Postais de Natal originais: 4 ideias para ti

Escreve as mais bonitas mensagens em postais de Natal originais que podes fazer ou, simplesmente, personalizar.

Já começaste a decorar a tua casa? E a pesquisar pela prenda perfeita para ofereceres aquele amigo especial ou a um familiar? Se sim, sabe que os podes surpreender ainda mais com embrulhos originais de Natal personalizados por ti. Agora, para complementares a beleza desta quadra, não te esqueças que as palavras são importantes. Esta é uma época repleta de manifestações de amizade, amor e companheirismo. Não deixes nada por dizer! Mostra o teu apreço por aqueles que te rodeiam e oferece-lhes postais de Natal originais com uma bonita e singela mensagem escrita.

Para a construção de postais de Natal originais começa por selecionar um papel apropriado para o efeito, com uma gramagem específica. Por norma folhas de caderno de desenho ou cartolinas resultam muito bem. Começa por marcar as dimensões do postal natalício, com o auxílio de uma régua e um lápis ou lapiseira. Delimita margens se necessário e começa a cortar! Quando a base do postal estiver feita, depois é apenas seguires a tua inspiração.

Deixamos 4 tipos de postais de Natal originais que podes fazer:

  1. Postal de aguarelas

Começa por selecionar que tipo de desenho vais querer fazer. Será uma imagem tipicamente relacionada com o Natal, ou algo mais personalizado e focado nos interesses da pessoa a que vais oferecer este postal?

Pinta uma árvore de Natal, grinaldas natalícias, flocos de neve, entre outras imagens e escreve no centro “Feliz Natal” ou outro texto. Podes também preencher a parte frontal apenas com uma pintura e deixares o verso para escreveres aquilo que te apetecer. Que materiais vais precisar?

 

  1. Postal com efeito de cozedura

Uma ideia muito gira para postais de Natal originais é cosê-los com fio de lã ou kraft. Cria uma imagem, por exemplo, a forma de uma estrela ou árvore de Natal usando um furador.

No fim, de modo a preencheres os furos, e dares contorno à forma, basta passares os fios pelos buracos. Passa fios com a mesma cor ou diferentes tons, uma ou mais vezes, dependendo do efeito que queres dar ao postal. Que materiais vais precisar?

 

  1. Postal tridimensional

Os postais de Natal originais podem ser, literalmente, de outra “dimensão”. Atribui textura e relevo ao teu postal. Como? Começa por selecionar a tua base de trabalho, usa o postal de uma folha ou dividido em dois. Depois, com o recurso de cartolinas de outras cores, começa por fazer uma forma de origami ou outra técnica que atribua um aspeto tridimensional ao objeto.

Por fim, basta colocares a forma tridimensional à parte frontal do postal e terminar com a introdução de outros elementos, como desenhos/ilustrações ou simplesmente efeitos de cola glitter. Que materiais vais precisar?

 

  1. Envelopes geométricos

Porquê limitar os postais de Natal originais ao seu formato standard que todos nós conhecemos? Cria um envelope num formato geométrico à tua escolha e dentro do mesmo escreve uma mensagem divertida, um poema ou outra coisa qualquer. Descobre como dobrar o teu próprio envelope com o inspirador tutorial de Camille Styles. Que materiais vais precisar?

 

Consulta os tamanhos universais, comumente utilizados, para a construção de postais:

  • 21 x 9.5 cm;
  • 6 x 13.9 cm;
  • 14 x 14 cm;
  • 2 x 11.7 cm.

 

A note! deseja-te um Natal muito inspirador e repleto de projetos DIY!