historias para leitura infantil

Vários são os presentes que podes oferecer no Dia da Criança, dependendo do tipo personalidade dos mais pequenos. Contudo, uma escolha sempre acertada são histórias para leitura infantil, opções perfeitas para estimular a aprendizagem, concentração e imaginação das crianças. Descobre seis autores de livros que qualquer criança deveria ler.

Histórias para leitura infantil: 6 autores imperdíveis

Para o Dia da Criança oferece narrativas que contenham ensinamentos e mensagens especiais para os mais novos. Reunimos livros e/ou coleções infantojuvenis, indicadas como presentes nesta data comemorativa que se aproxima.

1. Coleção “O Diário de um Banana” de Jeff Kinney

“O Diário de um Banana” de Jeff Kinney é uma série famosa de histórias para leitura infantil que se centra na personagem principal, chamada de Greg Heffley, mais conhecido como «Banana». Nesta coleção, com mais de uma dezena de diferentes títulos publicados, as crianças podem seguir as aventuras diárias deste herói improvável que comprova que nem sempre é fácil ser criança.

Greg vê-se aprisionado na escola preparatória, onde fracotes minorcas dividem os corredores com miúdos mais altos e malvados que já fazem a barba. Como a própria personagem diz no seu diário: Não esperem que eu me ponha para aqui com "Querido Diário" isto e "Querido Diário" aquilo. Felizmente para nós, o que o Greg diz e o que realmente faz são duas coisas muito diferentes.

Histórias de fazer rir e também refletir. Segue o dia-a-dia de «Banana» e o seu melhor amigo, Rowley, seja em casa ou na escola. Esta coleção, do género ficção científica, é escrita e desenhada pelo ilustrador norte-americano Jeff Kinney, um autor bestseller, nº 1 do New York Times e seis vezes vencedor do Nickelodeon Kids’ Choice Award, na categoria Livro Favorito.

Descobre a série de livros “O Diário de um Banana”.

 

2. Coleção de livros Enid Blyton

 

As histórias para leitura infantil de Enid Blyton são uma referência desde a década de 1930. Blyton foi uma escritora popular, natural do Reino Unido, que deixou um legado literário de obras educativas para crianças e adolescentes.

Várias são as séries de livros pelas quais é reconhecida, desde “Os Cinco”, “Os Sete”, “As Gémeas”, “Noddy”, “O Colégio das Quatro Torres”, “A Rapariga Rebelde”, entre outros. Consulta alguns exemplos de livros disponíveis em noteonline.pt, com desconto imediato até 40%:

  • “A Rapariga Rebelde: Aventuras na Escola” (Vol. 1)

Quem disse que ser rebelde é fácil? Elizabeth é uma miúda bonita, mas muito mimada e egoísta. Quando é obrigada a ir para um colégio interno, decide que vai ser a aluna mais problemática que já alguma vez por lá passou. Só assim poderá ser expulsa e voltar para casa. Mas Elizabeth cedo percebe que ser rebelde não é tão simples como pensava. Aventuras na escola que, afinal, revelam uma rapariga com um grande coração. Compra este livro.

  • “Os Sete e os seus Rivais” (Vol. 4)

O Clube dos Sete tem a sua última reunião até às férias de Natal, pois em tempo de aulas não costumam existir aventuras. Mas a irmã mais nova do Jaime, a Susana, que criou um clube com mais quatro amigos para imitar o Clube dos Sete, monta uma cilada ao irmão.

O Jaime e o Jorge vão, à noite, à Quinta Tigger - a casa em ruínas que serve de abrigo para vagabundos - e apanham um susto de morte ao ouvirem uns indivíduos a terem uma conversa suspeita. O medo transforma-se em excitação e os amigos decidem marcar uma reunião urgente, têm um mistério para desvendar e uma nova aventura para viver! Compra este livro.

  • “Os Cinco Salvam o Tio” (Vol. 6)

O pai da Zé está a trabalhar num projeto ultrassecreto e muda-se para a ilha de Kirrin, por motivos de segurança, levando consigo o Tim, para o proteger. Quando, certa noite, o cão desaparece, a Zé percebe que algo está a correr mal. Conseguirão os Cinco proteger a fórmula secreta do tio Alberto? Compra este livro.

  • “As Gémeas - uma Aluna Misteriosa em Santa Clara” (Vol. 15)

Começa um novo ano em Santa Clara e o entusiamo é geral com a chegada da Sancha Holmes, uma colega nova, modelo famosa de revistas e desfiles de moda. Mas não é a única, chega também uma outra aluna, a Cátia - esquecida, troca-tintas e muito misteriosa -, cujo único interesse são… pombos! Cabe à turma das gémeas Lacey ajudar na integração das colegas, mas a tarefa não será nada fácil! Conseguirão chegar ao final do período com a missão cumprida? Compra este livro.

 

 

3. Coleção “O Bando das Cavernas” de Nuno Caravela

A coleção de histórias para leitura infantil “O Bando das Cavernas” nasceu da imaginação do escritor e ilustrador Nuno Caravela, natural da cidade de Lisboa. Uma série literária, dedicada ao público infantojuvenil, com mais de 250 mil livros já vendidos em Portugal.

Cada livro acompanha uma aventura de um grupo muito especial de amigos: o Tocha, a Ruby, o Menir, o Kromeleque, o Tzick e o Sabre. São narrativas repletas de curiosidades, jogos, ensinamentos e sempre capazes de arrancarem uma bela gargalhada aos mais novos.

Conforme o autor afirma, “Com “O Bando das Cavernas” pretendo, acima de tudo, divertir e estimular a imaginação dos mais novos, transportá-los ao longo das páginas para um mundo de descobertas, onde tudo é possível. Onde todos os personagens, cada um com as suas diferenças, limitações, defeitos e virtudes, se tornam amigos nos quais se pode confiar e que acompanhamos em qualquer aventura.”

Descobre a famosa coleção “O Bando das Cavernas”.

 

4. Coleção de livros David Walliams

O reino de histórias para leitura infantil do escritor e autor de comédia britânico, David Walliams, são uma referência mundial. Este é, sem dúvida, um dos autores infantis mais talentosos e engraçados do mundo. Mais do que motivos para explorar as suas obras literárias e oferecê-las aos mais novos no Dia da Criança. Descobre alguns dos seus mais aclamados livros:

  • “A Incrível Fuga do Meu Avô”

Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para o 6.º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Há muitos, muitos anos, o avô Bandeira foi um ás dos céus e herói de guerra. Mas quando começa a confundir a idade que tem e o tempo em que vive, é enviado para um lar. A única pessoa capaz de o compreender é Jack, o neto. Juntos, embarcarão na maior aventura das suas vidas e planearão a mais ousada das fugas! Compra este livro.

  • “Koiza”

Esta é a história de uma criança que tinha tudo mas, ainda assim, queria mais - uma koizinha mais. Sim, Magda tinha tudo. Mas "tudo" não era suficiente. E quando informa os pais de que quer uma KOIZA, os pais até tentam, mas o problema é que não fazem ideia do que é uma KOIZA... é assim que o Sr. e a Sra. Manso partem para as catacumbas da biblioteca da cidade, em busca da misteriosa MONSTROPÉDIA.

Lá encontrarão tudo sobre o paradeiro das criaturas mais raras do universo. Resta saber se a KOIZA também lá vive... Uma fantasia deliciosa e muito tola sobre dois pais perfeitamente simpáticos e uma filha absolutamente monstruosa - com a participação especial de... uma KOIZA! Compra este livro.

  • “Nome de Código: Bananas”

LONDRES: 1940 Em plena Segunda Guerra Mundial, o pequeno Eric passa os dias no Jardim Zoológico de Londres. É lá que vive o seu animal preferido, a gorila Gertrudes. Quando a cidade é bombardeada, Eric, o tio Sid, funcionário do zoo, e a gorila conseguem fugir para perto da praia. E quando acham que estão seguros, descobrem um plano de guerra ultrassecreto. Compra este livro.

 

 

5. “Quando Vou Dormir o Mundo Para” de Leonor Tenreiro

O que se passa com o mundo quando dormimos? Será que fica tudo quietinho no momento em que fechamos os olhos? Ou os nossos brinquedos continuam a brincar sem esperar por nós? Talvez seja como no jogo do macaquinho do chinês, mas ao contrário: as pessoas e as coisas só se mexem quando olhamos para elas.... Será?! Lê este bonito livro.

 

6. “Adivinha Quanto Eu Gosto de Ti” de Sam McBratney

Às vezes, quando gostamos muito, muito de alguém, queremos encontrar uma maneira de descrever como os nossos sentimentos são grandes. Mas como descobrem a Pequena Lebre Castanha e Grande Lebre Castanha, o amor não é coisa fácil de medir! Descobre esta história aqui.

 

Mima as crianças com livros de renome, escritos por autores que os mais novos devem ler neste Dia da Criança! Descobre estas e muitas mais sugestões em noteonline.pt ou numa loja note! perto de ti.