Regresso às aulas: dicas para começar em grande

O regresso às aulas é sempre um desafio para pais e crianças. É um momento de mudança, transição e adaptação para todos, mas sobretudo um momento importante para os mais pequenos, que podem atravessar distintas emoções.

Para evitar as dores de cabeça de deixar tudo para a última hora, é importante preparar o novo ano letivo com tempo. Partilhamos algumas dicas para que todos lá em casa estejam prontos para um regresso às aulas em grande.

1. Prepara o regresso às aulas com antecedência

Planificar com antecedência é fundamental. Por isso, dedica algum tempo a conhecer as datas mais importantes do calendário escolar 2023/2024. Não só para cumprir com o orçamento definido, mas também para que o processo de adaptação seja gradual e para evitar imprevistos ou surpresas. Aqui os organizadores ou planners semanais podem ajudar a que nada escape.

Organizador Secretária

2. Faz uma lista do material necessário

Fazer uma lista com tudo o que é necessário para o começo do ano letivo é chave para não derrapar no orçamento. Além disso, comprar o material escolar com antecedência pode ajudar a poupar, ao evitar preços mais elevados, aproveitar promoções ou até evitar compras por impulso.

3. Adere ao programa TRIBO

Se queres beneficiar de promoções e descontos para poupar no regresso às aulas, é importante estar sempre atento. Se és TRIBO tem acesso a promoções e vantagens exclusivas, durante todo o ano letivo, em grandes marcas de papelaria: Oxford, Faber-Castell, Staedtler, Newpen e Bic.

4. Opta pelos manuais escolares gratuitos

Como já deves saber, as crianças que frequentam o ensino obrigatório podem beneficiar de manuais escolares gratuitos, o que representa uma poupança significativa para o regresso às aulas. Regista-te na plataforma MEGA e reserva já os teus livros através de escolanote.pt, sem custos.

5. Escolhe uma mochila adequada

Na hora de escolher uma boa mochila para o regresso às aulas, além do gosto de cada um, é importante que seja ergonómica e confortável. As crianças carregam diariamente os livros e o restante material escolar, pelo que se recomenda que o peso da mochila com o material nunca ultrapasse os 10% do peso corporal e que o tamanho seja adequado à estatura da criança. Dá uma olhada à nossa coleção de mochilas escolares e encontra aquela que melhor se adapte às tuas necessidades.

Mochila - Go With The Flow

6. Organiza o espaço de estudo em casa

Quando as aulas começam é importante garantir que há um espaço em casa com boas condições para o estudo. Na note! encontras as melhores soluções de organização e uma ampla variedade de organizadores de escritório para guardar todo o material escolar. Lembra-te que este espaço deve confortável e ergonómico. Além disso, deve estar também bem iluminado e longe de distrações.

7. Prepara a rotina e planifica as refeições

Com o regresso às aulas, há um regresso à rotina e é importante definir bem os horários e planificar as refeições e lanches. A chegada do novo ano letivo deve trazer consigo hábitos saudáveis e uma dieta equilibrada. Tem isto em conta na hora de preparar lancheiras para os miúdos lá em casa.

Saco Lanche Game Totto

8. Motiva as crianças

Durante esta etapa de transição, é importante manter um espírito animado e positivo. Apesar de ser um período que pode ser algo stressante, transmite às crianças boas vibrações e uma atitude otimista. No fim de contas, um novo período letivo é sempre motivo de celebração.

 

Façam do regresso às aulas uma experiência divertida e memorável, onde vão conhecer novos colegas e professores, adquirir conhecimentos e, essencialmente, viver novas aventuras em mais um ano de aprendizagem.