arrepiante ao espaço.

Para criar teias de aranha realistas espalha um pouco de cola líquida em dois blocos de esferovite, e esfrega em círculos, numa quantidade generosa. Depois, separa os blocos lentamente. Os fios de cola vão esticando e rompendo, numa textura semelhante às das teias de aranha. Com o dedo, espalha no teto, na entrada, na sala ou até na casa de banho. No final da festa, estas “teias” são fáceis de remover.

 

5. Prepara as máscaras

A casa pode estar perfeita, mas são os convidados que dão o toque final numa festa de susto. De chapéus de bruxa, a grinaldas caveira, sem esquecer a máscara mostro ou a bandolete faca-ensaguetada, na note! encontras sugestões horripilantes que fazem toda diferença.

Podes também optar por um conjunto de máscaras sortidas, para teres opções para todos à medida que vão chegando. Dá preferência a máscaras cheias de cor, o mais berrantes possível, mas sempre dentro do teu tema escolhido.

6. Organiza atividades 

A festa de Halloween tem mais piada com algumas atividades já preparadas. Já experimentaste  bowling com copos de fantasmas? Um concurso de gargalhas de vilão? Um escape room infernal na cozinha? Ou contar histórias de terror, apenas com a lanterna na mão e com o vento lá fora? Encarna as personagens, muda as vozes e deixa os presentes na dúvida se estão perante uma possessão ou um grande contador de histórias.

 

Com estas dicas é mais fácil ter uma festa de Halloween arrepiante sem gastar muito dinheiro. Tudo o que é preciso é alguma imaginação, os produtos essenciais de Halloween e não ter medo de assustar. Experimenta!