tecnica pomodoro

 

A Técnica Pomodoro devolve a concentração e a produtividade a qualquer aluno, principalmente em fases mais complicadas do ano letivo, como é o caso do 3º período escolar, em que o tempo tem de ser dividido entre trabalhos de casa, projetos e preparação para as provas finais.

Descobre o que é a Técnica Pomodoro e como a podes aplicar na tua rotina enquanto estudante.

O que é a Técnica Pomodoro?

A Técnica Pomodoro foi desenvolvida por Francesco Cirillo, em 1988, e tem como objetivo gerir da melhor maneira o tempo e as tarefas pendentes de um trabalhador ou estudante.

No seu livro, intitulado por “A Técnica Pomodoro”, o consultor explica o sistema que criou para melhorar a produtividade. Cirillo criou um método que ensina as pessoas a usar um período de tempo pré-definido para concluírem tarefas que tenham planeadas. 

O uso desta técnica permite saber não só o número de atividades que foram feitas, como a qualidade das mesmas.

 

Truques de preparação para testes e exames

 

Porque devem os estudantes experimentar a Técnica Pomodoro?

Usar a Técnica Pomodoro nos estudos permite que o aluno otimize o seu tempo para estudar.

Este é um método ideal para períodos de estudo mais intensivos, como é o caso de testes ou exames finais, pois consiste numa técnica que permite aos jovens aprender, ao mesmo tempo que garantem que o cansaço não interfere no seu rendimento.

 

Dicas para ler mais e melhor!

 

Como funciona a Técnica Pomodoro?

A palavra Pomodoro advém do italiano e significa tomate. Esta é uma técnica de estudo que faz referência aos famosos temporizadores de cozinha que, geralmente, têm formato de fruta.

Como num temporizador, que tem o objetivo de definir um período de cozedura, este método divide as tarefas de estudo em períodos de produção. Assim, a Técnica Pomodoro tem a duração total de 2 horas e divide-se em quatro pomodoris, sendo que cada um corresponde a 30 minutos.

Antes de começar, é essencial que o estudante tenha:

  • Um despertador ou timer (pode ser o smartphone);
  • Uma folha de papel, bloco de notas ou um documento Word no computador.

 

Tendo os materiais à mão o estudante pode começar. A Técnica Pomodoro divide-se assim em: 25 minutos de produção e 5 minutos de pausa. Este processo é repetido até ser concluído o período de duas horas, sendo que a recompensa é o aluno ter usufruído de meia hora de descanso.

No final de cada um dos períodos de estudo o aluno deve apontar tudo aquilo que realizou durante os 25 minutos.

Em relação às pausas de 5 minutos, estas devem ser utilizadas para o aluno realizar algo que não exija esforço mental, como por exemplo: caminhar um pouco, interagir nas redes sociais, comer algo nutritivo ou beber um copo de água.

 

Os livros do Plano Nacional de Leitura mais vendidos

 

Quais são as vantagens da Técnica Pomodoro?

Francesco Cirillo afirma que criou a Técnica Pomodoro para combater a ansiedade que sentia quando era estudante. Este é um método fácil, capaz de 'obrigar' a mente a focar-se naquilo que requer atenção num momento específico, de forma a concluir a tarefa e deixar a mente calma de novo.

Vários são os fatores positivos associados a esta técnica de produtividade e rendimento, tanto aplicada no estudo, como no trabalho:

  • Aliviar a ansiedade;
  • Aumentar o foco e a concentração;
  • Diminuir as interrupções;
  • Ampliar a consciência sobre as decisões;
  • Impulsionar a motivação e mantê-la constante;
  • Reforçar a determinação para atingir os objetivos;
  • Melhorar o processo de trabalho ou estudo.

 

Como podem os alunos beneficiar com o Apoio Escolar?

 

O material escolar que necessitas para a tua Técnica Pomodoro

Estuda com o auxílio de métodos de rendimento, como é o caso da Técnica Pomododo, e com o melhor material escolar existente na noteonline.pt ou numa das 80 lojas note! Deixamos aqui algumas sugestões.

Livros de Apoio Escolar

O melhor material escolar TRIBO

 

As melhores soluções para os teus estudos estão na note! Descobre tudo em noteonline.pt ou numa loja note! perto de ti.