escritores portugueses contemporaneos

Portugal sempre teve autores que ficarão para sempre na história da literatura internacional, desde Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, José Saramago, e muitos outros. Um país repleto de talento, que continua a dar cartas neste ramo artístico. Descobre cinco grandes escritores portugueses contemporâneos sobre os quais vais querer descobrir as suas obras mais relevantes.

Cinco grandes escritores portugueses contemporâneos

Selecionamos cinco nomes de escritores portugueses contemporâneos que consideramos serem uma referência nacional no panorama literário atual. Uma escolha difícil que teve em consideração muitos outros nomes, repletos de talento, que acabaram por não ser contemplados neste top.

1. Afonso Cruz

Afonso Cruz é um dos escritores portugueses contemporâneos que mais merece ser destacado, devido à sua vasta obra publicada e ao reconhecimento que recebe, constantemente, tanto a nível nacional como internacional. É um autor de romances multipremiado por obras como “Jesus Cristo Bebia Cerveja” (Prémio Time Out — Melhor Livro do Ano, 2012), “Para onde vão os guarda-chuvas” (Prémio Sociedade Portuguesa de Autores, 2013) e “Flores” (Prémio Fernando Namora, 2015).

Para além de escritor, Afonso Cruz é ilustrador, cineasta e músico da banda The Soaked Lamb. Natural da Figueira da Foz, completou os seus estudos em estabelecimentos de ensino bastante conhecidos do país: Escola António Arroio, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e o Instituto Superior de Artes Plásticas de Madeira.

Como obras a destacar para agradáveis e inspiradoras tardes de leitura, temos: “A Boneca de Kokoschka”, “Sinopse de Amor e Guerra” e “O Vício dos Livros”.

 

2. Gonçalo M. Tavares

Autor nascido em Luanda, no ano de 1970, tendo se estabelecido em Aveiro no seguimento da Guerra Colonial em Angola. Este é um dos escritores portugueses contemporâneos que vale a pena descobrir o seu trabalho, hoje em dia traduzido em mais de 50 países.

Gonçalo M. Tavares estreou-se como escritor de obras literárias em 2001, com o seu primeiro livro intitulado de “Livro da Dança”, tendo a partir daí se afirmado como um dos grandes nomes do romance em Portugal. Os seus livros já receberam vários prémios em território nacional e no estrangeiro, com especial destaque para “Uma Viagem à Índia”, “Jerusalém” e “O Senhor Valéry”.

Explora o trabalho de um dos escritores portugueses contemporâneos mais especiais da literatura nacional, com estas três sugestões de leitura para o verão: “Diário da Peste – O Ano de 2020”, “Dicionário de Artistas” e a sua mais recente obra “Aprender a Rezar na Era da Técnica”.

 

 

3. João Tordo

Se procuras escritores portugueses contemporâneos que se reparem entre o romance, o policial e o ensaio, este é um autor para ti. João Tordo nasceu em Lisboa, em 1975, e conta já com dezessete livros publicados. Recebeu vários prémios, com especial destaque para o Prémio Literário José Saramago em 2009, o Prémio Fernando Namora em 2021 e o Prémio GQ. Ao longo dos anos, foi finalista de muitos outros.

A sua obra encontra-se publicada em diversos países, como França, Itália, Alemanha, Hungria, Espanha, Croácia, Sérvia, México, Argentina, Brasil, Uruguai ou Colômbia.

Apaixona-te pela escrita de João Tordo em livros como “Naufrágio”, “O Livro dos Homens sem Luz”, “Felicidade”, “O Luto de Elias Gro” e “A Noite em que o Verão Acabou”.

 

4. Pedro Chagas Freitas

Para quem adora ler romances, certamente que já ouviu falar em Pedro Chagas Freitas, natural da cidade de Guimarães e um dos escritores portugueses contemporâneos que mais ama e é amado. Divide o seu tempo entre a carreira de jornalismo e o mundo da literatura, tendo já escrito centenas de obras e publicado quase 40 livros.

Os seus romances já contam com vendas superiores a um milhão de cópias em todo o mundo. O seu principal público de leitores localiza-se em países como Portugal, Itália, Brasil e México.

Apaixona-te por alguns dos seus livros disponíveis em noteonline.pt e numa das 80 lojas note! espalhadas pelo país: “Prometo Falhar”, “Prometo Amar”, “M#rda! Amo-te”, “Foste a Maneira Mais Bonita de Errar” e “A Raridade das Coisas Banais”.

 

 

5. Raul Minh'alma

A fechar esta bonita lista dos cinco escritores portugueses contemporâneos que deves de ler durante as tuas férias de verão, temos Raul Minh'alma. Um jovem escritor, natural de Marco de Canaveses e formado em Engenharia Mecânica na FEUP.

Contudo, foi na literatura que encontrou o seu rumo para a expressão artística. Raul Minh'alma publicou a sua primeira obra em 2011, com o título “Desculpe Mãe”, mas foi em 2016, com apenas vinte e quatro anos, que alcançou o reconhecimento do público com o seu primeiro bestseller “Larga Quem Não Te Agarra”.

Descobre alguns dos mais importantes livros lançados pelo jovem escritor e adquire alguns para leres nos teus dias de descanso: “Se Me Amas Não Te Demores” e “Larga Quem Não Te Agarra”.

 

Uma lista de alguns dos melhores escritores portugueses contemporâneos que poderás encontrar no Mercado do Livro note!, até dia 11 de julho, com livros com descontos imediatos associados. Aproveita e compra em noteonline.pt ou numa das 80 lojas note! localizadas por todo o país.