Explicações? Quando saber que faz sentido apoio extracurricular

Existem alguns indícios que os pais conseguem facilmente detetar nos filhos, de modo a compreender se os mesmos necessitam de apoio extracurricular numa determinada disciplina. Descobre quais são esses sinais:

De modo que os pais compreendam se existe alguma disciplina em que os seus filhos possam precisar de apoio extracurricular é necessário, antes de mais nada, estabelecer uma rotina de acompanhamento dos estudos. Só assim poderão detetar a tempo as principais dificuldades enfrentadas pelos jovens estudantes.

Como auxiliar os filhos, durante o período escolar?

1. Rotina escolar

Um dos primeiros passos, e talvez o mais importante de todos, é os pais estarem permanentemente informados sobre a rotina escolar dos seus filhos, durante o ano letivo 2021/2022. Para além disto, estarem sempre atentos, caso alguma mudança surja no dia-a-dia do estudante.

Em termos de rotina, é importante que os pais estejam a par dos horários semanais (e.g. carga horária, pausas, entre outros), as disciplinas obrigatórias e as opcionais (caso se aplique no ano escolar do aluno), bem como as tarefas escolares que levam para casa (e.g. TPC, projetos, testes).

2. Organização do material escolar e estudo

À medida que os anos escolares se estendem mais complexo passa a ser o processo de aprendizagem e de estudo, por parte dos alunos. Se nos primeiros anos as crianças apenas têm um professor e poucas disciplinas, nos anos seguintes os docentes mudam, passando a ser várias e as matérias mais aprofundadas e exigentes.

Assim, é necessário que os pais apoiem diariamente os seus filhos, de forma a ensiná-los a organizar o seu ambiente de estudo (e.g. secretária, quarto), bem como respetivo material.

Fornecer um local de estudo calmo, com luz natural e ergonómico, e material escolar de carácter personalizável e adaptável a qualquer disciplina e tarefa é muito importante para os alunos se conseguirem organizar. Tal estimula à concentração e, consequentemente, a melhores resultados. Descobre na www.noteonline.pt o melhor material de:

3. Rever matéria dada e TPC’s em conjunto

Durante a semana, uma das figuras parentais (dependendo do tempo, pode ser uma tarefa realizada com conjunto ou repartida) deve-se sentar com um filho de cada vez e: rever os pontos mais importantes que estão a dar nas aulas; questionar abertamente se têm dúvidas; e analisar, ou fazer em conjunto, os trabalhos de casa.

Neste momento de conversa e partilha, sobre os conteúdos escolares, os pais conseguem, mais facilmente, perceber se existem dúvidas e dificuldades de apreensão, por parte dos filhos.

4. Estimular à autoconfiança do estudante

Mesmo que a supervisão e acompanhamento sejam necessários, para que os pais percebam se os seus filhos necessitam de apoio extracurricular, é também importante incutir-lhes sentido de responsabilidade, face ao trabalho escolar que devem fazer e compreender as consequências se tal não acontecer (e.g. reprovar o ano).

No final do dia, é o futuro do estudante que é posto em causa.

Encontrar um equilíbrio entre ser exigente, mas não demasiado, parece ser um desafio, mas é possível. Se os pais apresentarem demasiadas expectativas e julgamentos, tal vai acabar por desmotivar a criança.

 

Como detetar que o aluno pode estar a precisar de apoio extracurricular?

Durante o processo de acompanhamento da rotina escolar dos filhos, os pais vão conseguir estar mais despertos e sensíveis para respostas dadas e comportamentos efetuados, que podem ser excelentes indicadores que o aluno está a precisar de apoio extracurricular, numa disciplina em específico ou no geral.

Alguns indícios que podem significar que o aluno pode estar a precisar de apoio escolar são:

  • Mostra-se agitado ou evitar responder a questões referentes à escola (e.g. aulas, disciplinas, tarefas que tem de fazer…);
  • Crianças que, anteriormente, eram independentes, e que de repente se tornam muito dependentes dos pais e com necessidade de atenção;
  • Comportamento distante ou algo deprimido;
  • Comportamento distraído e desorganizado;
  • Demasiado tempo a terminar uma tarefa escolar, após as aulas;
  • Maus resultados, apesar de horas intensivas dedicadas ao estudo;
  • Problemas em dormir ou comer.