Os melhores livros Young Adult que todos deveriam ler

Seja um policial, um romance ou um thriller os melhores livros Young Adult têm figuras centrais bem construídas, enredos que prendem desde a primeira página e revelações até ao último momento. Há paixões tórridas e mistérios que parecem indecifráveis, um mundo novo cheio de aventuras à tua espera atrás destas páginas. Começa aqui esta viagem.

 

1. Nós os Dois na Lua de Alice Kellen

Nós os Dois na Lua de Alice Kellen

Dois jovens conhecem-se em Paris e começam uma amizade que vai crescendo a partir de então, à distância, através de uma troca constante de mensagens. Ela sente-se perdida enquanto ele pensa conhecer-se muito bem. Esta é a história de amor entre Rhys e Ginger que mesmo em locais distintos do mundo e com realidades completamente diferentes, encontram na lua, todas as noites, um ponto em comum.

 

2. Um de Nós Mente de Karen M. McManus

Um de Nós Mente de Karen M. McManus

Simon Kelleher é o criador de uma aplicação onde são expostos pormenores da vida privada da elite da escola. Um dia, morre misteriosamente numa sala na presença de quatro colegas. Qual deles é o culpado: a melhor aluna da escola, a estrela da equipa de basebol, a menina perfeita ou o traficante de droga em liberdade condicional? 'Um de Nós Mente' é um thriller viciante que te vai prender do início ao fim.

 

3. Amor e Santorini de Jenna Evans Welch

Amor e Santorini de Jenna Evans Welch

Tudo começa quando Liv Varanakis recebe um postal do seu pai, que a tinha abandonado aos 8 anos de idade. Pede-lhe que viaje até à Grécia e participe com ele num documentário sobre a Atlântida. Dada a pouca relação com o pai, Liv não fica muito entusiasmada, mas começa a mudar de ideais quando percebe os encantos de Santorini (pores do Sol maravilhosos, água azul—turquesa, gastronomia deliciosa). Contudo a ilha parece ter mais a revelar. Afinal qual o real motivo do convite do pai?

 

4. A Vingança Perfeita de Holly Jackson

A Vingança Perfeita de Holly Jackson  - O Homicídio Perfeito N.º 3

Neste livro, que é a conclusão de 'O Homicídio Perfeito', Pip percebe que não está apenas a receber ameaças de morte online, está também a ser perseguida na vida real. Tudo aponta para que o responsável seja um assassino em série apanhado naquela mesma zona, anos antes. Mas se este homem está preso, quem é que a persegue? Terá a polícia a pessoa errada? Cabe a Pip encontrar o suspeito numa aventura mirabolante.

 

5. Heartstopper de Alice Oseman

Heartstopper: Volume 1 (Edição Tie-In) de Alice Oseman

Eis um romance de Alice Oseman que aborda de forma simples e bonita o amor em todas as suas formas. Charlie e Nick são colegas de escola, mas nunca se chegaram a conhecer até que um dia são obrigados a sentar-se lado a lado. A partir daí, tornam-se grandes amigos. Entretanto Charlie começa a apaixonar-se por Nick, apesar de sentir que não tem qualquer hipótese. Mas a verdade é que o amor acontece de formas surpreendentes – e depois de ler este livro Young Adult não vão sobrar muitas dúvidas sobre isso.

 

6. No Final, Morrem os Dois de Adam Silvera

No Final, Morrem os Dois de Adam Silvera

Imagina o que seria receberes a notícia de que te restavam 24 horas de vida! Certamente ias querer vivê-las ao máximo e é isso que acontece a Mateo e a Rufus, dois estranhos cujas vidas se cruzam no último dia. Os dois conhecem-se através da app “Ultimo amigo” e encontram-se para uma derradeira e intensa aventura. E tu também te vais apaixonar, mas por este livro!

 

7. A Hipótese do Amor: Edição Especial de Ali Hazelwood

A Hipótese do Amor: Edição Especial de Ali Hazelwood

Se tens TikTok podes já ter ouvido falar deste bestseller do New York Times. Se não, vais perceber aqui porque precisas de ler esta edição especial. Olive e Adam Carlsen são dois cientistas que combinam fingir que são namorados. Após uma conferência que corre mal, Adam, conhecido pelos seus alunos pelo mau temperamento, surpreende Olive de várias formas. A partir daí, o plano que parecia tão bem estruturado começa a descarrilar – e ainda bem para o leitor!

 

8. Os Sete Maridos de Evelyn Hugo de Taylor Jenkins Reid

Os Sete Maridos de Evelyn Hugo de Taylor Jenkins Reid

Este é um livro dentro de um livro que cruza as vidas de duas mulheres. Com os 80 anos como pano de fundo, Evelyn Hugo, uma das maiores estrelas de Hollywood, decide contratar a jornalista Monique Grant para escrever a sua história. À medida que vai narrando uma vida recheada de glamour, romances, ambição, amizades improváveis e escândalos, Monique percebe que afinal a sua própria história está ligada à da artista, da maneira mais trágica.

 

9. Acorda para a Vida, Chloe Brown de Talia Hibbert

Acorda para a Vida, Chloe Brown de Talia Hibbert

Depois de estar às portas da morte devido a um acidente, Cloe traça um plano para tornar a sua existência mais interessante. Seguem-se viagens de mota, viagens pelo mundo, noitadas, e farras diversas. Para isso, pede ajuda a Red, o vizinho motoqueiro e tatuado. Só que apaixonar-se não fazia parte do plano!

 

10. Isto Acaba Aqui de Colleen Hoover

Isto Acaba Aqui de Colleen Hoover

Lily apaixona-se por Ryle, um neurocirurgião que inicialmente parece ser perfeito. Contudo, aos poucos, esta jovem de 25 anos, vai reconhecendo que os comportamentos do seu namorado se aproximam das atitudes do seu próprio pai: manipulações disfarçadas de amor, e sucessivos pedidos de desculpa. Será que Lily tem força suficiente para quebrar este ciclo? Será que Isto Acaba Aqui?

 

11. O Príncipe Cruel de Holly Black

O Príncipe Cruel de Holly Black Volume 1

Este livro de Holly Black é perfeito para quem gosta de ficção. Trata-se de uma história viciante, que envolve intrigas, espionagem e lutas num mundo encantado e misterioso onde a personagem central, Jude, precisa de lutar para sobreviver e também para salvar as suas irmãs. Deixas-te encantar?

 

12. Daqui Fala o Sam de Dustin Thao

Daqui Fala o Sam de Dustin Thao

'Daqui Fala o Sam' é a mensagem de voicemail que Julie Clarke não consegue parar de ouvir. Com apenas 16 anos, a vida da personagem muda drasticamente com a perda do namorado num acidente de carro. E se primeiro entra em negação e tenta à força recorrer a todas as memórias possíveis, depois luta para aceitar a perda. Este livro vai mexer-te com as emoções, e ensina lições importantes sobre o luto, o amor e a vida.

 

13. Os Melhores Anos de Kiley Reid

Os Melhores Anos de Kiley Reid

Alix Chamberlain é a mãe de Briar, uma bebé de dois anos, e Emira Tucker é a baby-sitter acusada de ter orquestrado o seu rapto, apenas por ser uma jovem negra. Esta acusação acaba por resultar numa aproximação entre estas mulheres que revela uma ligação inesperada. Tudo o que pensam de si mesmas, do mundo em que vivem e dos privilégios sociais que nele existem, será colocado em causa, ao longo destas páginas.

 

14. Fala com o Ex de Rachel Lynn Solomon

Fala com o Ex de Rachel Lynn Solomon

Numa estação de rádio que enfrenta dificuldades de audiências, Shay e Dominic são escolhidos para coapresentar um programa inovador. 'Fala Com o Ex' tem como conceito a conversa entre dois ex-namorados que devem partilhar conselhos amorosos com os ouvintes. Mas há dois grandes problemas nesta dupla. O primeiro é que nunca namoraram o que, se descoberto, pode levar a um boicote do publico. O segundo é que se odeiam. Mas até quando?

 

15. Corte de Espinhos e Rosas de Sarah J. Maas

Corte de Espinhos e Rosas de Sarah J. Maas

Aos 17 anos, Feyre mata um lobo na floresta. Como consequência e em busca de vingança, é levada por uma criatura monstruosa para uma terra lendária. Por lá, a caçadora conhece o seu carcereiro que, ao contrário do que imaginava, a trata como uma princesa. Ao estilo da Bela e o Monstro, neste livro, Feyre terá como missão evitar que um mal antigo corroa este reino e o dos comuns mortais.

 

Estes são alguns dos melhores livros Young Adult do momento, que abordam de frente temas como a perda, a depressão, as relações, o amor, as conquistas, as rejeições, a sexualidade, as drogas, a violência, os sonhos, a busca pela identidade… em diferentes cenários, mundos e géneros literários. Tudo isto está nas prateleiras das lojas note! e no site, onde podes encontrar estes títulos na secção “Young Adult”.