dia mundial da saude

Desde 1950, que o Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente. Uma data que está relacionada com a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que ocorreu dois anos antes.

Este ano o tema é “o nosso planeta, a nossa saúde” que simboliza a importante relação que existe entre o planeta e a saúde dos seres humanos. No Dia Mundial da Saúde, descobre como podes viver mais e melhor através de 4 dicas relacionadas com rotinas, alimentação e a prática de exercício físico.

Dia Mundial da Saúde: 4 dicas para uma vida mais longa e saudável

No Dia Mundial da Saúde, focamo-nos em dicas que te permitam trabalhares na melhor versão de ti próprio: mais focado, disciplinado, saudável e, claro, feliz!

Estabelece rotinas

Cria uma lista de prioridades que tenhas, ou queiras adicionar, à tua rotina diária. Será acordar mais cedo? Fazer mais desporto? Passar mais tempo com a tua família? Qualquer pessoa tem metas que deseja estabelecer, sendo que estas escolhas podem-se alterar com o tempo.

No Dia Mundial da Saúde deixamos uma lista de prioridades que devem fazer parte da rotina de qualquer pessoa:

  • Dormir entre 7 e 8 horas por noite;
  • Comer alimentos nutritivos;
  • Praticar exercício regularmente;
  • Escovar e usar fio dental diariamente;
  • Manter relações positivas com amigos e familiares;
  • Encontrar motivos para sorrir várias vezes ao dia;
  • Desfrutar de refeições em família e com amigos;
  • Experimentar yoga;
  • Manter uma postura correta frente ao computador.

Descobre quais são as rotinas que mais sentido fazem para ti e complementa estas decisões com leituras interessantes sobre Saúde e Bem-Estar.

Cozinha refeições apetitosas

Se estás a pensar “Ah, comer comida saudável significa renunciar ao seu sabor”, então sabe que estás redondamente enganado.

No Dia Mundial da Saúde, damos-te alguns exemplos de ingredientes que podes introduzir nas tuas refeições que, para além de serem muito saborosos e terem uma excelente textura, garantem que introduzas uma ampla gama de nutrientes na tua dieta: amêndoas, aveia, lentilhas, brócolos, maçãs; couves, mirtilos, abacates, vegetais verdes folhosos, batata-doce.

Temos dezenas de opções de livros de culinária para te inspirares no momento de cozinhar.

 

6 truques para uma rotina alimentar saudável e saborosa

 

Pratica um desporto que gostes

No Dia Mundial da Saúde, faz sentido mencionar o exercício físico regular como um dos métodos para viver mais e melhor. No entanto, a primeira questão que te colocamos é a seguinte: qual é a prática desportiva que te dá mais gosto de fazer? Gostavas de experimentar algo novo? Se sim, o quê?

Mover o corpo não deve ser visto como mais uma das muitas obrigações que temos de cumprir no nosso dia-a-dia. O exercício físico deve ser encarado como um momento de exploração, diversão e relaxamento.

Assim, antes de te comprometeres a praticar desporto com regularidade, deves: perceber o que gostavas de melhorar no teu corpo (força, flexibilidade ou equilíbrio) e que tipo de desporto te poderá ajudar a alcançar os estes objetivos, ao mesmo tempo que se torna numa prática prazerosa para ti.

Precisas de um pouco de inspiração? Consulta as sugestões de livraria de Vida Prática que temos para ti.

 

8 livros para uma vida saudável em 2022

 

Presta atenção ao teu bem-estar mental

O corpo e a mente estão em constante conexão. No Dia Mundial da Saúde, destacamos também a necessidade de trabalharmos no nosso bem-estar mental e emocional.

Reserva entre 15 a 30 minutos para meditares, ao longo da semana. Tal ajuda a reduzir índices de stress e ansiedade que possas ter acumulado no corpo e na mente. Se és novo nesta prática, poderá ser útil descarregares apps de meditação ou ouvir faixas de áudio com guias para iniciantes.

A meditação permite treinares a tua mente para estar no momento presente, de modo a “esvaziá-la” e focares-te no teu corpo e na respiração. O treino é a única forma de conseguires, gradualmente, eliminar pensamentos e expectativas da tua mente, enquanto meditas.

Cada corpo e mente são únicos, sê paciente e aproveita todo o processo para aprenderes a não julgar aquilo que possa surgir na tua consciência durante a prática.

Temos sugestões de livros sobre Espiritualidade à venda em noteonline.pt ou numa das 80 lojas note! espalhadas pelo país.

 

Celebra o Dia Mundial da Saúde com a note!