dia internacional da juventude

O Dia Internacional da Juventude é comemorado anualmente no dia 12 de agosto (hoje), sendo uma data comemorativa que tem como objetivo educar e consciencializar a sociedade sobre a importância que a juventude tem sobre o progresso social e o desenvolvimento sustentável no planeta. Na note! não podemos deixar esta data passar em branco, assim sugerimos 2 dicas de como celebrar o Dia Internacional da Juventude. São sugestões focadas em literatura e cultura, ideais para dias longos e quentes das férias de verão.

Dia Internacional da Juventude: sugestões para um dia cultural

Se tens os jovens da família em casa de férias, durante as próximas semanas de verão, propomos que organizes um dia focado em literatura e cultura, de modo a poderem celebrar o Dia Internacional da Juventude em família.

 

Bons livros para ler ao ar livre

 

Visita a museus literários

No Dia Internacional da Juventude organiza um dia dedicado à literatura, que começará com uma visita a um museu ou casa/museu de um poeta ou outro escritor português icónico. De norte a sul do país, dependendo da morada da vossa residência ou onde estejam a passar férias, existem várias opções.

Em Santa Cruz do Douro, visitem a Fundação Eça de Queiroz - Casa de Tormes, onde poderão ter acesso ao espólio e à obra literária do escritor Eça de Queiroz. Uma das maiores referências da literatura portuguesa, autor de grandes obras como “Os Maias” e “O Crime do Padre Amaro”, conhecido pelo seu sentido crítico da sociedade do século XIX. Para uma verdadeira e romântica viagem no tempo, é possível chegar à Fundação a partir de comboio, recriando o cenário do seu último livro, “A Cidade e as Serras”.

No centro do país, mais propriamente em Coimbra, podem visitar a Casa-Museu de Miguel Torga, um dos mais influentes escritores portugueses do século XX, no ramo da poesia, contos e memórias. Adolfo Correia da Rocha, cujo pseudónimo literário era Miguel Torga, exercia a profissão de médico, tendo enveredado pela escrita de poesia desde muito cedo. Nesta casa, onde o escritor viveu entre 1953 e 1995, estão disponíveis algumas das primeiras edições da sua obra e manuscritos, mas também objetos pessoais e peças de arte (pintura, cerâmica, arte sacra).

Se viverem mais a norte de Portugal, podem também visitar o Espaço Miguel Torga, localizado na sua cidade natal (São Martinho de Anta, em Sabrosa). Um edifício, de muros em xisto, projetado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, que tem como objetivo estudar e divulgar a obra poética e literária de Miguel Torga, através de exposições, conferências e outros eventos.

Em Lisboa, têm duas casas-museu bastante emblemáticas: Casa Fernando Pessoa e a Fundação José Saramago. A Fundação, localizada na emblemática “Casa dos Bicos”, é um espaço dedicado à vida e obra do escritor, com um programa de exposições e atividades. Este ano, mais propriamente, a dia 16 de novembro 2022, comemora-se o Centenário de José Saramago. Assim, até a essa data podem usufruir de exposições e eventos, especialmente dedicados ao seu trabalho literário.

Na freguesia de Campo de Ourique, na Rua Coelho da Rocha 16, está disponível para visita a Casa Fernando Pessoa, a última morada deste escritor, reconhecido a nível mundial. Aqui é possível o ver o quarto e os objetos pessoais reconstruídos, existindo também uma área de exposição interativa e uma biblioteca especializada, onde os visitantes poderão ter contacto com a obra, a vida e o mundo deste poeta. Depois da visita, desfrutem de uma bebida ou refeição ligeira na agradável e calma esplanada deste espaço.

 

Livros juvenis recomendados para as férias

 

Visita à melhor livraria

Escapem das horas de maior calor, ou encerrem o final de uma tarde após a visita a museus literários, com uma ida a uma loja note!

São mais de 80 lojas espalhadas por todo o país, com uma vasta oferta de livros: Poesia, Romance, Romance Histórico, Biografias, História e Política, Policial e Fantástico, Livros de Bolso, Banda Desenhada, Tempos Livres e Vida Prática.

Demorem-se pelas estantes, leiam excertos na área de leitura, e debatam sobre os livros que mais querem levar para casa. Não percam de vista a secção de Top Literário e Novidades.

 

Os 6 melhores livros para ler na praia

 

Voltem para casa com a sensação de um Dia Internacional da Juventude muito bem passado. Dedica-te à cultura durante as férias de verão!