9 puzzles para crianças de todas as idades

Sabias que além de serem muito divertidos, os puzzles são também jogos didáticos? Contribuem para o desenvolvimento cognitivo das crianças, estimulam a curiosidade e aprendizagem, e treinam a concentração e disciplina.

São uma excelente opção para desenvolver a coordenação, a memória visual e a capacidade de resolver problemas, entre vários outros benefícios. Vê alguns dos melhores puzzles disponíveis na Note! para os mais novos e para passarem horas memoráveis em família.

 

1. Puzzle “Rainbow “- para dar mais cor ao Natal

Os mais pequenos são peritos em dar asas à imaginação e o mundo visto por assim é sempre mais bonito e colorido. Neste puzzle, indicado para maiores de 3 anos, constrói-se um arco-íris, cor a cor. À medida que se vão juntando as 36 peças, descobrem-se flores, borboletas, fadas, e pozinhos mágicos. Uma atividade para encantar!

 

2. Puzzle “Era Jurássica” – para voltar a um tempo mágico

Indicado para crianças a partir dos 3 anos, este puzzle de 100 peças dos dinossauros conquista facilmente os miúdos. É que são muitos os que têm um fascínio especial por estes gigantes pré-históricos. É simples e colorido, e coloca estes animais em pleno mundo jurássico. Montem-no em família enquanto explicas o que comiam, onde andavam e como viviam estas criaturas.

 

3. Puzzle “T-Rex 3D Creature” – o rei dos puzzles para crianças

E como o interesse por dinossauros é comum a crianças de todas as idades e, inclusive, a adultos, eis um puzzle T-Rex em 3D, para agradar a todos. Destinado a maiores de 6 anos e com 82 peças, implica atenção, concentração e orientação espacial. Mas não te preocupes, para facilitar as peças são numeradas e existem instruções para seguir.

 

4. Puzzle “Animais do Oceano “ – 150 peças de pura diversão

Os animais despertam sempre a curiosidade infantil e os brinquedos com este tema fazem prendas de Natal infalíveis. Afinal, é inato ao ser humano sentir afinidade com estas adoráveis criaturas. Indicado para crianças com 6 anos ou mais, o puzzle 'Animais do Oceano' junta as espécies que nadam nos nossos mares. Para torná-lo ainda mais educativo podes aproveitar para sensibilizar a criança para a importância de preservarmos a vida marinha.

 

5. Puzzle “World Of African Animals” – um desafio para todas as idades

E dos oceanos passamos para Terra firme! Mais precisamente para o continente africano onde se concentram muitas espécies de vida selvagem, incluindo claro, o rei Leão. Todos os maiores de 10 anos podem fazer este puzzle dos animais da África, mas é preciso estar preparado para um grande desafio. São 750 peças com detalhes minuciosos. No final, podem desfazê-lo para montar novamente ou, quem sabe, emoldurar!

 

6. Puzzle “Poster Mundo Animal” – para emoldurar e colocar na parede

Ainda no tema fauna, é interessante que as crianças entendam onde podem encontrar os diferentes animais. No mapa mundo temos regiões frias e quentes, meios aquáticos e terrestres, mamíferos, repteis, aves, insetos, peixes e anfíbios… E nada melhor do que um puzzle que permite descobrir tudo isto, pouco a pouco, à medida que se vai fazendo. São 200 peças e um póster, ou um mundo inteiro para descobrir, numa folha de papel.

 

7. Puzzle “À Descoberta De Portugal” – a brincar é que se aprende

Entre os 5 e os 10 anos, a pequenada já tem idade para perceber que o nosso planeta está dividido em diferentes países, cada um com a sua História e tradições. Como é muito importante conhecermos a nossa origem e os feitos dos nossos antepassados, o puzzle 'À descoberta de Portugal' é um bom ponto de partida para introduzir os mais novos. Peça a peça (e são 108), vão entendendo a geografia, conhecendo a fauna e flora e descobrindo os monumentos de norte a sul.

 

8. Puzzle “Batman” – para fãs do super-herói

Voltamos ao mundo da fantasia, desta vez para o universo dos super-heróis da Marvel. Sãro fortes e corajosos, têm poderes, protegem o mundo dos vilões e são uma fonte de inspiração para os mais pequenos. Aprendem-se noções de bem e de mal, certo e errado. Este puzzle do Batman para crianças entre os 6 e os 8 anos, com cores vibrantes e apelativas, é como um bilhete para Gotham city. Conseguirão ultrapassar este desafio?

 

9. Puzzle “Harry Potter” – o mundo mágico agora em puzzle

E finalmente sugerimos um puzzle popular da série de filmes Harry Potter, que não vai agradar apenas crianças. Várias gerações foram marcadas pelo mundo Mágico de Hogwarts. Mas atenção que nenhuma varinha mágica termina este puzzle. Terão mesmo de dedicar-lhe tempo e paciência para encontrar o lugar certo para as 1.000 peças.

 

Já sabes onde podes encontrar os melhores puzzles e muito mais. Consulta a nossa secção jogos e didáticos, no site, ou procura-os numa loja Note! perto de ti.