slow aging

A indústria da cosmética, bem como outras áreas da saúde e bem-estar, vieram rever conceitos como o Anti Aging, trocando-os por definições mais positivas e associadas à qualidade vida, como é o caso do Slow Aging. Compreende o significado deste conceito e como tem impacto na forma como experienciamos o ritmo do envelhecimento.

Slow Aging: o que significa

Slow Aging é um conceito que tem potencial interesse para ramos, como a Medicina Integrada, que promovem a compreensão do impacto direto que fatores externos e a manutenção regular do nosso corpo e mente têm na nossa saúde e bem-estar.

Por outras palavras, Slow Aging, foca-se em objetivos complementares de prevenção de doenças e na manutenção de uma elevada qualidade de vida. Um novo conceito oposto a Anti Aging, que se foca em práticas que buscam interromper o envelhecimento.

 

4 dicas de como viver mais e melhor!

 

Slow Aging: as melhores práticas

Estudos afirmam que se o ser humano pudesse envelhecer mais lentamente poderia adicionar mais 2 anos e meio de vida (com qualidade) e retardar o início e/ou progressão de doenças fatais.

O Slow Aging, para além de ser um conceito criado por indústrias como a cosmética, tornou-se também num estilo de vida consciente. Slow Aging ensina-nos a fazer escolhas acertadas para vivermos mais e melhor, ao mesmo tempo que tratamos do nosso corpo.

Existem escolhas que estão ao nosso alcance e que nos ajudam a desacelerar, de forma natural, o envelhecimento e nos permitem a viver com mais qualidade. Segue algumas destas práticas associadas ao Slow Aging:

  • Segue uma dieta da longevidade: reduz comidas açucaradas e alimentos pobres em calorias; evita gorduras trans, gorduras ómega 6 e o consumo de leite de origem animal;
  • Toma suplementos saudáveis e promotores de longevidade como: vitamina D3, vitamina K2, iodo, selênio, malato de magnésio, vitaminas do complexo B;
  • Pratica exercício regularmente, deves combinar exercícios anaeróbicos (atividade física que trabalha os músculos) com aeróbicos (atividades que usam oxigénio para gerar energia, andar, correr, nadar, pedalar, dançar);
  • Dorme horas suficientes e de qualidade, ou seja, sem interrupções (a média são 8 horas de sono para um adulto);
  • Cultiva um pensamento positivo sobre a vida: estudos afirmam que pessoas que são positivas, praticam meditação e yoga e traçam objetivos vivem mais tempo;
  • Evita beber regularmente e elimina hábitos como o tabagismo;
  • Escova os dentes e usa fio dental;
  • Desafia a tua mente, o cérebro é um músculo e necessita de ser exercitado todos os dias, de modo a manter-se saudável;
  • Realiza check-ups médicos todos os anos.

 

A importância da prática de exercício físico

 

Sugestões literárias para uma vida associada ao Slow Aging

Na note! temos sugestões literárias, associadas à Saúde, Bem-Estar e Desenvolvimento Pessoal que te vão ajudar a viver uma vida guiada pelo Slow Aging. Descobre livros que te vão ajudar a viver uma vida longa, sem a esconder:

“Pensa Como um Monge” de Jay Shetty

Jay Shetty, famoso palestrante internacional e apresentador do célebre podcast, On Purpose, cresceu numa família onde era suposto ser médico, advogado ou falhado. A família estava convencida de que Jay escolhera a terceira opção.

Em vez de participar na cerimónia de licenciatura, decidiu ir para a Índia e tornar-se monge, meditando todos os dias durante várias horas e dedicando a vida a ajudar os outros. Ao fim de três anos, um dos seus mestres disse-lhe que teria mais impacto no mundo se abandonasse a vida de monge e partilhasse a sua experiência e sabedoria com os outros. Seriamente endividado e sem competências concretas no currículo, voltou para casa dos pais.

Reencontrou-se com velhos amigos - muitos dos quais ocupavam já cargos em grandes empresas - que estavam a passar por experiências terríveis de stress, pressão e infelicidade. Foram eles que lhe pediram que os guiasse em direção ao bem-estar e ao mindfulness, na tentativa de encontrarem o seu propósito de vida.

Neste livro profundamente inspirador, Shetty alia a sabedoria milenar à sua experiência no ashram, apresentando conselhos e exercícios que todos podemos usar para ter uma vida menos ansiosa e com mais significado.

Encontra o livro aqui.

 

“+ Vida + Saúde + Tempo” de Manuel Pinto Coelho

O Doutor Manuel Pinto Coelho mostra-nos como, através da alteração dos nossos hábitos quotidianos, é possível viver mais, com mais saúde e mais felizes. Com gestos simples, mas empenhados, podemos reduzir a incidência e os sintomas de várias patologias, das mais simples às crónicas, bem como impedir o aparecimento de doenças mais e menos graves.

Mudar a alimentação, suplementar com nutrientes e hormonas, instituir a prática de exercício físico, são alguns dos fatores primordiais que pode alterar no seu dia a dia e assim contribuir para o seu bem-estar. Segundo o autor não podemos evitar o envelhecimento, mas conseguimos se nos cuidarmos, viver melhor cada etapa da nossa vida.

Compra o livro aqui.

 

6 truques para uma rotina alimentar saudável e saborosa

 

“Criatividade - Um Guia Prático e Divertido” de John Cleese

Talvez penses que a criatividade é algo de misterioso, como um dom raro que apenas um punhado de pessoas possui. John Cleese tem uma opinião diferente. Tal como demonstra neste curto, prático e divertido ensaio, a criatividade é uma competência que todos podemos desenvolver.

A partir da sua experiência enquanto escritor, Cleese partilha a sua visão sobre a natureza do processo criativo e oferece conselhos sobre como começar a fazer fluir a torrente de criatividade que tem dentro de si. O que precisas de fazer para entrar no estado de espírito adequado para criar? Como saberes que tiveste uma ideia que vale a pena perseguir? O que fazer quando sentes que estás bloqueado?

Adquire o livro aqui.

 

“Eu Consigo, Tu Também!” de Inês Abrantes

Inês Abrantes, atleta de competição e aparentemente muito saudável, tinha tudo para ter uma vida normal. Mas há sempre um «mas». Aos 20 anos foi diagnosticada com duas doenças autoimunes (diabetes tipo 1 e tiroidite de hashimoto) e aos 23 com artrite reumatoide.

Depois deste enorme grito do seu corpo, não gosta de dizer que vive com estas doenças, mas que elas é que vivem consigo. Quando lhe perguntam «o que tiveste de mudar na tua vida, por causa destes diagnósticos?» A resposta é: «tanta coisa! E ainda bem!». Atualmente, é uma mulher mais forte, devido à maneira como lida com estas limitações que, afinal, a levaram bem longe na aceitação e superação daquilo que, à partida, chegou como uma travagem a fundo.

Desde esses diagnósticos, contra todas as expectativas, Inês renasceu e vive num outro mundo: influencia e é influenciada positivamente por tudo e todos os que a rodeiam. Gosta de acreditar que a felicidade é contagiante. O que mais gosta de fazer? Viver! Este livro inclui: Plano de treino com vídeos de exercícios e ilustrações; Plano alimentar semanal com receitas.

Descobre as dicas da Inês aqui.

 

8 livros para uma vida saudável em 2022

 

“Vegan Feliz” de Inês Pais

Inês Pais deixa-nos a sua mensagem sobre o que representa este livro para ela:

“Gosto de uma cozinha descomplicada e pragmática, mas não gosto de comida insípida. Saladas básicas nunca me satisfizeram. Cozer uns vegetais e servi-los com arroz também não. Preciso que a comida mostre variedade e alegria e isso passa por ter um bom equilíbrio de sabores e de texturas para comer e chorar por mais! E muitas vezes senti que isso, em versão vegan, saudável e sem glúten, foi desafiante.

Então, este livro acaba por ser um espelho dos desafios que fui ultrapassando em várias receitas, da minha forma descomplicada de encarar a cozinha e dos meus padrões algo exigentes face a sabores e texturas num prato. A maior parte das receitas tem até seis ingredientes, excluindo água, azeite e temperos e, ainda por cima… deixam pouca loiça para lavar. Tudo isto mesmo tratando-se de receitas vegetais e sem glúten.

Acredito que sabermos que o prato diante de nós representa saúde, mas também descomplicação e inclusão, trará momentos de boa disposição à mesa, seja num contexto de convívio, ou na nossa rotina diária, em que sentimos necessidade de nos nutrir com comidas que apoiam um estilo de vida saudável e… feliz.”

Encontra fantásticas receitas vegan aqui.

 

Slow Aging é um conceito, mas também uma forma de vida. Vive de modo saudável e desenvolve hábitos que te ajudarão a olhar para o envelhecimento como algo positivo e natural.

Na noteonline.pt e nas lojas note! temos sempre opções de vida prática que te vão conduzir a uma rotina onde o termo Slow Aging se encontra sempre presente.