Menu

Leituras de verão: porque são tão importantes para a criança?

As leituras de verão ajudam as crianças a reter hábitos de aprendizagem que foram estimulados, durante o período escolar anterior. Sabe mais sobre este tópico e descobre as motivar durante as férias:

As férias de verão são essenciais para as crianças descansarem, estarem perto da natureza e passarem bons momentos de diversão com a família e/ou amigos. Contudo, os professores notam que, devido a este longo período de descanso, os alunos geralmente diminuem os seus hábitos de leitura e, consequentemente, a sua capacidade em reter informação. E porquê? Porque geralmente, não existe um estímulo para que estes continuem a ler durante a pausa escolar.

As leituras de verão são imprescindíveis, tanto para a criança manter o foco e a sua capacidade de reter informação, adquiridos ao longo dos últimos meses de estudo, como para lhes estimular o conhecimento geral e o pensamento crítico. Dois pontos extremamente essenciais e que garantem, em parte, o sucesso escolar do jovem no período letivo seguinte.

Leituras de verão: como encorajar os mais novos a ler?

  • Listagem de livros para ler

Os professores e/ou os pais, com o aproximar do final do ano escolar, devem selecionar um conjunto de livros para as crianças lerem durante as suas férias. Esta é uma forma de lhes passar segurança e objetividade sobre a importância de manter hábitos regulares de leitura.

As crianças vão, mais facilmente, ler se já tiverem livros propostos pelos educadores ou pais, do que se ainda lhes for pedido para escolher o material de leitura. Elabora uma lista de 2 livros por mês, selecionando temáticas variadas e passíveis de agradar a todos os gostos:

 

  • Bingo de leitura

E porque não relacionar jogos com hábitos de leitura? Uma ideia divertida e fácil de motivar os mais novos a ler é introduzi-los a um bom desafio. Cria um “Bingo de Leituras de Verão” para toda a família, ou apenas para as crianças, que deve ser jogado de quinze em quinze dias, ou mensalmente.

As regras não devem ser as mesmas de um Bingo tradicional, devendo-se adaptar este tipo de jogo à ideia principal: todas as crianças da família devem participar e começar a ler depois do desafio.

Como o fazer? Criar uma folha para cada participante com uma grelha de 9 quadrados. Em cada quadrado deve estar um nº associado, bem como um tipo de livro, hábito ou desafio relacionado com a leitura. O orientador do jogo deve assim começar por selecionar um nº, através de uma bola ou papéis de sorteio dispostos num saco. Assim que selecionar um nº, este deve ser dito em voz alta, o participante que o tiver grita “Bingo!” e lê o que tem escrito no seu quadrado.

Precisas de ideias? Podes adicionar géneros literários, como outro tipo de atividade e desafio que esteja relacionado com leitura:

  • Memorizar um poema
  • Ler um livro de História
  • Ler um livro dos anos 90
  • Aceitar uma sugestão de leitura e finalizá-la em 1 semana
  • Escrever uma avaliação de leitura sobre uma biografia

 

  • Clube de Leitura

Funda um Clube de Leitura em família, onde semanalmente, durante a refeição, se debate um tema, escritor ou livro, à escolha de cada um. A ideia é todos poderem participar.

Seja o pai ou a mãe a começar, o tio ou o primo, o que interessa é que todos os adultos sintam vontade de ler e, principalmente, queiram ajudar as crianças a se motivarem para momentos de leitura durante o verão.

Como o fazer? Cada semana uma pessoa fica encarregue de trazer um género literário (ex. romance, poesia, contos...), tema (ex. comédia, arte, aventura, espaço, ambiente), autor (ex. Sophia de Mello Breyner, J.K. Rowling, Jeff Kinney, …) para se debater durante a refeição em família.

A ideia será que todos leiam algo sobre o género literário, tema ou autor mencionado na semana anterior. Na reunião seguinte, os participantes devem dizer o que leram, contar um pouco sobre a sua experiência de leitura e porque gostaram ou não.

Aqui é muito importante que sejam as crianças a falar mais, de modo a motivá-las a continuar e estimular o seu pensamento crítico sobre literatura no geral.

 

As leituras de verão podem (e devem) ser divertidas! Temos coleções infanto-juvenis para todos.

 

A note! deseja-te umas boas férias!