como ler um livro rapido

Se este ano desejas adicionar mais livros à tua estante, fica a saber que podes aprender como ler um livro rápido e bem. Existem técnicas que te podem ajudar a acelerar o teu ritmo de leitura e garantir que consegues ler mais obras literárias durante as tuas férias de verão.

Como ler um livro rápido: 4 técnicas essenciais

Em média um jovem adulto consegue ler cerca de 200 palavras por minuto, tendo a tendência de aumentar para cerca de 300 palavras em momentos da sua vida, como a entrada para a universidade. Isto prova que a prática diária é tudo! Aprende como ler um livro rápido, seguindo estas técnicas:

1. Grupo de palavras

Deves começar por contemplar na tua prática, de como ler um livro rápido, uma rotina diária de leitura. Se dedicares entre 20 minutos e 2 horas do teu dia para leres, vais começar a compreender que a quantidade de termos que incluis no teu campo de visão, num período de leitura, está a aumentar.

Ao manter uma cadência regular de leitura, o grupo de palavras que se lê de seguida aumenta, automaticamente. Usar a técnica de grupo de palavras, ajuda-te a assimilar um maior número de informações, num menor período de tempo... o que permite que qualquer pessoa termine, mais rapidamente, um livro.

 

Dia do Autor Português: 10 excelentes livros para ler

 

2. Leitura silenciosa

A leitura silenciosa é a que se realiza visualmente, sem a necessidade do recurso da voz. Esta é outra técnica aliada à aprendizagem de como ler um livro rápido e porquê? Sabe que se leres silenciosamente, sem teres de pronunciar as palavras, torna o momento de leitura muito mais efetivo e rápido.

Uma leitura em voz alta envolve que o cérebro gaste mais tempo e energia a assimilar a informação, ao contrário do que se faz quando apenas lemos em silêncio.

 

3. Técnica de Indentação

Inicialmente, esta técnica auxiliar de como ler um livro rápido, pode parecer um pouco artificial, mas com o treino irás compreender que resulta bastante bem. O que deves fazer? Basicamente, a ideia é treinar a tua visão periférica e assimilar (de uma só vez) a maior parte de cada frase.

Para isso, deves concentrar a tua visão na secção de meio de cada frase, cerca de 1 centímetro do início e do fim de cada linha. Verás que com o treino irás começar a absorver a informação completa de uma frase, mesmo que apenas estejas com os olhos focados no meio.

 

 

4. Guias

Outro método que podes testar, durante o teu treino para adquirir ferramentas de como ler um livro rápido, é a simples utilização de guias de leitura. Por guias referimo-nos ao dedo ou a uma caneta/lápis.

Ao utilizares um suporte, que irá conduzir-te até ao final de cada frase, verás que começas a ler muito mais, num curto espaço de tempo. Isto ocorre, porque estás a atrair os olhos para o movimento rápido e mecânico do teu dedo ou da caneta.

Esta técnica permite que elimines momentos de desconcentração, tais como saltar linhas e não seguires o trecho do texto até ao fim.

 

No Mercado do Livro note!, a decorrer até dia 11 de julho, em todas as lojas, tens centenas de opções literárias com fantásticos descontos que te irão ajudar a aprender como ler um livro rápido e de forma eficaz. Vem visitar-nos!