regresso a escola

O regresso à escola nem sempre é visto com grande ânimo e boa disposição por todos os estudantes. O fim das férias de verão, o retorno à rotina e aos dias preenchidos, podem trazer alguns sentimentos de angústia e incerteza para os mais novos. Sim, o início de um novo ano letivo implica sempre mudanças, seja da matéria dada, dos professores, da turma e, por vezes, até os colegas.

Aprenda a amenizar as emoções mais negativas ou sensações de ansiedade, em mais um regresso à escola, com 5 dicas que temos para si.

Regresso à Escola: 5 dicas para motivar os estudantes

Desde conversas entre pais e filhos, até a introdução de novas rotinas e hábitos nas últimas semanas de férias dos estudantes.

1. Memórias positivas sobre a escola

Em vez de evitar tocar no assunto, crie momentos de conversa com o seu/s filho/s sobre o regresso à escola e foque-se em memórias felizes e positivas, alcançadas ao longo dos últimos anos.

Pergunte ao seu filho se está entusiasmado com o regresso à escola e, independentemente da sua resposta, faça-o recordar do último ano letivo e o que ele mais gostou desses meses na escola: fez novos amigos? Ficou inspirado com alguma matéria que tenha aprendido? Tirou a melhor nota em alguma disciplina? Foi eleito delegado de turma?          

Desde modo, as crianças começam lentamente a mentalizar-se que o regresso à escola está prestes a chegar e que isso não tem de ser necessariamente sinónimo de tristeza ou angústia. Faça com que as crianças vejam que a escola pode (e deve) ser um espaço onde os estudantes aprendem, mas também se divertem muito.

 

2. Sessão de compras em conjunto

Durante as férias de verão, ou quando voltarem a casa depois de alguns dias ou semanas bem passados a descansar, marquem uma sessão de compras inteiramente dedicada ao material escolar das crianças.

Escolham um dia completo, ou várias manhãs ou tardes, onde se focam na parte gira e divertida do regresso à escola: comprar as novas coleções de mochilas, estojos, lancheiras, bem como restante material de papelaria para os seus estudos.

 

3. Brinquedos educativos para o verão

Preencha os dias de verão dos seus filhos com brincadeiras que sejam altamente didáticas, ou seja, aposte em jogos e exercícios que promovam o desenvolvimento da inteligência emocional de crianças e dos jovens estudantes.

Adquira brinquedos que ajudem em áreas importantes para o seu sucesso e evolução enquanto estudante, desde o desenvolvimento do vocabulário, pensamento criativo e/ou ortografia. Na note! pode encontrar desde puzzles, jogos didáticos a livros de atividades repletos de exercícios giros e muito estimulantes.

 

4. Ler, ler e ler

As férias das crianças servem para estas poderem descansar, brincar, mas também aprender. Organize as suas longas horas durante o dia com momentos dedicados à leitura. Ofereça-lhes livros escritos pelos seus autores preferidos, as suas histórias favoritas ou algumas das sugestões que temos para as férias dos estudantes.

Seja um exemplo a seguir e leve também os seus livros, juntamente com os das crianças, para qualquer lado em que seja possível dedicarem alguns minutos ou horas a ler. Seja na praia, num jardim ao ar livre, ou noutro cenário idílico, transmita o quão é importante e divertido ler.

 

6. Quarto de dormir redecorado

Não há nada melhor do que oferecer certos ‘miminhos’ às crianças que se preparam para mais um regresso à escola. Olhem para este novo ano letivo com muita alegria e entusiasmo, e redecorem o quarto como símbolo desse grande período de mudança.

Deitem fora objetos que as crianças já não queiram, reorganizem o espaço de estudo e da descanso, pintem as paredes, comprem novas roupas de cama ou acessórios de escritório. Pequenos detalhes vão fazer com que as crianças se sintam entusiasmadas para voltar a casa depois das férias, e se comecem a preparar com todo o estilo para mais um regresso à escola.

 

Torne o regresso à escola num momento especial e de partilha entre pais e filhos! Conte com a note! para o ajudar em mais um ano letivo.