journaling

O journaling é uma técnica algo semelhante aos diários de adolescência, onde se organiza pensamentos e partilha memórias pessoais, mas com a particularidade de pretender exercitar ao máximo a criatividade de cada pessoa que tenha um bullet jornal.

Por outras palavras, journaling mistura vários tipos de escrita (longos textos, lista de tarefas, calendários ou bullets com pensamentos) com técnicas artísticas de organização do caderno. Descobre 5 dicas de journaling que te podem ajudar a começar o teu bullet journal durante as tuas férias de verão.

Journaling no verão: 5 dicas essenciais

Aproveita o tempo livre que o verão te dá para experimentares coisas novas, como a técnica de journaling. Se nunca ouviste falar deste conceito ou sabes do que se trata, mas não sabes por onde começar, então estas cinco dicas são para ti.

1. Questiona-te

Durante estes sete meses do que ano que já se passaram, certamente que viveste experiências que te fizeram refletir sobre ti, os outros e o mundo. As experiências de vida moldam a personalidade, a forma de agir e os gostos pessoais. Por isso mesmo, são tão importantes.

Para começares a praticar journaling é importante saberes que temas te interessam, que memórias ou objetivos pessoais queres ver trabalhados e retratados no teu bullet journal. Apesar de não teres de te cingir a uma temática ou ponto de interesse, isto ajudar-te-á a começar.

Aproveita os longos dias de verão, para tirares algumas horas só para ti. Relaxa, senta-te e analisa o que te envolve. Depois de alguns minutos questiona-te a ti coisas que queiras desenvolver, mudar ou melhorar em ti: “Qual é o meu maior sonho?”; “O que gostava de mudar em mim?”; “O que aprendi este verão?”; “Como vou aprender a ler mais este ano?”.

Estas novas questões pessoais serão o mote para começares a técnica de journaling, sendo o motivo principal pelo qual irás começar a escrever e a ilustrar o teu caderno.

 

2. Sê consistente

Algo que deves aprender na técnica de journaling é a consistência na escrita. Como qualquer outra coisa em que desejes investir tempo, deverás criar uma rotina diária até que essa ação se transforme num hábito pessoal.

Podes começar por todos os dias escrever uma página onde refletes sobre questões pessoais, desde tópicos mais gerais até temas muito mais íntimos e profundos. Isto fará com que mais facilmente agendes tempo no teu dia para escreveres sobre pontos que te interessem refletir.

Com o passar do tempo irás compreender que journaling não é forçosamente apenas escrever sobre o mesmo, desde o momento em que começaste a usar o teu bullet journal. Poderás variar os temas, as formas de escrita e apresentação dos teus pensamentos.

 

 

3. Cria comandos diários

Para além dos textos mais extensos, uma das técnicas de journaling que te vão ajudar a manter esta consistência de escrita e a transformar o teu bullet journal num “espaço” inspirador é a criação de comandos (prompts) diários.

Estes comandos diários refletem positividade, referem-se a memórias ou a ensinamentos que te ajudam a chegar à mudança. Basicamente, são listas que podes criar todos os dias ou quando te falta inspiração para escrever outra coisa.

Deixamos aqui algumas ideias: “Lista de pessoas pelas quais estou grata”; “As melhores decisões que tomei na minha vida”; “Lista de diária de afirmações positivas” e “Pequenas coisas que me dão alegria ao longo do dia”.

 

4. Diverte-te

Journaling pode ir desde simples escrita de tópicos de interesse pessoal, com pequenos títulos e bullets, até à pintura e ilustração daquilo que estás a escrever, ou pura decoração das folhas, sejam estas pontilhadas, lisas ou pautadas.

Seleciona padrões ou tonalidades de cor, por tópico ou mês. Faz títulos divertidos, coloridos e impactantes, enquanto praticas vários tipos de lettering.

Desenha figuras ou gráficos representativos do tema que escreveste, por exemplo: os sonhos que queres realizar, cidades que visitaste, objetos que queres comprar, posições de yoga que praticas em casa, prioridades na tua vida.

Também podes pintar folhas em aguarela, realizar colagens, colar stickers, entre muitas outras coisas. O importante é divertires-te e tornares o journaling num hábito diário, onde te podes expressar criativamente.

 

5. Escolhe o melhor material de papelaria

Para que te sintas inspirado/a com o teu bullet journal é essencial que compres um caderno ou planner que tenha tudo aquilo que procuras: design moderno, possibilidade de personalização; folhas pontilhadas ou lisas.

Combina diferentes marcadores, canetas, com lápis, borrachas, aguarelas, pincéis e muito mais, de forma a poderes começar a técnica de  journaling com todos os materiais que necessitas.

 

Explora a arte do journaling este verão! Na note! tens todo o material de papelaria que necessitas para começares a escreveres os teus pensamentos e a praticar letterings e ilustrações.